Iof descontando

Bom dia, estou com uma dúvida e queria ver se alguém consegue ajudar kkk

Vamos lá! Eu tinha X valor na minha conta Nubank durante em média uns 2 anos atrás, ontem esse dinheiro que foi aplicado venceu pelo que diz no App ( esse dinheiro sempre esteve na conta normal onde eu posso usar débito nunca deixei em tipo guardado por ex). Depois disso se passou dois dias do dinheiro do mesmo jeito porém o iof estava descontando quase tudo, porém fiz a besteira de movimentar ele para a caixinha pensando que com a nova regra ele estava parando de render. E agora eu estou perdido sei que se voltar para conta só irá render depois de 30 dias lá e na caixinha irá render no próximo dia útil mas o iof também será cobrado depois de 30 dias esse valor do iof volta para conta ?

2 curtidas

Eu tenho alguns depósitos, que já estão mais de 30 dias, na caixinha.

Ele apenas fica zerado, é apenas cobrado o imposto de renda sobre o rendimento diário. Antigamente, na conta do Nubank, após o depósito completar 30 dias eu via uma coisa interessante no rendimento, algo chamado “ressarcimento do IOF” (que foi o que você citou na postagem, do valor descontado do IOF sendo devolvido).

Recentemente, nunca mais vi isso. Apenas vejo o IOF zerado após os 30 dias.

5 curtidas

Bem vindo à NuCommunity, @Allisson_Gabriel !

O IOF é aplicado somente sobre o rendimento, e ele vai reduzindo progressivamente até zerar a partir do trigésimo dia.

Vale destacar que quando o app mostra um valor de IOF sobre um dinheiro que está na sua conta ou em uma caixinha, ele não está efetivamente cobrando o IOF e, sim, mostra uma estimativa do IOF que será cobrado caso você movimente o dinheiro.

Assim, se você mantiver o dinheiro na caixinha sem mexer, o IOF vai zerar a partir do trigésimo dia.

Se você voltar o dinheiro para a conta antes desse prazo, você vai perder um pouco do rendimento na forma do IOF, e a partir daí ele volta a seguir a regra da NuConta (rendimento conforme o CDI a partir do trigésimo dia, incluindo o retroativo aos primeiros 30 dias).

Espero que tenha ficado mais claro. :wink:

14 curtidas

Entendi minha falha foi ver o iof fazendo a estimativa ( achando que tava descontando) e no lugar de entrar 36 reias tava entrando 2,50 kkkkk ai fiz a burrada de transferir para a caixinha. Tira outra dúvida depois desses 30 dias se teu dinheiro rendeu por ex 400 reias no mês todo tu resgata só os 400 no dia seguinte segue tudo normal ? No caso descontando só o IR ?

2 curtidas

Parabéns @FernandoLacerda, explicação bem didática. :clap:t5: :clap:t5:

8 curtidas

A partir do momento que você retira da caixinha é como se fosse um novo depósito. Volta a ser descontado, sobre os rendimentos, o IOF e IR.

Agora, após os 30 dias, enquanto você deixar na caixinha parado, ele vai render cada vez mais (quanto mais tempo fica, mais o IR diminui, o mínimo é 15%).

Faz como eu, em vez de tirar todo dinheiro que você depositou, retira da caixinha apenas o que rendeu, de tempos em tempos.

5 curtidas

Pronto é exatamente isso por ex boto na caixinha 40 mil ai esse primeiro mês sei que não posso fazer nenhuma retirada, completou o tempo em que o iof não irá descontar mais ( quando completar 30 dias lá), eu retiro só o rendimento como eu fazia antes. Por ex rendeu 400 reias no mês eu retiro só ele e deixo os 40 mil novamente. Tá correto o meu entendimento? ( no caso era assim que eu fazia antes quando o dinheiro estava na conta normal).

2 curtidas

Eu também faço dessa maneira, só retiro o rendimento e deixo o mesmo valor depositado lá.

3 curtidas

Ah pronto matou todas as minhas dúvidas obrigado mesmo Caio. Ajudou bastante mesmo

3 curtidas

Uau! Que aula que deram nas respostas!

Parabéns, pessoal!

2 curtidas