Oi, galera roxinha! Tudo bem?
Esse ano temos tido várias reviravoltas, situações atípicas e a vida parece que dá mais voltas e rasteiras que as fases do Fall Guys.
Está difícil, né minha filha?
Não vamos mentir, está sim. Mas, mesmo assim, estamos conseguindo nos reerguer aos poucos e, ao mesmo tempo, esse ano está nos trazendo coisas boas também! Claro, a vida não pode ser feita só de limões nos olhos, ela também tem limonada.
Esse ano nos trouxe para uma vida mais virtual e isso tem dado muita abertura para as plataformas digitais, além dos momentos em família e com amigos. Sim, estamos falando de video games e jogos no geral!
Atualmente temos todos os tipos de jogos possíveis para as mais diversas finalidades. Mas vocês já pararam para pensar que nós podemos aprender sobre planejamento financeiro com um jogo?! E temos um leque bem amplo, podemos escolher entre game boards (jogos de tabuleiro) ou video games (jogos virtuais).
Quem era jovem em 1989 vai lembrar de SimCity, um jogo onde você era o prefeito de uma cidade e você a construía a medida que ia ganhando seus recursos como taxações e coleta de impostos dos serviços prestados. E não pense que era tão simples, pois se você esquecesse de criar a sua tubulação de esgoto, você teria mais prejuízos na cidade e financeiros também! Nessa mesma pegada, veio em seguida The Sims, lançado em 2000. Onde você só tem dinheiro para uma pequena kitnet e precisa estudar e trabalhar para se planejar financeiramente para comprar a casa da família Caixão (Quem nunca, né hahaha).
E você acha que eu iria me esquecer do jogo da vida e do monopoly (banco imobiliário)? Ao qual hoje tem até maquininha de cartão de crédito, pasmem! Também são exemplos de jogos ao qual o dinheiro move o jogo inteiro.
Primeiro, precisamos buscar quais são as melhores fontes de capitalização de dinheiro e a partir disso iremos construir a nossa estratégia. Saber escolher sua fonte de renda é uma das decisões cruciais para o destino do seu jogo. Ao longo do desenvolvimento, você verá que será preciso de mais de uma fonte de renda. E não só isso, mas quais são as ferramentas e conhecimentos que você irá precisar, ou seja, qual é a base que você vai construir para conquistar essas fontes. Depois precisamos saber como manter e aumentar nossos recursos. E é aí que vem o planejamento financeiro. Pois não basta só captar, precisamos crescer também!
E não é que na nossa vida é assim também? Estudos, trabalho, renda extra, são todas as ferramentas e fontes de renda do nosso dia a dia. Mas do que adiantar ter isso e não planejar nossa vida?
Se você caiu aqui de paraquedas, não sabe como se planejar financeiramente e nem nunca fez isso na vida. Que tal dar uma chance para esses jogos? Mas olha, sem ‘Alt+W’ ou ‘Motherlode’ para ganhar dinheiro mais rápido nos jogos, heim. To de olho em vocês e nos macetes!
Todo desafio precisa de uma data de start (início), então, dia 29/08 é o dia do gamer. É um ótimo dia para esse desafio, não? Depois venham aqui e contem-me suas experiências!
Para quem quiser jogar, segue as versões dos jogos mais atualizadas:
The sims 4
- Lançamento: 2014
- Plataformas: Microsoft Windows, macOS, PlayStation 4, Xbox One
SimCity BuildIt
- Lançamento: 2014
- Plataformas: Android, iOS
SimCity 300 Unlimited
-
Lançamento: 1999
-
Plataformas: Windows , Mac OS , Linux , iOS