Jornada da Renda Fixa: venha saber mais

Oi pessoal, meu nome é Eduardo Perez, e assim como a @angela.tosatto, faço parte da equipe de analistas de investimentos da NuInvest. Nossa ideia aqui é construir uma ponte de fácil acesso ao conhecimento entre os novos investidores e toda essa loucura que é o mercado financeiro e os tantos produtos que existem por aí.

Nosso primeiro post na NuCommunity é justamente para avisar que antes de começarmos a falar de taxas, índices, siglas e gráficos é preciso ter a casa em ordem e fazer as pazes com as finanças e os boletos.

Uma ótima forma de começar do zero é fazer um checkup financeiro onde você vai anotar todo dinheiro que você recebeu nos últimos seis meses e também tudo o que você gastou, categorizando-os mês a mês. Mas cuidado para não chorar!

Agora que sabemos o seu orçamento mensal, precisaremos separar tudo que é gasto fixo e que não pode ser diminuído do seu fluxo mensal como aluguel, conta de energia e internet. Depois vamos separar tudo que é considerado gasto variável e que, por mais que doa, poderia ser reduzido como cinema, 5 contas de streaming diferentes, corridas por aplicativo para lugares próximos ou pedidos de delivery via apps. Acredite, isso pesa bastante e a regra é clara: se na hora você pensa “ah mas não é isso que vai me deixar mais pobre”, pode ter certeza que está sim, te deixando mais pobre.

Parabéns de você chegou nesse ponto da leitura, agora você terá uma ideia da distribuição dos seus gastos fixos e variáveis sobre a sua renda. A fórmula para calcular é simples, pega o valor em R$ dos gastos fixos e divide pela renda. Agora é só fazer a mesma coisa com o variável e você verá o percentual de cada um. Normalmente é nessa hora que os números te dizem se você gasta mais do que ganha ou consegue atravessar o mês sem ficar no vermelho. Olhando esse histórico dos gastos você consegue ver para onde está indo seu dinheiro ao longo do ano.

Se você tem alguma dívida atrasada, aconselhamos fortemente que seus esforços iniciais se voltem para a quitação dessa dívida. Há casos onde conseguimos altos descontos quando tentamos negociar o valor.

Quer saber o motivo da quitação sempre ser indicada antes de iniciar investimentos? Qualquer instituição que empresta dinheiro cobra juros mais altos do que os juros que você receberia ao aplicar em investimentos de renda fixa. Não é à toa que o Brasil é conhecido por ser pentacampeão no futebol e por ter um dos maiores juros de crédito rotativo do mundo. Tome muito cuidado, pois a forma como os juros compostos funcionam pode tornar sua dívida uma bola de neve e muito antes que a gente perceba.

E se vocês quiserem aproveitar um ótimo conteúdo que já está na NuCommunity, tá aqui o link do post da @Victoriaferreira sobre o perfil do investidor e a sua importância antes de começar a investir.

25 curtidas

Já estou super ansiosa!!! Ebaaaa

18 curtidas

Seja bem-vindo!

Obrigado por compartilhar, @Eduardo_Perez. Conhecimento é poder! Vamos colocar ordem na casa.

12 curtidas

Maravilha ver vocês por aqui!
Parabéns pelo tópico! Controlar os gastos é essencial para uma vida financeira de sucesso!

12 curtidas

Tópico essencial, com certeza temos que organiza a nossas finanças, a Educação Financeira é o primeiro passo para isso, só bora! :fire: :rocket:

4 curtidas