Irpf ações

Galera, comecei a investir na bolsa esse ano. Quando for declarar o imposto de renda em 2021 eu sou obrigado a preencher tudo (doações, pagamentos efetuados…) ou apenas a parte que envolve a bolsa (dividendos, daytrade, swingtrade…)? (Me enquadro apenas nessa obrigatoriedade)

No App ou site da sua corretora há uma área exclusiva onde consta tudo sobre o seu informe de rendimentos, faça uma busca lá.:+1:

1 curtida

Não é obrigado, mas é o recomendado.

2 curtidas

Se você não tinha a obrigatoriedade em razão do seus rendimentos, a partir do momento que movimentou ações você perde essa “vantagem” e você é obrigado a fazer a declaração normalmente.

Na hora de fazer a declaração, é obrigatório preencher tudo que for cabível dentro da declaração e não somente a parte relativa à bolsa. Como disse antes, você deixa de ser isento de declaração.

Instrução Normativa nº 1924/2020: IN RFB nº 1924/2020

É obrigado a preencher tudo, você solicita o Informe de Rendimento para a empresa que você trabalha que eles te passam os dados.

O Nubank e outras contas de renda fixa te enviam, algumas te mandam pelo e-mail, outras tem que baixar no site ou app.

As corretoras não são obrigadas a enviar esse informe de rendimentos, apenas as notas de corretagem.

Pelo CEI da Bolsa você tem acesso as todas as ações em seu nome em todas as corretoras.

Em Bens e Direitos você coloca imóveis que estão em seu nome.

E na parte da Bolsa, dá uma olhada no canal da Contadora da Bolsa que ela dá os passos a passos.

Mais e na parte de pagamentos efetuados e doaçoes, sao campos obrigatorios ou so a parte que informa minha renda, como por exemplo: contas bancarias, rendimentos, salario e tudo o que eu recebo??
Quero declarar apenas os campos obrigatorios

Sim tudo isso @alvim227 que você citou é obrigatório. Você declara os valores que tem em Conta Corrente na data de 31/12/2020, assim como investimentos de valores aplicados em renda fixa, seus rendimentos neles e o informe de rendimento do seu salário.

Na parte de doação, a Receita não é tão criteriosa para valores baixos, como transferências bancárias, é mais recomendado quando é muito alto o valor, e pode gerar a desconfiança deles.

Somente quando é doação para político, aí tem que ser qualquer valor.

@alvim227 Além do canal da Contadora da Bolsa sugerido pelo ree, recomendo também cadastrar no Felix na Bolsa (felixnabolsa.com.br), uma plataforma que cuida da apuração mensal/anual do IR das operações na Bolsa pra gente!