Iti cobrará taxa em transferências por cartão de crédito

Pois é pessoal. A facilidade de pagar boletos ou outras pessoas via cartão de crédito está ficando mais escasso.

O Iti anunciou em e-mail enviado aos usuários em março de que a partir do dia 15/05 passaria a cobrar taxa pra fazer transferências entre usuários usando o cartão de crédito. As taxas variam entre 1,80% a 3,85% dependendo do cartão de crédito usado. Simulei hoje (15/05) uma transferência via cartão de crédito e não apareceu nenhuma taxa. Vamos ver se após o dia 15/05 vai aparecer as taxas.

Já o Mercado Pago, anunciou uma taxa de 2,99% para pagamentos via boletos no cartão de crédito, que passaria a valer a partir de 15/05, de acordo com o site FDR: https://fdr.com.br/2021/04/20/mercado-pago-anuncia-taxa-de-299-para-pagamentos-no-cartao-de-credito/amp/
Para pagamentos entre pessoas via cartão de crédito o limite gratuito é de R$500, e caso ultrapasse essa franquia é cobrada uma taxa de 4,99% sobre o excedente.

Enquanto isso o PicPay continua a oferecer gratuitamente a opção de transferência por cartão de crédito entre pessoas. Porém reduziu a franquia mensal gratuita de R$800 pra R$700, e a taxa pra quem ultrapassar a franquia gratuita passou a ser de 3,59% sobre o excedente.

Pra mim a decisão do Iti Itaú em cobrar essa taxa é um verdadeiro tiro no pé e torço pra que as concorrentes continuem a oferecer gratuitamente essa facilidade que é tão útil pra nós usuários.

18 curtidas

@marcos_yi fiz um teste enquanto ainda era R$ 800 de transferência entre contas no PicPay. Tenho acesso a 2 contas, então peguei R$ 1.600 emprestado do limite de crédito, transferi entre elas, paguei as contas e ainda tive 37 dias para quitar o valor na próxima fatura sem pagar 1 centavo de juros. Esse é um procedimento relativamente arriscado para quem não tem controle financeiro, já que pode virar uma bola de neve, mas é uma ótima solução temporária.

Se começarem a cobrar, acredito que logo mais apareça algum concorrente sem taxas.

6 curtidas

antes tinha o recargapay, mas, agora pagar por ele está uma piada. Com o limite lá em baixo.

4 curtidas

No RecargaPay o limite subiu para R$500,00 por mês. Era R$100,00 se não me engano.

1 curtida

O FAQ do MP ainda não está atualizado. Print feito agora há pouco, 16/5/2021.

1 curtida

Porem ele tem respaldo juridico por ter divulgado a alteração com antecendencia de 30 dias e outras mídias de forma clara.
Assim em uma possivel contestação de taxas com base no texto da FAQ é improcedente.

6 curtidas

Mas esse limite é pra pagamentos de contas de consumo. Não?

Acabei de olhar os termos de uso e pra qualquer outro boleto incidirá a taxa de 2,99%, independente de valor.

4 curtidas

Sim. E o limite de 500 reais gratuitos é só pra contas de consumo. Pra qualquer outro boleto incidirá a taxa de 2,99%.

1 curtida

Isso foi avisado um tempinho atrás, e acho uma medida cabível pra barrar quem “fabrica” milhas/pontos.

O app da AME vem avisando que 'por enquanto" esse serviço não tem taxas, porém, cobra um percentual para pagar boletos, já para compras com o cartão, através do app continua normal.
O Iti oferece outro benefícios, além dessa comodidade, como desconto em parceiros e a itimania por exemplo.

2 curtidas

Infelizmente isso vai prejudicar quem faz um uso moderado desse serviço. Eu mesmo costumo fazer pequenos pagamentos pra familiares e gosto de centralizar tudo no cartão de crédito.

Eu mesmo não vou deixar de usar o Iti por causa dessa nova taxa. O Itimania ainda vale a pena.

4 curtidas

Olha, ontem entrei entrei em contato com o suporte do Iti e me disseram que não estão cobrando taxas por enquanto. Recebi um e-mail me avisando que dia 15 desse mês os pagamentos com cartão deixariam de ser gratuitos mas hoje mesmo usei o serviço e não paguei nenhuma taxa. Será que o Iti voltou atrás?

1 curtida

Enquanto eles não emitirem um comunicado oficial, é bom assumir que a qualquer momento pode ter tarifas.

3 curtidas

Se começarem a cobrar irei encerrar a conta, pois essa foi a razão de eu ter aberto conta no iti e, por consequência, acabo usando outros serviços deles. Tiro no pé mesmo…

2 curtidas

UPDATE: Parece que o Iti voltou atrás e o prazo foi postergado:

5 curtidas

Desisti dele também. Muito caro.

1 curtida

UPDATE (18/05): Mercado Pago passou a cobrar taxa pelas transferências via cartão de crédito, 4,99%. Cartão de débito não há taxa, mas por ora possui limite de R$200.

3 curtidas

A melhor opção no momento para pagar boletos no cartão de crédito é o 99Pay. Coloco aqui em baixo a imagem com detalhe sobre os limites que tem no aplicativo.

Tudo funciona no próprio app do 99.

4 curtidas

Não conhecia essa do 99pay. Uma boa opção. Apesar das críticas do pessoal em relação as milhas é muito prático centralizar tudo no cartão de crédito e pagar a fatura quando recebe o salário. Vou testar.

2 curtidas

O iti cobra taxas de saques?

1 saque gratuito. Após é 6,90

1 curtida