Desta vez vou ser muito sucinto. A ideia que tive para o Nubank é bem simples, seria incluir uma nova categoria na classificação de limites disponíveis para motivar os seus clientes a usaram mais o cartão e consequentemente ficarem mais satisfeitos com o limite adquirido.
Na prática o Nu poderia reclassificar seus limites do seguinte modo:
Limite fixo - o valor que já conhecemos atualmente, fruto de análise criterirosa e sigilosa do banco e que cresce dependendo do nível de relacionamento do cliente e outros fatores alheios ao grande público por motivo de diferencial competitivo.
Limite variável - essa seria a nova categoria de limite que oscilaria com base nos gastos do cliente nos últimos 12 meses, usando o cartão de crédito. Também poderia incluir a data de pagto da fatura como critério, por exemplo, se o cliente pagar em dia ganha pontos em seu favor.
Limite garantido - o valor que é atualmente respaldado por investimentos, valores depositados em caixinhas, etc. e que pode ser usado para alcançar um valor de limite adicional.
Na verdade, dois tipos de limite já existem, queria apenas sugerir esse terceiro, pois creio que ele estimularia o cliente a usar mais o seu plástico, sobretudo incluindo despesas recorrentes para que mantenha uma margem maior de limite.
Obs.: Os 12 meses são apenas uma sugestão, não tenho informações técnicas que sustentem que esse seja o melhor prazo para esse tipo de avaliação. Deixe abaixo sua opinião e sugestão de melhoria.
Exatamente. Isso daria ao cliente certo poder por pelo menos parte do seu limite total. Ele fará dde tudo para manter esse nível de limite no topo, ou seja, o banco só tem a ganhar.
Verdade. Se trata apenas de uma ideia inicial, pode ser aperfeiçoada. O que importa nessa categoria é que o cliente conheça bem os parâmetros os quais deve cumprir para manter ou elevar o nível de limite. Por isso é necessário que as “regras sejam claras”, isso incentivará a seguir usando o cartão e acompanhando o nível de limite a cada mês.
Excelente a sugestão! O limite do nubank é motivo de reclamação generalizada e nunca resolvido de forma satisfatória. O limite garantido veio ajudar muito a não ter que ficar antecipando fatura pra continuar usando o cartão, mas essa ideia de limite variável foi fora da caixa, e estimula a concentração de gastos no nubank mesmo.
Não sei se entendi direito, mas acho q já existem os três de certa forma, pq o limite acidional pra pix e boleto não se encaixa como um limite variável?
Como pra mim ainda não apareceu esse limite adicional, admito q nem fui mto atrás pra saber mais profudamente como funciona, mas pelo pouco q entendi, é do jeito q vc descreveu:
Já ouvi falar nesse limite, mas não sei bem como funciona. Mas sugiro um limite variável que funciona no cartão mesmo, creio que esse do Pix é algo à parte.
Grato, amigo, compartilho desse elogio com a comunidade, pois nenhuma ideia nasce do nada. Muitas sugestões que faço aqui surge a partir de várias trocas de ideias geradas nessa comunidade, da sabedoria coletiva. Não é atoa que o Nubank está muito a frente da concorrência, pois conta com uma comunidade forte.
Séria muito bom e ainda incentivaria mais às pessoas a pagar sempre suas faturas em dia também, menos risco de virar uma bola de neve com juros e acabar ficando inadimplente.
Mas no caso que citei, essa modalidade dependeria única e exclusivamente do uso do cliente. Uma ferramenta poderosa nas mãos do banco para ampliar o uso do cartão de um grande número de clientes.