IOF das Caixinhas

Tenho uma duvida sobre o IOF das caixinhas.
Digamos que eu tenha 1000 reais em uma caixinha, e tenha feito isso em duas aplicações de 500 reais. E depois de 30 dias eu tenha tirado 5 reais da caixinha, esse dinheiro vai sair de uma das aplicações, ficando 495 nela.

A minha duvida é: esses 495 iniciarão de novo a taxa de IOF por mais 30 dias até zerar novamente?

Outra duvida, dizem que o IOF só é descontado em caso de resgate do dinheiro, mas a cada dia mostra o quanto descontou de IOF mesmo sem eu ter mexido no dinheiro, ele está descontando mesmo? Ou só mostrando o quanto seria descontado se eu resgatasse?

Esse “desconto” que ele está mostrando mim de IOF vai ser “adicionado” ao meu dinheiro depois dos 30 dias parado? Porque fazendo as contas parece que ele está descontando sim, pelo menos visualmente.

6 curtidas

Olá @Renatha_Soldan. Seja bem-vinda à NuCommunity! :slightly_smiling_face:

Vou marcar 2 caras aqui que são feras nesse assunto de Caixinhas e acredito que conseguem te esclarecer de forma mais clara.

@LuckPass @FernandoLacerda :handshake:

21 curtidas

Não, o IOF incide durante 29 dias sobre os rendimentos apenas de novos aportes.

Exatamente isso. O imposto é provisionado diariamente e será efetivamente cobrado apenas se houver resgate. Basta observar que o valor diminui a cada dia.

18 curtidas

Quando retira da caixinha é do saldo da primeira aplicação (depósito) o IOF é separado para cada aplicação.

Se o primeiro deposito de 500 for mais de 30d (isento de IOF) e o segundo fosse menos de 30d por exemplo e você resgatar 750 os 250 iria insidir o imposto de IOF (dependendo dos dias que está aplicado)

4 curtidas

Além do IOF tem o imposto de renda também, seria este o imposto q ainda é mostrado após 30d?

2 curtidas

É a primeira vez que uso a caixinha, por isso não entendo muito bem o que isso significa.

Digamos assim, ele disse que rendeu bruto 10,00 reais no primeiro dia, mas meu dinheiro aumentou apenas 0,50 centavos no valor total da caixinha. Se eu não resgatar em 30 dias, pra onde vão esses 9,50? Eles vão entrar no número do rendimento total depois dos 29 dias?

2 curtidas

Não, eu acabei de aplicar, falo sobre o IOF mesmo. Minha maior duvida é como o IOF provisionado volta pra mim depois desses 30 dias. Pois no rendimento total aparece adicionado apenas o valor taxado. De 10 reais que rendeu ele somou no total da caixinha apenas 50 centavos. Os 9,50 iriam somar no total que hora?

1 curtida

A melhor forma de lidar com as caixinhas é fazer aportes mensais de valor fixo e só começar a sacar após 6 meses, no máximo essa mesma quantia de cada vez. Desse modo, o IOF será menos pesado para você. :expressionless:

Agora entendi, é que o IOF é gradual começa a descontar 96% no primeiro dia e ao longo do mês vai diminuindo até isentar. Se vc clicar na caixinha depois em rendimento e depois em Sobre o RDB em detalhes Impostos descendo vai ver todos os dias dos descontos.

2 curtidas

Basta conferir o rendimento e o valor do IOF provisionado no segundo dia para entender.

11 curtidas

Obrigada pelas respostas, gente. Acredito ter entendido.

3 curtidas

Boas vindas à comunidade @Renatha_Soldan !