E aí, @NuCommunity?!
Chegamos ao último mês da temporada do IR 2025! Se você ainda não entregou a sua declaração, é melhor ficar ligado para não esquecer nenhum detalhe importante e depois cair na malha fina, hein
Por exemplo, quem teve uma conta no exterior ativa em 2024, precisa informar os saldos e rendimentos dela para a Receita Federal.
Importante lembrete. Eu sempre me preparo com antecedência, e costumo fazer a declaração na primeira semana. Uma dica é criar um arquivo separado por ano, com os documentos importantes organizados por categoria (notas fiscais, despesas médicas, rendimentos etc). Assim, quando chegar a hora de preencher a declaração, os dados já estarão separados.
Eu coloquei aquela opção já preenchida e adicionei alguns dados do Informe de Rendimento do Nubank, as criptomoedas ficaram dando erro e então eu removi elas e consegui enviar. Fico me questionando se deveria omitir os outros investimentos, já que na declaração preenchida só constava meu salário.
Mas vou correr para não deixar tudo para a última hora, pois esse é o caminho que venho percorrendo nos últimos anos e, por isso, posso dizer com veemência: não compensa!
Se você fez a saída definitiva não.
Mesmo que tenha investimentos (que devem estar em contas para não residentes).
Se você não fez a saída e tiver recebendo salário em algum país que não tem acordo de bi-tributação com o Brasil, seria bom ver com um advogado tributário as suas opções
No meu caso, como eu não comprei cripto pelo nubank (meu saldo é totalmente proveniente do programa de cashback da Nucoin), dava um erro de atenção, com o icone de atenção amarelo. Então eu enviei com esse “erro” mesmo.
Eles não deixam entregar quando é o ocone vermelho, o amarelo você tem que dar vários “de acordo” mas eles aceitam.
No caso de aluguel de ações, onde você fica com o saldo do dois anos zerados, mas tem que pagar imposto, fica com o mesmo erro.
Depende. Em 2024 você teve ganhos no Brasil ou já estava fora do país? Porque se em 2024 os ganhos no Brasil bateu o mínimo da declaração, aí precisa declarar.
Quando sai do país para trabalhar precisa fazer a declaração de saída definitiva na polícia federal, eu fiz isso quando trabalhei no Japão. Aí não precisa declarar no Brasil, só no Japão, no meu exemplo.