IOF Crescente

Tenho um dúvida, queira que me ajudassem a entender.

Fiz alguns saques, seguidos de alguns depósitos (esses últimos feitos ao longo de 2 semanas, devido aos restrições de Limite do valor dos TED de outro banco).

Empolgado em ver o crescimento do valor da NuConta, passei a acompanhar diariamente o valor de rendimento.

Mas obtive uma surpresa ao perceber que o valor descontado do IOF estava crescendo de um dia pro outro, mesmo sem ter feito nenhuma movimentação ao longo de uma semana.

Aí eu pergunto:

  • Os saques feitos na semana anterior podem estar sendo debitados na semana seguinte (a que não houve movimentação), o que estaria justificando esse valor de IOF crescente?
3 curtidas

Olá, @PedroPK, Tudo Bem ?

Sempre que você fizer um pagamento ou transferência através da sua NuConta, o IR correspondente será cobrado, assim como o IOF. O IOF e o IR são calculados através de uma porcentagem sobre os seus rendimentos, e não sobre o total em conta ou o total do depósito.

Assim, o valor cobrado de imposto poderá variar dependendo dos valores e datas de cada transferência recebida ou enviada.

Pensando nisso, fazemos a retirada de acordo com o que vai ser mais vantajoso para você. Se você acabou de colocar um dinheiro e o rendimento dele ainda é muito pequeno, o IR e IOF cobrados consequentemente também serão valores pequenos, ou seja, pode ser que o melhor seja fazer a retirada desse depósito.

No entanto, caso você já tenha dinheiro há algum tempo e, por isso, esteja pagando um percentual menor de IR e esteja isento de IOF, pode ser que a retirada desse depósito seja mais vantajosa do que a do primeiro e, por isso, ela será escolhida.

Por exemplo, se você tem dois depósitos de R$ 100:
1) um que rendeu até agora R$ 0,01 e, por ser recente, implicará em 90% de imposto em caso de retirada, ou seja, R$ 0,009
2) e outro que rendeu R$ 0,05 e que implicará em 20% de imposto por ser mais antigo, ou seja, R$ 0,01

Nesse caso, é melhor resgatarmos o depósito que rendeu R$ 0,01 pois o valor debitado do imposto será menor, apesar de ser mais novo e ter uma alíquota de impostos maior.

Sendo assim, sempre avaliamos seus depósitos no momento da movimentação para entender qual depósito irá pagar menos imposto e ser mais vantajoso para você na hora do resgate. :wink:

6 curtidas

Me interesso por tudo sobre a NuConta.

@Erick.N

Obrigado pelas informações!!

Mais uma pro nosso portfólio @Mr.Xis
:metal::metal::metal::metal:

5 curtidas

Danou-se ai meu HD. :grin:

1 curtida

Magina =)

Precisando estamos sempre à disposição

Tenha Uma Ótima Noite ! E Um Maravilhoso Fim de Semana !

Abraços :purple_heart: :wink:

3 curtidas

Confesso que li, não entendi nada. Não pela resposta brilhante,mas pelo assunto servum pouco complexo. Será que devo me preocupar??:thinking:Há muitas informações :astonished::flushed: Amanhã volto,releio novamente Para vê se entendo.

2 curtidas

Eu nesse exato momento : não entendi nada , muito complexo , devo me preocupar ? Kkkk

Resumindo!!
Não se preocupe, o Nubank faz o que for melhor pra vc!!:+1::+1::+1:
:metal::metal::metal::metal:

2 curtidas

@Itamar estou em boas mãos…

Tbm sou assim :smile: um novo dia, cabeça fresca pra entender

1 curtida

Boa noite. Interessante essa explicação. A questão aí basicamente é, quanto maior o tempo que o dinheiro está rendendo menor é o percentual de desconto do IOF e IR. Na hora que realizamos um saque o Nubank avalia qual rendimento terá menor perca com os descontos.

2 curtidas

Olá, Boa Noite =)

O sistema da NuConta tem um logarítimo inteligente que calcula quais dos seus depósitos teve um rendimento maior e menor.

Quando você movimenta seus valores e já tem saldos antigos esse logarítimo vai avaliar em qual seria a menor perda de rendimentos na sua movimentação.

Ou seja, se você tem um depósito antigo que tem rendimento alto e isento de IOF e um depósito recente de valor mais alto mas o rendimento menor que ainda esteja cobrando IOF e IR maiores, a NuConta vai assimilar a proporcionalidade dos seus rendimentos pra movimentar uma perda menor dos seus ganhos.

Um exemplo, se você tem um depósito isento de IOF de 20 reais e um depósito recente de 30 reais, proporcionalmente sua perda em rendimentos será menor se for debitado desses 30. :moneybag::moneybag::moneybag:

2 curtidas

Agora me surgiu uma outra possível explicação de pq esse IOF estaria se mostrando de forma progressiva, mesmo sem nenhuma movimentação.

Se o IOF fosse demostrado de forma total logo no momento do fato-gerador (Saques ou Transferências) o Valor de Rendimentos poderiam ficar negativos.

Então, acredito que para evitar esse susto no Correntista da NuConta, ele pode estar sendo exibido aos poucos, talvez como uma mitigação para um erro de interpretação dos usuários.

Alguém confirma ou rebate essa minha hipótese?

1 curtida

Olá Pedro, imagino que depois de tanto tempo, a resposta nem importe mais. Mas a questão não é que o banco quer evitar assustar o correntista, mas é uma questão simplesmente matemática. Deixe-me tentar ilustrar:

Imagine que você fez um investimento que lhe renderia aproximadamente 1 real por dia. Observe bem, aproximadamente, lembre que estamos falando de juro composto, contudo o aumento do lucro não é tão alto assim diariamente o lucro é quase linear, quase ok?

Imagine que você após 1 dia de depósito tenha um lucro bruto de R$ 1,00 (ou ou seja, 100 centavos). Você deveria pagar 96% de iof caso sacasse:

100 * 0,96 = 96 centavos de IOF para pagar;

Se você sacasse no segundo dia útil, vc deveria ter aproximadamente R$ 2,00 de lucro (ou seja, 200 centavos), e teria de pagar 93% de iof

200 * 0,93 = 186 centavos de imposto.

O fato é: seu lucro de um dia para o outro dobrou, foi de R$ 1,00 para R$ 2,00. Em termos de porcentagem, seu lucro dobrou. Daí o iof a pagar ter aumentado, mesmo sendo que a taxa tenha caído 3%.

Com o passar dos dias, o aumento de R$1,00 vai representar uma porcentagem menor no aumento do lucro, e o iof estará caindo. Em um dado momento o iof começará a regredir.

Resumindo: qualquer investimento que você fizer, inicialmente terá um aumento do iof, depois uma regressão. Isso porque seu lucro nos primeiros dias aumentam muito rápido, não numericamente, mas percentualmente em relação ao que já rendeu. Isso faz o valor a ser pago de iof aumentar.

5 curtidas

Jóia Thiago!

Antes tarde do que nunca :grin:

E ficou muito boa e clara a explicação. Acho que passei a entender agora esse comportamento em U invertido do IOF.

Muito obrigado pela resposta!

3 curtidas