Juros abusivos - Empréstimo Nubank

Boa tarde!

Venho relatar meu descontentamento com o Nubank durante os últimos meses, em especial com o serviço de empréstimo pessoal.

A alguns meses atrás realizei alguns empréstimos com a Nubank com a taxa de 2,49% a.m, sempre realizei o pagamento das parcelas antecipadas, sendo que realizei portabilidade de meu salario para a Nubank.

Porém para minha surpresa fui realizar uma simulação para contratar um novo empréstimo este mês e me deparei com uma taxa de 8,5% a.m, um absurdo! Quase o triplo do valor cobrado nos concorrentes!

Sendo que, a taxa SELIC despencou nos últimos meses…

Enfim, resolvi tirar meu dinheiro da conta Nubank e cancelar a portabilidade.

Os “bancões” estão com taxas muuuuuiiiiitooooo menores do que o roxinho.

7 curtidas

Realmente está muito alto.

4 curtidas

Boa tarde @ArnaldoMendes!

O que isso tem a ver com a alta taxa do empréstimo? Vale lembrar que o empréstimo pessoal ainda é um serviço em testes no Nubank, então pode haver mudanças nos valores, taxas. Ele pode até mesmo sumir do seu app. Mas toda essa situação com o empréstimo, não interfere em nada nos seus outros serviços do Nubank. :wink:

15 curtidas

Você não é obrigado a contratar o empréstimo se julgar que as taxas estão exorbitantes. Basta procurar outro banco que te ofereça melhores condições de pagamento.

Agora precisar de empréstimos sucessivos pode ser um indicativo de desequilíbrio na sua vida financeira. Por ser a segunda contratação num curto período de tempo, isso justifica o aumento das taxas. A instituição não tem garantia de que você irá pagar, os juros a forma dela se prevenir contra a inadimplência.

27 curtidas

Se tá alto é só não emprestar uai :man_shrugging:t2::man_shrugging:t2::man_shrugging:t2:
Só não sei onde vc viu juros baixos nos outros bancos, pq eu só vi taxas nessa média, entre 7 a 9% ao mês.
Enfim, onde tiver melhor pra vc é só ir e fazer :+1:t3:

4 curtidas

Se você fizer uma simulação em qualquer banco online, caso não seja inadiplente, com nome mais sujo do que pau de galinheiro.

Vai conseguir taxas médias entre 3% a no máximo 5%, basta entrar no site da Just online, Serasa Ecred, Guiabolso que eles mesmo fazem essa simulação com as melhores opções.

Quer tentar? Se precisar faço um passo a passo pra você;

Empréstimo de 7% a.m ou como no caso da Nubank, 8,45% a.m, é o valor cobrado por agiota ou ciganos aqui na cidade.

2 curtidas

Se você fizer uma simulação em qualquer banco online, caso não seja inadiplente, com nome mais sujo do que pau de galinheiro.

Vai conseguir taxas médias entre 3% a no máximo 5%, basta entrar no site da Just online, Serasa Ecred, Guiabolso que eles mesmo fazem essa simulação com as melhores opções.

Quer tentar? Se precisar faço um passo a passo pra você;

Empréstimo de 7% a.m ou como no caso da Nubank, 8,45% a.m, é o valor cobrado por agiota ou ciganos aqui na cidade.

Manda aí, que no Santander tá 7,89% :man_shrugging:t2:

Você já fez algum empréstimo com a Nubank alguma vez na vida?

Deixa eu adivinhar? Não né?

Eles deixavam claro no momento da contratação que o fato da taxa ser mais baixa que a usual do mercado, se dava em parte pelo fato de haver portabilidade do salario pra instituição.

Um cliente que possui salario no banco e valor em conta, ter emprestimos ao 8,45% a.m com a SELIC em 2% a.a, bem normal né?

1 curtida

Só não vai me mandar proposta pra aposentado e pensionista :man_facepalming:t2::man_facepalming:t2::man_facepalming:t2:
:rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

4 curtidas

Acabei de fazer uma simulação aqui, empréstimo de 10.000 reais, taxa de juros á 2,20% pela Nubank, e nem fiz portabilidade do meu salário pra lá. Ressalto o que disse anteriormente, precisar de sucessivos empréstimos é um indício de desequilíbrio financeiro, por isso os juros altos.

