Investindo no futuro

Pessoal minha meta e ajuntar 40 mil para investir

Eu investindo 40 Mil na caixa reserva de emergência e a cada mês colocando 1500

Em um ano tão me informando aqui com base no rendimento 100% do CDI de hoje

que em 1 ano eu eu teria - 62.028,91

Em 2 anos teria - 85.972,6

Alguém pode me auxiliar se seria mais ou menos isso até pq eu sei claro que cdi oscila mas com base no que tá hoje seria isso certo ?

(Investimento reserva de emergência resgate imediato liquidez diária )

7 curtidas

Isso esses valores estão corretos , PARA UMA SIMULAÇÃO

pode usar a calculadora do valor investe.

12 curtidas
  • 1°. Precisa pesquisar no banco central, boletim focus qual a Selic atual?
  • 2°. Quanto você tem para investir hoje? R$ 40 k (exemplo)
  • 3°. Quanto vai ser a aplicação mensal? R$ 1500,00 (exemplo)
  • 4°. Quantos meses você quer? 1 ano = 12 meses, 2 anos = 24 meses
  • 5°. Coloca o rendimento total. Então a Selic = CDI = 10,75% a.a. = 10,65% a.a. (1 ano) - qual você usa a selic over

O simulador é nos juros compostos, simples de usar:


Não precisa de cadastro, apenas o e-mail no final, se quiser receber no seu e-mail a simulação.

7 curtidas
  1. Calcule o valor total pelo site:
    Calculadora de Juros Compostos [Grátis e sem anúncios]
  2. Retire o IR do rendimento dos juros (22,5% já que é de emergência)
  3. Obtenha seu valor final com base no CDI atual (10,65% a.a.)
    =
    01 ano - 61670
    02 anos - 85848,31
4 curtidas

Faz bem, nem todo mundo consegue, mas quem logra isso fica mais seguro contra qualquer eventualidade futura que implique em gastos não esperados.

2 curtidas

Investir é crucial, mas a diversificação é chave. Considerando sua meta de 40 mil para emergências, é prudente priorizar a segurança.

A caixa de reserva é uma boa escolha inicial, mas ponderar outras opções, como fundos de investimento ou tesouro direto, pode otimizar seus retornos a longo prazo.

Ah, lembre-se, o mercado é volátil; estar aberto a ajustes é essencial para um planejamento financeiro sólido.

O que escrevi não é um conselho e sim mera reflexão à partir do seu ponto colocado. Abraço!

3 curtidas

E concordo plenamente contigo meu amigo , porém como eu ainda não entendo nada de investimento e acho meio complicado também essa área de se aprender sozinho tanto que busco sempre tirar várias dúvidas por aqui . É um lugar maravilhoso porque sempre tem alguém pra ajuda. Por isso falo tanto da caixinha reserva de emergência pq ela me passa muita segurança oque quem não entende mais preza

2 curtidas

Vou falar/escrever o que ninguém falou pra mim. Aprendi depois com os tropeços.

Vejo que você tem interesse em aprender, mas não confunda aprender, com fazer para você.

Todos aqui, inclusive eu está sujeito a errar. E é por isso que buscar informações também são cruciais. Assim como você pode aprender com algo que não falamos ou que ainda não existia, quando aprendemos.

E uma troca mútua. E se educar financeiramente, somente com quem teve experiência boa ou ruim com o mercado.

Não existe regra de como investir, mas existe regra do que é melhor para você.

Sabendo disso, ninguém consegue tirar isso de você, desde que você já tenha um propósito definido. E para ter um propósito tem que buscar informação, além de tirar dúvidas categoricas.

“Você é dono do seu dinheiro. Você ralou muito para ter esse dinheiro. Então, o mínimo que você deve fazer é eduque-se para não perder tudo.” - Nath

1 curtida

Concordo plenamente ! E bem isso aí

1 curtida

Oi @Igoroliveiraa, se você ainda está no começo, considere começar pela renda fixa.

Para começar na renda fixa, busque enteder como funciona os títulos e o que significa CDB, LC, CDI, IPCA, PRÉ FIXADO. Com isso já terá um bom começo.

Busque entender, também, a tabela regressiva de cobrança do IR. Eu gosto de pegar os títulos de 2 anos, que possuem a menor taxa da tabela, 15% e não gosto de títulos acima de 3 anos por causa do tempo mesmo (acho muito longo).

Com esses conceitos bem entendidos e uma boa reflexão sobre seus objetivos, você escolherá as melhores alternativas nesse começo de jornada.

Com esse amadurecimento, você vai lançar vôos diferentes em renda variável.

Conte para gente depois como foi essa experiência de descobertas e aprendizados no mundo dos investimentos. :slightly_smiling_face::slightly_smiling_face::slightly_smiling_face:

A reserva d emergência no caso é uma renda fixa né

1 curtida

Sim Sim.