Jogos combinam com educação financeira?

Oi, galera roxinha! Tudo bem? :grin:

Esse ano temos tido várias reviravoltas, situações atípicas e a vida parece que dá mais voltas e rasteiras que as fases do Fall Guys.

Gif-1

Está difícil, né minha filha?

Não vamos mentir, está sim. Mas, mesmo assim, estamos conseguindo nos reerguer aos poucos e, ao mesmo tempo, esse ano está nos trazendo coisas boas também! Claro, a vida não pode ser feita só de limões nos olhos, ela também tem limonada.
Esse ano nos trouxe para uma vida mais virtual e isso tem dado muita abertura para as plataformas digitais, além dos momentos em família e com amigos. Sim, estamos falando de video games e jogos no geral!

Atualmente temos todos os tipos de jogos possíveis para as mais diversas finalidades. Mas vocês já pararam para pensar que nós podemos aprender sobre planejamento financeiro com um jogo?! E temos um leque bem amplo, podemos escolher entre game boards (jogos de tabuleiro) ou video games (jogos virtuais).

Quem era jovem em 1989 vai lembrar de SimCity, um jogo onde você era o prefeito de uma cidade e você a construía a medida que ia ganhando seus recursos como taxações e coleta de impostos dos serviços prestados. E não pense que era tão simples, pois se você esquecesse de criar a sua tubulação de esgoto, você teria mais prejuízos na cidade e financeiros também! Nessa mesma pegada, veio em seguida The Sims, lançado em 2000. Onde você só tem dinheiro para uma pequena kitnet e precisa estudar e trabalhar para se planejar financeiramente para comprar a casa da família Caixão (Quem nunca, né hahaha).

E você acha que eu iria me esquecer do jogo da vida e do monopoly (banco imobiliário)? Ao qual hoje tem até maquininha de cartão de crédito, pasmem! Também são exemplos de jogos ao qual o dinheiro move o jogo inteiro.

Primeiro, precisamos buscar quais são as melhores fontes de capitalização de dinheiro e a partir disso iremos construir a nossa estratégia. Saber escolher sua fonte de renda é uma das decisões cruciais para o destino do seu jogo. Ao longo do desenvolvimento, você verá que será preciso de mais de uma fonte de renda. E não só isso, mas quais são as ferramentas e conhecimentos que você irá precisar, ou seja, qual é a base que você vai construir para conquistar essas fontes. Depois precisamos saber como manter e aumentar nossos recursos. E é aí que vem o planejamento financeiro. Pois não basta só captar, precisamos crescer também!

E não é que na nossa vida é assim também? Estudos, trabalho, renda extra, são todas as ferramentas e fontes de renda do nosso dia a dia. Mas do que adiantar ter isso e não planejar nossa vida?

Se você caiu aqui de paraquedas, não sabe como se planejar financeiramente e nem nunca fez isso na vida. Que tal dar uma chance para esses jogos? Mas olha, sem ‘Alt+W’ ou ‘Motherlode’ para ganhar dinheiro mais rápido nos jogos, heim. To de olho em vocês e nos macetes! :eyes:

video games as art | Tumblr

Todo desafio precisa de uma data de start (início), então, dia 29/08 é o dia do gamer. É um ótimo dia para esse desafio, não? Depois venham aqui e contem-me suas experiências!

Para quem quiser jogar, segue as versões dos jogos mais atualizadas:

The sims 4

  • Lançamento: 2014
  • Plataformas: Microsoft Windows, macOS, PlayStation 4, Xbox One

SimCity BuildIt

  • Lançamento: 2014
  • Plataformas: Android, iOS

SimCity 300 Unlimited

  • Lançamento: 1999

  • Plataformas: Windows , Mac OS , Linux , iOS

38 curtidas

Acho que já passou da hora de lançar um joguinho do Nubank, hein? :joy:

Que saudade dos fórums sobre The Sims/Sim City. Havia muita criatividade!

Não é um dos melhores jogos, mas estou curtindo bastante a beta de Marvel’s Avengers.

tenor

Ótimo post, @carolinev. :slight_smile:

13 curtidas

@carolinev Que aulaaa! Sou sua fã amiga.

Quem já jogou Fall Guys? Só eu que ainda NÃO? :scream:

10 curtidas

Jogo viciante demais, tá doido. Uma delicinha jogar com os amigos. :pleading_face:

3 curtidas

Eu gosto da série Harvest Moon, e o que mais me marcou foi Harvest moon back to nature, é um game onde você precisa administrar uma fazenda, guardar dinheiro e posteriormente saber onde investir para que as melhorias tragam algum retorno, saber investir nas sementes certas para determinada época do ano, até com quais personagens você se relaciona e a forma com que se relaciona tem impacto no enredo e nos recursos que você vai ganhando no decorrer do game. Quem não jogou ainda eu recomendo muito, tá com certeza no meu top 10 de games que marcaram minha infância.

won's-shop

8 curtidas

Que saudade desse jogo. Era um dos meus favoritos do PS1.

