No meio financeiro sempre se fala de dia útil, mas o que isso quer dizer?
Bom, dias úteis são aqueles normalmente considerados como dias de trabalho,ou seja, de segunda a sexta-feira, e desconsiderando os feriados, sábados* e domingos.
Conforme a Resolução 2.932/2002 do Banco Central, os sistemas de processamento bancários são interrompidos nos seguintes dias:
Art. 5º Não são considerados dias úteis, para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil, os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como:
I - a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval;
II - o dia dedicado a Corpus Christi;
III - o dia 2 de novembro.
Uma observação importante é que o último dia do ano também é considerado não útil, mas são admitidas operações entre as próprias instituições financeiras, portanto deve se verificar com cada instituição a política da mesma para operações realizadas nessa data
Então é preciso estar atento ao realizar operações no mercado financeiro devido aos prazos de cada tipo de operação:
Cuidado também com horário em que é feita a operação, pois da mesma forma tem-se o “horário útil”, e para as transações feitas após a hora, o prazo passa a contar a partir do dia útil seguinte.
Por exemplo, o horário limite para TED é às 17 horas, mas cada instituição pode ter seu próprio horário limite para cada transação. Pode encontrar um resumo desses horários de cada instituição clicando aqui!
A legislação atual proíbe a cobrança de multa de pagamentos em que o vencimento seja um dia não útil, desde que seja pago no dia útil seguinte. Exemplo: uma conta de energia que o vencimento cai num domingo, caso o pagamento seja feito no dia seguinte (na segunda-feira), não terá juros. Mas se uma conta vence na sexta e é paga após o horário limite, será considerada como paga somente no dia útil seguinte (na segunda), e com isso poderá ter juros
*Para pagamentos de salário, algumas empresas consideram sábado como sendo um dia útil
Informações importantes para ficar de olho: