INVESTIMENTOS: "Como deveria ser"

@raphael.martinez , quais funcionalidades desktop que não estão no NuApp no momento você gostaria que estivessem disponíveis lá também? E obrigado pela participação e ajuda aqui a melhorar nosso app cada vez mais!

4 curtidas

No site eu não sei, mas grade de cotação na tela de compra do ativo é mais do que necessário, ainda mais quando vc compra por preço, como eu vou comprar por preço se eu não sei qual é o preço que o pessoal ta praticando naquele momento?

5 curtidas

exato, tem que ter o book de ofertas…

2 curtidas

Senti falta de poder colocar o pedido de compra por 30 dias, como tinha na NuInvest.
Era BEM mais prático.
Esse prazo atual de 12 horas (na prática) dá muito trabalho.

5 curtidas

Isso mesmo @Danielbighelini quando começa a ir no detalhe aparecem vários casos e alguns com essa diferença bem significativa. Obrigado por ajudar na revisão/confirmação do desvio e escalar com o time da Nu! :pray:t2::metal:t2::clap:t2:

3 curtidas

Total @Fabio80. Na verdade até vou mais além… Tem coisas que posso querer deixar programado pra mais ou menos tempo a depender da estratégia…os próprios 30 dias são de todo úteis. Ideal seria ter opção de poder colocar o prazo que desejamos (talvez com alguns pre-configurados como 30d mas tendo opção de selecionar uns data como havia no hb).

12h serve so pra comprar a mercado. Caso contrario a pessoa tem que ficar que nem maníaca pra ver a hora que chega perto pra lancar a ordem (na tentativa de simplificar isso complicou e inviabilizou).

3 curtidas

Estou verificando aqui e quando você acessa uma ação que foi favoritada e acessa dentro dos favoritos você não consegue visualizar o grafico de preços

Pesquisa respondida!

1 curtida

@Luciano_Temistocles , muito obrigado pelo feedback! Estou falando aqui com o time responsável por essa parte de proventos para entender melhor o cenário e entender em que pé estamos com relação a isso, blz?

Ah, e muito obrigado pelos prints e pelo texto super claro, vai ajudar demais nas nossas investigações aqui.

8 curtidas

Com o Home Broker da Nuinvest, era possível vender ações e reinvestir no mesmo dia em outras ações com o saldo da venda. Ontem fui informado pelo atendente que esse tipo de transação não é possível pelo App Nubank, pois deve-se aguardar D+2 para poder reinvestir o saldo da venda das ações.

Pergunta:
Essa situação continuará assim para sempre, ou é devido ao momento de transição da Nuinvest para o App Nubank?

Existe algum posicionamento da Nubank em relação ao uso do saldo de vendas de ações poderem ser reinvestidos em ações no mesmo dia, exceto quando for para retirada ou transferência que também é D+2 em todas as corretoras do país ?

2 curtidas

@ARG

Isso é uma norma da B3.

Conforme normatização da B3, em alinhamento com as práticas internacionais.

O prazo de liquidação para Ações, BDRs, FIIs e ETS é de dois dias úteis. Já para o mercado de Opções e Futuros, o prazo de liquidação é de 1 dia útil.

Assim, 2 dias úteis após o pregão em que as ordens foram executadas (não havendo rejeição da ordem) o valor correspondente será debitado (no caso de compra) ou creditado (no caso de venda) em seu saldo de conta corrente. Todos os detalhes das operações realizadas podem ser checados em sua nota de corretagem.

Fontes:


OBSERVAÇÃO:

A B3 está testando o D+1, e se tudo der certo, deverá implementar esse novo procedimento ainda em 2024 (juntamente com as bolsas americanas).

6 curtidas

Não é esse meu questionamento. Sei que o valor compra é debitado instantaneamente na conta do investidor, e que o valor da venda é creditado em D+2 na conta do investidor, conforme norma da B3.

Nunca tive dúvidas sobre isso.

A experiência que tenho na utilização da Nuinvest quanto em outras corretoras (XP e Rico), é que o saldo da venda de ações não é creditado na conta do investidor instantaneamente (segue a norma D+2), porém mesmo não tendo o saldo na conta, o investidor consegue usar o valor da venda para comprar outras ações.

Funcionava assim na Nuinvest e ainda funciona na XP e Rico.

1 curtida

Observação: O investidor consegue investir o valor das ações vendidas na compra de outras, ou recompra das mesmas ações no mesmo dia.

Basta pesquisar o que expliquei no site de outras corretoras para constatar essa verdade.

Isso tinha que ser classificado como BUG e corrigido com urgência.

Sinceramente, o que fica parecendo é que o time de tecnologia do Nu não conhece bem os investimentos em renda variável, só pode, porque não é possível que tenha sido de propósito deixar de lado algo tão básico, que qualquer corretora aqui ou no exterior possibilita: reinvestir o saldo antes da liquidação. Ainda bem que só tenho no Nu os meus FIIs que raramente vendo. Mas tenho pena de quem opera RV minimamente nesse app.

1 curtida

Cara, acho que mais do que funcionalidade, existe uma questão de desconforto em ver muitas informações em uma tela pequena. Além da própria aba do site ou home broker, é muito comum abrirmos abas de outros site de dados como investidor10, clubeFii, StatusInvest e etc para ver as mais diferentes informações como P/VP, Yield, Crescimento, gráficos comparativos com benchmarks e etc.

Fazer isso trocando de abas ou tendo mais de uma aba aberta ao mesmo tempo é uma coisa, outra coisa é fazer isso com um celular na mão, são 2 devices para realizar uma atividade que era feita no mesmo device com muito mais conforto.

Mas focando nas funcionalidades no app, não sei se já tem, mas tem não ficou fácil de ver ou é um baita caminho de rato (2726382 cliques pra chegar).

São elas: Livro de ofertas, status dos pedidos realizados, notas de negociação, proventos futuros já confirmados e análise de rentabilidade da carteira com possibilidade de filtrar (multípla escolha) o que eu quero ver ou não.

Neste último ponto, não é possível filtrar por exemplo renda fixa + tesouro direto, o filtro aceita apenas uma opção. Ainda nesse mesmo ponto, dentro de “bolsa de valores” não dá para ver a rentabilidade só de FIIs ou só ações, fica tudo dentro do mesmo balaio.

Espero ter colaborado, abs!

4 curtidas

@raphael.martinez e @andreobueno Acho que temos que separar alguns assuntos. São eles:

  1. Funcionalidades de HomeBroker (Livro de ofertas, Livro de preços, Ordens em aberto, Estatísticas do dia do ativo, boleta de compra, etc);
  2. Funcionalidades de análise técnica e fundamentalista de ativos (Investidor10, StatusInvest, etc);
  3. Funcionalidades de investimento do app.

Algumas considerações:

  • Já sabemos que o Nubank descontinuou o HomeBroker e NÃO pretende ativar outro similar;
  • Sabemos também que, para um investidor mais avançado que precisa analisar várias informações, executar diferentes tipos de ordem de compra/venda, manipular uma gama bem maior de ativos, nenhum app, por mais moderno que seja, conseguirá oferecer uma experiência de navegabilidade eficaz ou funcionalidades eficientes de HomeBroker;
  • Posto isso, acredito que estes investidores mais avançados terão que procurar outra plataforma de investimentos que ofereça estas referidas comodidades;
  • Sites de análise técnica/fundamentalista “geralmente” não fazem parte do rol de serviços de nenhuma corretoras de valores. Portanto, acredito que estas funcionalidades não serão trazidas para o app ou o site do Nubank e os investidores que queiram utilizá-las terão que continuar recorrendo a sites mais especializados que estão disponíveis na internet;

Quanto ao app, o que podemos esperar?

  • Melhorias e mais melhorias. E o Nubank já mostrou que está ouvindo os usuários e está atendendo as demandas evolutivas mais significativas que são pedidas de forma recorrente pelos usuários. Basta ler este e outros dezenas de tópicos registrados aqui na comunidade para conferir estes avanços;
  • Mas destaco (na minha opinião sendo cliente Nubank) que as melhorias "serão feitas apenas aquelas voltadas para informações básicas, compra/venda de classes específicas de ativos e algumas comodidades que já existem em outros apps similares.**

Destaco também que eu gostaria muito de estar errado nas minhas considerações e conclusões a respeito da experiência dos usuários mais avançados no app de investimentos do Nubank e torço para que eu esteja e seja corrigido por algum Nubanker com informações mais atualizadas.

Aos demais usuários básicos/intermediários digo: Tenham otimismo, pois acredito que o Nubank não irá decepcionar na qualidade do seu app de investimentos. Da mesma forma que ocorreu com o mesmo app no serviço de conta corrente, muitas melhorias serão feitas. Afinal, estamos apenas saindo da versão 1.00 e “indo para o alto e além”. Basta ter paciência e aguardar as novidades que certamente virão.

12 curtidas

Concordo @Danielbighelini. Acho que esse parece ter sido a estratégia/caminho que o Nu seguiu e justamente por isso tudo que era renda variável já fiz a transferencia de custódia (como vários de certo já fizeram) por infelizmente não atender mais às minhas necessidades. Independente da minha realidade (que também certamente é a de muitos e, provavelmente os que mais se sentem frustrados aqui com toda essa história!!), com certeza para quem é menos avançado parece ser uma ótima oportunidade de “começar” nesse mundo (e com isso fico feliz mesmo tendo sido cortado… kk agora sinceramente, vão ter que ajustar em muito benefício para quem foi pra outra solução continuar tendo algum vínculo de cliente com a instituição). :slight_smile:

E no que disse ao final é isso… apesar da minha imensa frustração de ter sido obrigado do dia pra noite a procurar outra instituição e também da forma completamente desrespeitosa (assim continuo considerando a tratativa que a Nu deu a esse tema), vejo que realmente parecem estar correndo atrás do prejuízo em fazer todas as adaptações e melhorias para transformar o app “antigo” em algo que vai mais além do que era o app da NU até então - de fato - mas que de longe é um HomeBroker (se alguem ainda tem esse sonho, sinto informar que “não”… é melhor se conformar com isso e aceitar a simplificação e permanecer ou caçar outro lugar rs por melhor que cheguem a fazer, nunca chegará a ser uma solução avançada como um Homebroker, não adianta criar essa expectativa!).

Num resumo, diria que o novo app é uma solução que fica no meio do caminho. É mais do que era e serve de porta de entrada para o mundo do investimento (e também ajudando a melhorar a organização financeira das pessoas). No futuro, aos poucos que decidirem ir mais a fundo, em algum momento provavelmente vão se ver obrigados a acabar migrando e saindo da Nu (mas que tudo bem se é essa a estratégia deles… acho só - e sendo muito repetitivo aqui - que infelizmente realmente faltou MUITO tato em pensar nos clientes que ajudaram a Nu chegar onde ela está hoje). :blush:

4 curtidas

@Luciano_Temistocles disse tudo nessa frase.

3 curtidas

Meus amigos roxos e ex-roxos, há 5 milhões de investidores pessoas física em renda variável na B3

São poucos perto do universo de 92 milhões de clientes do Nu no Brasil. Desses 5 milhões, talvez 2 milhões tenham renda variável e sejam clientes do Nu, sou um deles, inclusive.

Quantos são day trader? Quantos fazem essas operações que demandam um home Broker?

O Nu se posicionou estrategicamente e entendeu que essa não é uma prioridade. A prioridade é trazer uma parte dos 90 milhões de clientes que não operam com renda variável para a renda variável com um app simples e intuivo, essa é a jogada.

Investir em renda variável sem home Broker e com simplicidade.

5 curtidas

É isso!

2 curtidas