IOF Reseta se for utilizado somente rendimentos?

Ola a todos, espero que todos estejam bem.
Estou com um duvida com relaçao a nuconta, quando tenho um valor depositado por maos de 30 dias o IOF è zerado. Atè ai tudo bem, mas o que acontece se eu movimentar somente os rendimentos? I IOF volta a cobrança do inicio?

1 curtida

Bem-vindo, @Leonardo_de_Araujo!

Não tem como movimentar só os rendimentos, o resgate ocorerá sempre de forma proporcional ao montante, incluindo principal e rendimento. O IOF é cobrado apenas no resgate sobre depósitos com menos de 30 dias.

12 curtidas

Olá @Leonardo_de_Araujo seja bem vindo a Nucommunity . :thinking:

Entao significa que se eu depositei 1000, e rendeu 10, tendo 1010, caso movimente 10 reais, na verdade esterei movimentando os 1010? E por consequencia disse, o IOF voltaria a sua taxa inicial de 96%?

A grosso modo, você estaria resgatando 9,99 do principal e 0,01 de rendimento.
Não existe “volta” de IOF, uma vez decorridos os 30 dias, o imposto deixa de existir.

6 curtidas

Muito obrigado, acho que entendi, só para confirmar, considerando a gorsso modo como voce comentou, entao la no total eu teria os 1000 de quaquer forma do valor movimentado, e estes 1000, o IOF continua sendo 0 ja que se passaram os 30 dias è isso?

Boa tarde @Leonardo_de_Araujo, tudo certo?

A tabela regressiva do IOF é com base na data da aplicação do valor (Lembrando que o IOF é aplicado apenas sobre o rendimento).
Exemplo, se você fez uma aplicação de R$1.000,00 em 01/04/2022 o IOF será aplicado de acordo com a tabela até o dia 30/04/2022.
Ou seja, se lá no dia 09/04/2022 seu valor de R$1.000,00 aplicado rendeu R$10,00 (se conhecer uma renda fixa que retorne 1% em 9 dias me avise hahaha) e você decida resgatar todo o valor aplicado mais o rendimento, você irá resgatar o valor de R$1.003,00 (Sendo R$1.000,00 do valor aplicado + R$3,00 referente ao rendimento menos 70% - Percentual de IOF do 9º dia da aplicação).
Deu pra entender certinho?

Deixo aqui ainda uma curiosidade sobre o IOF que é bem interessante…
Se você aplicar esses R$1.000,00 e não resgatar antes dos 30 dias, você verá um “débito/crédito” de IOF nos seus rendimentos.
Ou seja, nos 30 primeiros dias da aplicação o IOF será descontado do valor líquido dos seus rendimentos e no mês posterior esse IOF será ressarcido.

Abraços,

3 curtidas

Entendi, @ThiagoHDS e @LuckPass, com os exemplos dados ficou mias facil de entender. Muito obrigado!

2 curtidas

Se eu depositar 1000 reais e tirar uma parcela dele no primeiro dia já e perder o rendimento por conta do IOF, Após 30 dias esse dinheiro vai continuar rendendo sem pagar IOF ou ele deixa de render?

O dinheiro vai continuar rendendo sempre a contar da data do depósito, descontado o valor da retirada.

5 curtidas

Então o IOF se extingue de qualquer forma após 30 dias?

Sim, lembrando que ele incide somente sobre o valor que rendeu e não sobre o valor que vc colocou lá

6 curtidas