O Iti Itaú, a conta de pagamentos do poderoso Itaú Unibanco, anúnciou que apartir de maio todas as transferências via cartão de crédito serão taxadas. Atualmente é permitido até 10 transferências por mês via cartão sem taxas.
Com isso, quem usava o App para fabricar milhas de graça ou isentar anuidade de cartão, terá que buscar novos meios para isso, pois as taxas serão altíssimas: 1,80% se a transferência for feita via cartão Iti e 3,85% para outros cartões inclusive cartões Itaú.
Com essas mudanças, o Iti sem dúvidas alguma terá queda significativa na base de clientes. Mas é melhor perder clientes do que ter prejuízo.
Já era pro Itaú ter tomado uma posição destas já há bastante tempo.
Agora provavelmente quem pagava suas contas de consumo em carteiras digitais e utilizava a ferramenta corretamente, irão ficar na mão.
Ainda temos o Picpay que aceita o cliente pagar até 800 reais a um amigo via cartão sem taxas. E o Mercado Pago tem o limite de 500 reais para pagar a um amigo no cartão. Mas tudo pode mudar, inclusive o Iti voltar atrás e oferecer isenção dependendo do valor da transferência via cartão. Se perder muitos clientes acho que isso pode acontecer.
Sabia que isso iria acontecer mais cedo ou mais tarde, agora que vai pagar a conta também é quem usa a carteira para pagamentos. Em breve todas irão na mesma direção.
É esse tipo de comportamento que leva o cartão de crédito ser cancelado, o uso do limite é para consumo, pagar contas, compras e etc.
No momento que usam para transformar limite em dinheiro e pagar a fatura, fazendo um loop para gerar milhas, interfere não só no programa de pontos, como até mesmo no score.
Sobre o Iti em sí, não acho que vá diminuir a base, o mesmo oferece serviços mais interessantes que o próprio Itaú, como transferências gratuitas antes mesmo do PIX, cartão platinum VISA sem anuidade, saque gratuito no Banco 24 Horas só com o QR Code pelo celular, além de pagar R$ 20 todo mês para cumprir missões, que são simples e estimulam o uso do app, por fim o iti se tornou algo que o Itaú nunca foi.
O diferencial do Iti era as transferências via cartão de crédito sem taxas. Pix tem em todos os bancos e quase todos os bancos e fintechs oferecem saques grátis. Mas era algo insustentável pro Iti. Vai perder clientes sim. Os clientes que usavam o cartão para isenção de anuidade e ganhar milhas. O que pode manter os clientes é o cartão de crédito do Iti e o Iti mania.
Se você usa o saldo da conta pra fazer pagamentos não vai ser afetado. Agora se precisar usar o cartão pra pagar alguém use o Picpay que tem R$800 isentos e se ultrapassar os R$800 a taxa é bem menor que a do Iti
Só tenho o Picpay instalado mas raramente uso para pagar um boleto quando tem cashback, não pago ninguém usando cartão de crédito, pra mim não vale a pena.
Não acho que a base de clientes vá diminuir, claro que as pessoas que faziam movimentação de crédito vão deixar de fazer. Porém, o serviço ainda oferece alguns benefícios, se a itimania continuar, certeza que as pessoas manterão suas contas ativas. Até porque as pessoas que transformam crédito em dinheiro, sempre estão buscando ganhar algo, e a itimania proporciona isso.