#LREN3 Ransomware e Empresas da Bolsa

Ataques Ransomware e caso Renner(LREN3)


Fonte: https://www.lojasrenner.com.br

Fonte: Comunicado ao Mercado RENNER

Final do dia de hoje fomos surpreendidos por mais um caso de Ransomware em empresas que estão na Bolsa, dessa vez Lojas Renner, nesse momento que escrevo esse tópico o e-commerce está fora do ar, isso impacta diretamente nas vendas online que representaram uma alta de 200,5% no 3º trimestre de 2020, e de certa forma foi o que segurou as finanças da empresa durante os lockdowns.

Mas afinal o que é o Ransomware?

É uma atividade criminosa digital que “sequestra” os sistemas e redes de computadores de um usuário ou de uma empresa, criptografando os arquivos com senhas que somente são disponibilizados após pagamento que dificilmente são rastreáveis, como Bitcoin.

Pergunte-se a si mesmo, quanto vale uma foto com seus pais, esposa, filhos que você nunca fez backup e está no seu celular? Ou mesmo a conta de sua loja no Instagram? A planilha da sua empresa onde registra os pagamentos dos seus clientes? A internet tornou a informação digital um ativo valiosíssimo, e muitos criminosos digitais se empenharem em roubar, ameaçar a exclusão definitiva, sem que haja o pagamento do resgate.

Ainda esse ano tivemos um ataque não bem sucedido a Secretaria do Tesouro Nacional, a mesma que emite títulos públicos do Tesouro Direto, referencia da Renda Fixa.

“São casos graves, empresas com muitos dados de muitas pessoas. A vítima pode pagar o resgate na crença de que o serviço será restabelecido, mas o golpista pode fazer outra coisa e vazar. Sem contar que o serviço para. Estamos falando Tesouro Direto, que tem investimentos, reservas de várias pessoas. É um caso muito grave”, disse Arthur Igreja, especialista em segurança digital, em entrevista ao Olhar Digital News

Fonte: Especialista explica riscos de ataque de ransomware ao Tesouro Nacional


image

Nem sempre temos finais felizes sobre o assunto, a JBS, maior fornecedor de carne no mundo, confirmou ao The Wall Street Journal que pagou 11 milhões de dólares pelos resgate dos arquivos, o prejuízo pelo seus sistemas fora do ar estava levando a empresa a cortar carne manualmente em sua filial do Texas, como relata o jornal O Globo.

Além de análises de índices financeiros, precisamos levar em conta outros riscos externos, como Ransomware nas empresas que estão na Bolsa, a que você investe está preocupada com segurança cibernética? Empenha esforços para manter seus sistemas seguros?

19 Likes

Reportagem deveras relevante!
:fist_right::fist_left:
Em outubro do ano passado, a empresa que eu trabalho, sofreu um ataque de Ransomware. Levamos quase 5 meses para nos recuperar totalmente.

14 Likes

Ótimos levantamos, já que o o investimento também é baseado na segurança que a Empresa repassa ao investidor.

Ótimo tópico @ree , obrigado pelo conhecimento !

9 Likes

Caramba :scream::scream: fui olhar agora e ainda tá fora
Só fica agora aquele medo com mais vazamento de nossos dados…
Muito obrigada pelo tópico super importante @ree! :purple_heart:

10 Likes

Arrasou no tópico @ree! Essas informações relacionadas a “golpes”, como ‘phishing’ e esse mesmo que citou, quanto mais difundidas entre a população, menos pessoas cairão.

Se vazar, será figurinha repetida, já que praticamente todos os nossos dados já vazaram…

9 Likes

Parabéns pelo tópico e pelas informações @ree .

8 Likes

Belo tópico @ree! :clap:

Ransonwares são um problema real e perigoso. Já tivemos tentativas de sequestro de dados aqui em minha empresa, mas conseguimos agir rápido e não houve prejuízo.

As companhias precisam investir cada vez mais em segurança e treinamento, pois um deslize pode custar (muito) caro.

10 Likes

Este foi o assunto aqui onde trabalho e em alguns grupos que participo também, e com isso a gente vê o quão expostos estamos nesse novo ambiente “virtual”.
Se uma rede grande como a renner, jbs e tantas outras, que contam com uma equipe de profissionais qualificados sofrem esses ataques, quem dirá nossa conta de e-mail, do fb, da lojinha do insta que muitas vezes compartilham até da mesma senha.

ano passado tivemos um problema desse tipo na empresa:image

Tá aqui até hoje. só tivemos que copiar as coisas nas pastas servidor de novo. Por isso é importante o tal do back-up

Justamente por esse motivo, criei um g-mail só pra deixar salvos as fotos, vídeos e outras informações importantes, e recomendo a quem puder fazer o mesmo. nunca se sabe quando vai chegar nossa vez de sofrer nas mãos de hackers.

6 Likes

Mais um exemplo de que análise de risco é uma coisa séria, e que não dá margem à economia. Além dos cuidados para evitar a ocorrência, devemos saber exatamente o que fazer caso aconteça

5 Likes

Manter infraestrutura física é muito complicado. Cloud não é imune, mas é muito fácil reconstruir a infra, ou descartar máquinas afetadas, resturar backups, etc.

2 Likes

Eu tbm fico espantado pq empresas com tanto dinheiro não investem fortemente em tecnologia de backup. Trabalho com T.I. e desde sempre as inovações de setor de Tecnologia só é trata com despensa e não como segurança, acho que na maioria das empresas todos tentam enxugar as despesas cortando do setor de T.I. kkkkkkkk.

1 Like

Que tópico excelente @ree . Muito informativo e importante…

Eu só consegui lembrar do episódio “Out Of Nowhere” de Grey’s Anatomy…

4 Likes

Esse eu não assisti ainda, mas só de ler a crítica achei massa!

4 Likes

A Miranda disse: tá,vamos pagar os (acho) 80.000 USD para fazer a liberação do sistema.

Só que ela não sabia o preço do Bitcoin :sweat_smile:

4 Likes

kkkkkk… o BTC voltou a alavancar as criptos outra vez. Ainda bem

1 Like

Pela primeira vez estou vendo uma notícia informativa e bem clara sobre este problema tão atual.
Trabalho com TI mas cheguei a achar que eram “fake news” .

1 Like