Linguagem de Programação do App

Alguém sabe dizer em quais linguagens de programação o App da Nubank é desenvolvido?

7 curtidas

Deve ser linguagem nativa das plataformas android (java) e iOS (não lembro o nome).

Na ultima vez que eu realizei pesquisas das tecnologias utilizadas pela @Jhonatan.bc continha na listagem muito Clojure, Elixir e Dart(Flutter)…

abaixo segue o github:

7 curtidas

Achei muito top esse material na Medium ensinando a buildar as screens IOs

1 curtida

Aqui tem um resumo das tecnologias.

4 curtidas

Pela lógica, Java para Android e Swift para iOS.

@Doug_Nu que interessante, não sabia que tinha o Github da Nubank, o mais interessante é ver diversas linguagens, principalmente Ruby (gosto demais :heart:).

3 curtidas

Acho muito top essa mistura @reenanbs. Acho top Ruby também :heart:… curto python,php e c# também XD

  • Clojure - (no backend, afinal todo APP precisa de um backend).
  • Datomic - (na abstração de imutabilidade do banco de dados Amazon DynamoDB).
  • Kafka - (na comunicação entre APP e micro services).
  • ClojureScript - (acredito que é para portabilidade de código escritos em Clojure para React, já que ClojureScript é a conversão de Clojure em JavaScript).
  • React/React Native - (UI/UX - Frontend do APP).
  • GraphQL - (para otimização/padronização da comunicação do APP com algumas API Rest, visto que a comunicação principal é comandada pelo Kafka).
  • Swift - (para alguns métodos que precisam ser escritos em linguagem nativa do iOS).
  • Java - (para alguns métodos que precisam ser escritos em linguagem nativa do Android).

Existe uma entrevista feita pela Alura no ano passado com a Nubanker (Engenheira de Software :computer: ) Marina Limeira que explica sobre várias tecnologias utilizadas no APP, para você que esta curioso pelas linguagens utilizadas no APP vale muito apena assistir.

Obs: Não considere essas informações como verdade absoluta, pode haver utilização de outras linguagens/tecnologias, tal como inutilização de alguma dessas que citei, ando estudando mais a parte backend (Clojure, Datomic, Kafka, Docker, AWS…), mas todos os itens que listei foram comentados nos últimos anos em Entrevistas e Workshops feitas por Nubankers. :wink:

11 curtidas

tabalhar com a aws + docker :purple_heart::purple_heart::purple_heart: melhor coisa XD quero estudar jenkins também

1 curtida

@Doug_Nu dei uma parada em programação, mas tô voltando aos poucos. A próxima linguagem será pyhton mesmo :slight_smile:

3 curtidas

:clap: :clap: :clap: Esse link eu não tinha, valew @abekroenem

Vale destacar que Scala foi mais utilizado no início, principalmente para códigos que processava as comunicações entre os servidores da NuBank e MasterCard, como é explicado pelo NuBanker Rafael Ferreira neste vídeo.

O Python é mais utilizado pela team de Data Science (juntamente com banco de dados MySQL, na Amazon RDS), como explica esse vídeo do NuBanker Sandor Caetano (se você for de SP, de vez enquanto o Sandor faz um MeetUp sobre Data Science, já rolou uns até na sede do NuBank).

O uso do Amazon S3 da lista do StackShare deve ser para armazenar as ‘Selfies’ do processo de cadastro e também os boletos gerados para faturas dos cartões e depósitos da NuConta, acho que faz sentido utilizar o S3 para isso, mas isso é só suposição minha…

5 curtidas

Meu Deus. Me sentindo um ET nesse tópico. Porém aprendendo muito. :sweat_smile:

2 curtidas

Eu que estudo TI também to me sentindo um ET perto desses nerd extremme kkk mas ta valendo, a gnt absorve alta informação assim. Eu abri o tópico só pra fomentar a curiosidade da galera, porque eu sei que não é uma dúvida só minha, e a tecnologia do App é massa.

1 curtida

Valeu pela resposta brother.

1 curtida

Me apaixonei por python depois de trabalhar na criação de uma base de conhecimentos e crawlers

1 curtida

Eu estou adorando @elciodalosto! Sua foto lembra um Magnemite. :thinking:

1 curtida

Boa! Vou conferir no github deles, brigadão.

Hahahah pior! Mas não era pra ser… Isso aqui eu desenhei em um dia que tava de bobeira e tinha que botar um Avatar num site, aí fiz um quadrado amarelo e dei uma carinha pra ele em pixel kkk

Mas que ficou bacana ficou ! Hehe :purple_heart:

1 curtida