Mais um golpe na praça, todo cuidado é pouco

Informações que podem valer uma vida.

Fala galera, os bandidos pra variar estão sempre um passo à frente e por isso precisamos sempre nos cercar de todo cuidado, mesmo que nos parece impossivel, porque para a bandidagem, o impossível é agora, as informações foram tiradas do Instagram da Polícia Civil do Estado de São Paulo…

Eu já tinha ouvido escutado sobre um golpe que escaneavam os dados das embalagens e manuais de câmeras de segurança.onde tem todas as instruções de programação, inclusive o reset, dando a chance dos bandidos desativarem seu alarme e câmera e entrarem tranquilamente em nossas casas.

Agora o golpe é em toda e qualquer etiqueta de entrega, onde constam nossos dados para o entregador escanear e identificar a entrega e o solicitante, então antes de descartar qualquer código de barras e caixas de artigos de segurança, a dica é destruir completamente os dados, códigos QR e de barras.

De posse dos nossos dados os bandidos abrem contas em banco, adquirem cartões de crédito, compram arttigos na internet, fazem empréstimos, etc… enfim, causam um dado danado na vida da vítima, portanto, fiquem espertos.

Tem também uma reportagem sobre o assunto:

19 curtidas

Eu tenho costume que queimar essas embalagens, bem como notas fiscais de produtos já avariados e jogados foram, contas de telefones e energia com data anterior a 5 anos, etc…

Esses dados podem facilmente ser scaneados e vendidos até mesmo por funcionários corruptos dos Correios ou qualquer outra empresa de transporte e entregas. Mas nem por isso devemos abrir a guarda, precisamos ser prudentes.

Vagabundos estão matando pessoas inocentes (como o caso do ciclista) em plena luz do dia por um simples smartphone. Diante desse cenário, cabe as pessoas de bem serem discretas e cautelosas. :expressionless:

9 curtidas

Obrigado @Luciano28 por compartilhar esse alerta.

Passei a fazer isso depois de uma dica do nosso colega @LuizGSF .

O pior é que nossas encomendas passam por tantas mãos no caminho que é impossível garantir a segurança dos dados. Eu sempre penso que meus dados já estão nas mãos dos golpistas. Então, eu desconfio de tudo (e-mail, sms, ligações, whatsapp, etc) para não levar golpes de engenharia social e sempre verifico o Registrato do BC para ver se não estou sendo laranja de algum golpista.

12 curtidas

De uns tempos pra cá tenho também verificado isso, depois que li uma reportagem que mencionava essa questão.

4 curtidas

Me atento a isso desde quando me entendo por gente. Trituro tudo. O problema mesmo é quando faço vendas pela internet que vai com meus dados e a pessoa não toma este cuidado na hora de jogar fora as embalagens

3 curtidas

Importante alerta, @Luciano28! Obrigado por nos lembrar! Particularmente, comecei a me atentar para essa realidade há poucos anos. Todo cuidado é pouco mesmo! :clap:

9 curtidas

Eu sempre destruo essas etiquetas de uma forma ou de outra. Valeu o alerta, @Luciano28

6 curtidas