Mas você tem a opção de contratar com outra instituição, como bem ressaltou no post inicial.

13 curtidas

Aham


Barateza :wink:

6 curtidas

Rapaz, sem fazer portabilidade nenhuma o simulador me permite pegar um empréstimo de 9.800 reais com uma taxa de 2,95% a.m.

4 curtidas

Tô precisando não, mais valeu :+1:t3:

2 curtidas

Nossa, jura?

Isso é obvio, mas deixa eu ver se eu entendi bem…

A função da comunidade da Nubank é só elogiar os produtos e puxar o saco o máximo possível e não apontar problemas nos produtos ofertados e distorções né?

Deixa eu te explicar uma coisinha, analise de risco para concessão de crédito não leva apenas em consideração o numero de solicitações feitas em um determinado período, é um indicativo, mas não vital.

O fato de você abrir solicitações, paga-las no prazo e até mesmo antecipar o pagamento delas com muita brevidade, é um sinal de que o individuo consegue honrar os compromissos financeiros sem maiores problemas, solicitação de empréstimo não é apenas para rolar divida ou sair do sufoco, também serve para você ter liquidez para ganhos de oportunidade.

A titulo de exemplo, você pegar um empréstimo a 2% a.m e investir em algo que de um retorno de 3% a.m. Consegue compreender?

Se o algorítimo do calculo leva em consideração apenas o numero de solicitações, é no minimo coisa de amador.

Mas… Se você acha que 8,45% a.m é normal pra quem se diz uma instituição “diferente” dos bancos tradicionais, sugiro pesquisar mais sobre modalidade de crédito e o riscos calculados.

Como eu havia dito, 8,45% a.m com a SELIC em 2% a.a se assemelha aos juros cobrados por agiotas.

7 curtidas

De modo algum, você está no seu direito de criticar a ferramenta que não está atendendo a suas necessidades (tanto é que seu post está aqui, público e aberto para qualquer um comentar e opinar).

Só estou tentando explicar o motivo que pode ter levado a esse aumento, nem todos os usuários da Comunidade tem conhecimento de como funciona essas ferramentas, estamos aqui para agregar conhecimento e trocar dicas/experiências. Eu não o conheço nem sei seu nível de expertise sobre o assunto, então apenas deixei aqui minha contribuição.

Empréstimo não é antecipação de salário e eu jamais tentaria lucrar com uma aplicação em que estaria investindo recursos que não me pertencem. É uma manobra arriscada e financeiramente pouco saudável.

Mas você parece bem seguro de si e certo das decisões que está fazendo. Espero que encontre uma instituição que te atenda em todos os aspectos da maneira que você merece. Boa sorte!

13 curtidas

Ué, faz pra tirar a duvida. Se todos estiverem com essa taxa superior a 7% a.m, algo está errado.

Veja, o problema não é o Santander cobrar 7,99% ao mês, o problema é todas as instituições só conseguirem lhe ofertar desse valor em diante, ai sim, o problema está em seu perfil e não na instituição.

Porém para quem tenta ser diferente dos “bancões” ofertar crédito a 8,45% a.m é no minimo incoerente.

1 curtida

Bah, sem palavras. :no_mouth:

7 curtidas

@ArnaldoMendes O Nubank faz análises de crédito diariamente. Essas análises podem alterar as condições para empréstimo de cada cliente, disponibilizando taxas e valores diferentes para cada um. Isso significa que o valor pré-aprovado pode mudar ou ficar indisponível. A gente até entende que você gostaria da taxa já obtida anteriormente, mas dizer que aqui é lugar para puxa-sacos? :roll_eyes:

13 curtidas

Bah, serio?

Pequisa qual o valor da ações PETR3 em 18/03/2020 e veja o valor em que elas foram vendidas em 09/09/2020

Calcula o valor de R$ 10.000,00 com a valorização acumulada dessas ações nesse período, depois me diga se ficou abaixo ou acima de 2% a.m.

Blz?

Agora me explica como uma fintech cobra 8,45% a.m com a SELIC em 2% a.a

Pode ser?

2 curtidas