Mas afinal, o que é dia útil?

No meio financeiro sempre se fala de dia útil, mas o que isso quer dizer?

Bom, dias úteis são aqueles normalmente considerados como dias de trabalho,ou seja, de segunda a sexta-feira, e desconsiderando os feriados, sábados* e domingos.

Conforme a Resolução 2.932/2002 do Banco Central, os sistemas de processamento bancários são interrompidos nos seguintes dias:

Art. 5º Não são considerados dias úteis, para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil, os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como:

I - a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval;
II - o dia dedicado a Corpus Christi;
III - o dia 2 de novembro.

Uma observação importante é que o último dia do ano também é considerado não útil, mas são admitidas operações entre as próprias instituições financeiras, portanto deve se verificar com cada instituição a política da mesma para operações realizadas nessa data

Então é preciso estar atento ao realizar operações no mercado financeiro devido aos prazos de cada tipo de operação:

Cuidado também com horário em que é feita a operação, pois da mesma forma tem-se o “horário útil”, e para as transações feitas após a hora, o prazo passa a contar a partir do dia útil seguinte.

Por exemplo, o horário limite para TED é às 17 horas, mas cada instituição pode ter seu próprio horário limite para cada transação. Pode encontrar um resumo desses horários de cada instituição clicando aqui!

A legislação atual proíbe a cobrança de multa de pagamentos em que o vencimento seja um dia não útil, desde que seja pago no dia útil seguinte. Exemplo: uma conta de energia que o vencimento cai num domingo, caso o pagamento seja feito no dia seguinte (na segunda-feira), não terá juros. Mas se uma conta vence na sexta e é paga após o horário limite, será considerada como paga somente no dia útil seguinte (na segunda), e com isso poderá ter juros

*Para pagamentos de salário, algumas empresas consideram sábado como sendo um dia útil

Informações importantes para ficar de olho:

⛲ Fontes:

BCB
iDinheiro
NuBlog

37 curtidas

Super @lorenatelles, ótimo tópico. Muito útil, essa dúvida sempre aparece! :clap:

25 curtidas

Otimo tópico @lorenatelles, vou ate salvar aqui, pra depois indicar para as pessoas com as duvidas sobre boletos e dias uteis :slight_smile:

24 curtidas

Exato! :grinning:

22 curtidas

A ideia do tópico surgiu exatamente pq quando comecei aqui na comunidade a maioria das minhas respostas eram sobre os prazos dos boletos :sweat_smile:

22 curtidas

Tópico extremamente útil que vai ajudar muitooo, salvado! :white_check_mark::purple_heart:

Antigamente tinha essa dúvida quando pagava um boleto na sexta e demorava a cair na conta, mas depois de um tempo pesquisando que entendi como funcionava e esse tópico é muito bom que vai ajudar ainda mais pessoas com essa dúvida.

23 curtidas

@lorenatelles , que tópico fantástico parabéns minha amiga

22 curtidas

Uao, Lô conteúdo super Shofball :clap: :clap::clap:
Já favoritei, para usar no futuro e a experiência me diz que vou usar várias vezes. :wink::+1:

21 curtidas

Excelente topico @lorenatelles

18 curtidas

Nossa fada sensata @lorenatelles não erra nunca! :white_check_mark:

Blz de tópico! :fist_right::fist_left::+1::+1::+1:

:metal::metal::metal::metal:

21 curtidas

Eu lembro que sempre aparecia gente aqui na comunidade antes do PIX pra reclamar que uma TED/DOC não tinha caído, aí a gente já olhar e a pessoa só tinha considerado os dias corridos e não os úteis. Saudades. #sqn

Excelente tópico @lorenatelles!

21 curtidas

Nossa Lô arrasou, informação mais útil que o próprio dia útil
Geralmente temos essa informação na cabeça, mas nunca vamos buscar a informação, esse tópico merece ficar nos destaques da comu.

20 curtidas

Obrigado por compartilhar esse conteúdo conosco, @lorenatelles! Informação super útil! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::slightly_smiling_face:

23 curtidas

Parabéns e gratidão pelas informações @lorenatelles !! :clap: Vai nortear muita gente :sweat_smile:

18 curtidas

@lorenatelles qual é a hora pra te parabéns? :rofl: :joy: Muito bom o tópico simples, mas é recorrente esta questão. Acho que é agora, parabéns :wave:t5: :wave:t5: :purple_heart:

19 curtidas

eeeeeeeeeeeeeeee, arrasou mona! Gostei, aprovadoo!!

16 curtidas

Ótimo tópico! E bem esclarecedor :purple_heart:.
Em relação ao horário já percebi que no Itaú estende mais que o horário útil do nubank mesmo que pague a conta 11 da noite, a transação é efetuada, enquanto no roxinho fica agendado para o dia seguinte.

12 curtidas

Valiosíssimas informações @lorenatelles!

Antigamente sem o Pix, os depósitos por boletos eram extremamente comuns e realmente essa dúvida imperava por aqui! Eu também já perdi as contas sobre quanto eu já falei por aqui sobre os “3 dias úteis”! :rofl:

18 curtidas

Mais um conteúdo incrível!
Parabéns @lorenatelles :rocket::purple_heart:

16 curtidas

Jogou duro mulher maravilha, @lorenatelles.

Essa eu não sabia. Vivendo e aprendendo!

Obrigado :hugs::hugs::hugs::hugs:

14 curtidas