Limite garantido e Imposto de renda

Estou com o pensamento de comprar uma moto no valor de R$ 42.899,00, tenho o valor a vista, mas o valor pode ser parcelado em 10x sem juros, então eu pensei se é possível eu aplicar o dinheiro no Limite Garantido, antecipar as parcelas e usar o limite garantido para pagar a fatura. E tenho duas perguntas.

1° Qual seria o desconto máximo que eu teria, após antecipar todas as parcelas e pagar usando o limite garantido. Gostaria de saber se valeria a pena.

2° Meu gasto no cartão vai subir muito, terei problemas com a receita ou terei que fazer declaração do imposto de renda por causa dessa compra?

4 curtidas

Olá @Willyson.
Sobre o desconto.
“Desconto Atual” da antecipação de parcelas de compras

Para calcular o desconto da antecipação de parcelas, fazemos a seguinte conta:

Convertemos a taxa de Desconto Atual ao ano que mostramos em seu aplicativo para taxa de Desconto Atual ao mês. A fórmula é a seguinte:

Taxa de desc. atual ao mês = ((1 + Taxa de Desconto Anual / 100) ^ (1 / 12)) -1
(O “^” na expressão acima representa uma exponenciação, ou seja, “elevado a” ).

Calculamos o tempo em faturas que cada parcela será antecipada;

Aplicamos a taxa de Desconto Atual ao mês na fórmula de juros compostos para cada parcela:
Desconto referente a cada parcela = Valor da parcela - { Valor da parcela / [ (1 + Taxa de desc. atual ao mês) ^ tempo em faturas que a parcela será antecipada ] }

Somamos o desconto em reais referente a cada parcela.

O desconto pode ser visualizado no aplicativo quando você faz uma simulação de antecipação de parcela. Para saber como antecipar parcelas de compras do cartão de crédito, basta ler esse conteúdo em nosso aplicativo: “Antecipação de parcelas de compra”
Quanto maior for a quantidade de parcelas, maior será o desconto.

Pra saber certo o desconto somente fazendo uma simulação.

Agora se é possível pagar com o nu limite garantido. Não é pois o valor da antecipação fica todo na fatura comprometida.

Problemas com imposto de renda não, mas por ser um valor alto aconselho entrar em contato pelo char e se informar se é possível sem haver um bloqueio. :handshake:

8 curtidas

O valor da compra da moto está acima do valor para isenção da Declaração Anual do IRPF e, considerando que todas informações financeiras são enviadas à RFB, analise e você chega na resposta.

3 curtidas

Oi @Willyson, seja bem-vindo de volta à @NuCommunity.

Então…

É sempre bom consultar um profissional da área. No caso em questão, um contador. Ele poderá analisar melhor a situação com informações adicionais que você poderá fornecer para ele e não pode fornecer aqui em razão de serem informações sensíveis.

4 curtidas

Sobre imposto de renda a receita federal dá essas informações.

Então tudo depende de onde veio esse valor mencionado. Por isso é bom seguir as dicas dos colegas e consultar um contador.

1 curtida

Comecei juntando o dinheiro no Banco do Brasil e depois passei para a Nuconta, então em outubro do ano passado botei na caixinha.

1 curtida

Então, se vc não atingir o rendimento tributável mencionado para o ano. E por exemplo vc ganhar 25.000,00 por ano, mas conseguiu guardar os 42.000,00 em dois anos, não tem porque ter problemas com a receita, visto que é obrigatório quem tem 200.000,00 em rendimentos isentos. Faço minha própria declaração e nunca tive problemas, é só ser honesto. :handshake::grin:

1 curtida

Na verdade foi em 7 anos, desde 2017 no banco do Brasil e depois em 2021 passei para a Nuconta.

1 curtida

Então a unica preocupação é o valor alto mesmo. Mas é só entrar no chat e informar que fará uma compra nesse valor, pra não ter problema de bloqueio. Espero que dê tudo certo pra vc. :handshake::grin:

1 curtida

Vai ter bloqueio do cartão pelo valor alto é uma medida de segurança do nubank mas no próprio aplicativo você desbloqueia e continua passando o cartão .

Tem que pesar na balança se compensa fazer esse tipo de negociação e possível trabalho que terá depois ao lidar com a DIRPF.

1 curtida