IOF e IR do "cofrinho" ou dinheiro guardado

Eu realizo diversas operações com meus cartões, e pelo que entendi na Nuconta é cobrado IOF sobre os rendimentos sempre que realizo transações(pagamentos,saques,transferência,etc…) antes de completar os 30 dias do deposito, lendo aqui na NuCommunity vi que ultimamente a cobrança tem sido realizada sobre o deposito mais antigo. Minha duvida é se essa cobrança afeta também o cofrinho? por que se for, eu jamais vou pagar apenas 15% de IR e nem vou falar no IOF pra não chorar. :rofl: :rofl: :rofl:

1 curtida

A incidência de impostos é feita sobre os rendimentos na hora da retirada. Para movimentar valores é necessário que o dinheiro esteja fora do “cofrinho”.

Logo, a cobrança dos impostos não afeta o cofrinho, já que os rendimentos que você movimentou estão fora dele.

3 curtidas

joia man, desde que os imposto não incida sobre meu cofre ta tudo certo haha.

1 curtida

Creio que não é bem assim, @endydealmeida.
A não ser que tenha ocorrido alguma mudança, não existe separação real entre o “cofrinho” e a conta. Funciona apenas como um limite de gastos, ou seja, você não poderá gastar um valor X e não aquele aporte específico.
Tanto IOF quanto IR incidirão sobre todo o montante igualmente.

1 curtida

ai fodeu …

Parando pra pensar, se um depósito estiver parte liberado e parte no cofrinho, realmente serão cobrados impostos sobre todo o montante, inclusive o que estiver guardado.

Obrigado pelo insight :wink:

2 curtidas

Logo, se você movimentar muito sua conta ao longo do mês , não compensa ter conta nubank (pensando em reserva de e emergência/acumulação patrimonial). Vou ter que buscar na concorrência.
Vlw pela força galera.

1 curtida