Liberdade de Movimentação nas Contas do FGTS

:heart_eyes::purple_heart::clap::clap:
"Essa é uma ótima oportunidade para quem quer fazer um investimento em sua NU Conta :+1:

2 curtidas

Eu achei legal e iria gostar muito se fosse assim!

Mas fico preocupado com a maioria da população que não tem acesso à educação financeira, e iria utilizar todo o dinheiro guardado muito rápido. Ficando assim, desamparado mais lá na frente.

Acho que junto dessa proposta, deveria ser criado algo para ajudar na educação financeira das pessoas do nosso país.

8 curtidas

Olá @endydealmeida

Li esta parte da sua resposta e ela me força ao comentário.

Tem pouco tempo que passei à de fato me preocupar com isso.

Ter acesso ao FGTS sem educação financeira para cuidar como se deve do dinheiro é uma questão realmente muito perigosa.

É uma decisão extremamente populista liberar o dinheiro e muito irresponsável, já que se parte do pressuposto que todas as pessoas farão bom uso de um recurso que lá na frente certamente fará muita falta.

5UKCLZ4mraWHmzFijy

6 curtidas

Exatamente cara.

Liberar esse dinheiro praticamente todo de uma vez trará uma alegria momentânea para muita gente, mas uma possível situação de risco no futuro.

Eu fico dividido entre “eu gostaria de poder movimentar o FGTS, já que esse dinheiro é meu” e “será que eu vou saber fazer bom uso desse dinheiro?”

6 curtidas

Isso se chama: Ser consciente :clap::clap::clap:

3 curtidas

De certa forma é “bom” para a economia, pois irá incentivar o consumo, mas há uma linha tênue entre o incentivo ao consumo e endividamento prolongado. Sem falar que esse tipo de decisão vai contra a natureza do próprio FGTS, que foi criado depois de um estudo antropológico constatar que, sem essa “poupança forçada”, a maioria esmagadora dos brasileiros não teriam sua casa própria. Eu mesma sou uma das pessoas cuja a família só conseguiu ter uma casa própria graças ao FGTS de 30 anos de trabalho da minha mãe.

7 curtidas

Eu já vejo o FGTS como um desvio do meu salário, antigamente o rendimento era péssimo, de fato pelo tempo acumulado o valor é bem alto quando é dado a oportunidade de sacar, mas ainda sim vejo a medida como uma forma de forçar a ser cliente da CAIXA, é impossível ser brasileiro e não ter vinculo com essa instituição, nem ao menos é dado a oportunidade de portabilidade do fundo para investimentos de outros Bancos ou Corretoras.

O fato do governo assumir a postura de poupar por você, acaba diminuindo o interessante das pessoas em poupar ou se educar financeiramente, já que o Governo faz isso por elas.

1 curtida

O juros do FGTS é bem alto, gostaria de deixar o dinheiro lá parado e rendendo, mas deixei sem movimentar por um bom tempo e o Governo sacou pra ele o dinheiro. Perdi um dinheirão, já aconteceu com vocês?

1 curtida

Como assim mano? :scream:

Isso não existe, o saldo do FGTS é seu e não pode ser mexido!

2 curtidas

Então, também pensava assim, mas tem uma lei “nova” que autoriza isso. Fiquei chateado, mas acredito que nem adianta recorrer. :man_shrugging:t2:

1 curtida

Vixi, tô por fora dessa!

Se puder compartilhar essa lei aqui depois eu agradeço!

3 curtidas