Gostava muito também do Wonderful Life (PS2).

3 curtidas

Opa nosso dia hoje , poderiamos comemorar com um Game do Nubank

3 curtidas

Na verdade hoje é dia do Psicólogo, o dia do Gamer é dia 29 desse mês. :blush:

Se bem que pra mim todo dia é dia. :video_game:

5 curtidas

Ah sim hoje é dia dos doidos também é apesar de nao ser psicologo kkkk brincadeita

1 curtida

Que tópico bacana @carolinev!

E eu sei como você se sente @LarissaC, acho que somos as únicas pessoas desse mundo que ainda não jogaram Fall Guys! :sweat_smile:

E claro que jogos combinam com educação financeira! Antigamente eu já fui um ávido jogador de Ragnarok Online!

Joguei demaaais esse jogo! Na época em que eu estava mais viciado cheguei a jogar 20 (!) horas por dia! Minha mãe achava que eu ia morrer jogando e queria jogar o PC fora! :rofl:

Mas no jogo era fácil se perder nas diversões do PvP e da WoE e deixar a coleta de zenys (grana) de lado. Aí na hora de melhorar o equipamento ou comprar insumos básicos (flechas, poções e etc) o bolso chorava!

Mas eu aprendi a lição e consegui juntar um belo patrimônio por lá! Ahh meu +9 Sobrepeliz de Balder! Valia milhões!

E no fim tudo acabou virando dinheiro de verdade, pois pra parar com o vício eu tive que vender a minha conta para outra pessoa! Essa grana me ajudou a comprar a minha primeira moto! Ou mais um video-game, não me lembro! :sweat_smile:

Ahhh, bons tempos!

7 curtidas

Adorei a sugestão, um joguinho tipo Mario, onde a gente tinha que se livrar das burocracias tipo: anuidade, taxas, juros alto, pagamento de TED e outras movimentações, tudo isso em forma de joguinho, seria bem legal!!

4 curtidas

As famosas gincanas do Faustão em jogo! Claro que não perdi essa.
Depois dá uma chance @LarissaC! É ótimo.

5 curtidas

Olha que eu apoio, heim @Astronis! :grin:

Eu joguei um pouquinho desse com emulador no pc. Mas vou te contar que eu nunca descobri como eu pescava. hahahahaha
Esse é um ótimo jogo também para aprender educação financeira!

@endydealmeida e @LarissaC não acredito que ainda não jogaram o jogo das olimpíadas do faustão! É muito bom. E a melhor parte é que dá para jogar em equipe. :smiley:

Saudades de Ragnarok! Joguei por um bom tempo também. MMOrpg é tudo de bom. Um que eu joguei muito foi o World of Warcraft (WoW)

Está ai um jogo que eu acho MUITO difícil. Nunca consegui zerar. Hahahaha

Sim! É bem isso mesmo. Eu amo Fall Guys, você ri do início ao fim! Hahahaha

9 curtidas

Pra pescar precisava ir até o pier em um dos dias do fim de semana e falar com um determinado personagem que estaria por lá, você teria que ter um espaço vazio em sua mochila.
Tendo a vara era só escolher um local e pescar, mas há um proporção de peixes e lixo diferentes em cada lugar, e há locais que em determinadas épocas do ano você pescaria peixes lendários. :video_game: :blue_heart:

3 curtidas

Concordo, MMORPG é demais!

Eu tentei dar uma chance para outros jogos, como WoW e Lineage, mas o Rag já tinha me conquistado! :sweat_smile:

Pescaria só fiz no Pokémon mesmo! :rofl:

3 curtidas

Minha vida gamer começou com games 8 e 16 bits, e Mario é muito nostálgico pra mim, tanto que na quarentena emulei Super Mario World no PC e estou jogando com minha esposa, ela com o Mário e eu com o Luigi, estamos na parte 6 do mapa (Chocolate Island), logo iremos zerar. :grin:

Tá aqui a prova de que sou fã de verdade:

Ps.: Meu bigode é de verdade. :man:t4: :rofl: :rofl: :rofl: #cospobre

6 curtidas

Eu comecei no SNES com Mario também! Apesar de já ter zerado, acho o jogo bem desafiador!

Surpreendentemente a minha esposa joga Super Mario World melhor do que eu! Ela era bem mais viciada do que eu nesse jogo! :rofl:

Que legal mano, belo cosplay! :clap:

O bigode verdadeiro deu um tom de “veracidade”! :rofl:

5 curtidas

A minha manja muito de Super Bomberman 4, é muito difícil ganhar dela. :rofl: :rofl:

Pra deixar o cosplay mais real eu fiquei na dúvida entre fazer a barba e deixar apenas o bigode e achar um dinossauro pra representar o Yoshi, tive que escolher a primeira opção. :see_no_evil:

4 curtidas

Haha! Nossa, Bomberman é legal demais!

Aqui é complicado ganhar dela naquele modo batalha do Super Mario Bros 3!

Sábia escolha! :sweat_smile:

4 curtidas