ME AJUDEM Dúvidas Caixinhas

3 curtidas

Olá.
Sou usuária das caixinha Nubank e tenho notado que, quando coloco dinheiro lá, os valores rendem, mas quando vou retirar, mesmo bastante tempo depois (tenho caixinhas há anos) o dinheiro não sai todo, ficando uma parte retida. Porque isso acontece? Não é resgate diário? Eu sinto que perdi R$12 em uma retirada e quase R$300 em outra. Se o resgate é diário, não poderia retirar quando quisesse? Há alguma coisa que posso fazer para não “perder” o dinheiro guardado na caixinha?

2 curtidas

Basicamente existem duas taxas que são descontadas quando for efetuado um resgate de valores:

IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): Esse imposto diminui, com o passar do tempo, até zerar após 30 dias.

IR (Imposto de Renda): Esse imposto diminui, com o passar do tempo, até chegar ao valor fixo de 15% (imposto mínimo a ser cobrado).

Além dessas duas taxas, alguns investimentos podem ter outras taxas (normalmente taxas administrativas e de desempenho).

No caso das caixinhas do Nubank, o valor principal mostrado é o valor bruto (sem descontar as taxas). Você precisa verificar o valor líquido, que é justamente o valor possível de ser resgatado (já descontando todas as taxas).

OBS: Para casa novo aporte, a contagem de tempo para zerar o IOF e reduzir o IR é independente. Ou seja, se você efetuar 5 aportes em datas diferentes na mesma caixinha, cada aporte terá um prazo diferente para redução de impostos.

1 curtida

Obrigada pela resposta. Permaneço com uma dúvida: então, nesse caso, eu sempre vou pagar para usar as caixinhas, mesmo após 30 dias, considerando que terei 15% de IR a ser descontado?

1 curtida

Olá @KELLY_COELHO boa tarde.

Nesse caso você paga imposto referente ao valor de rendimento. Esse valor é cobrado no resgate. Se você observar no detalhamento da caixinha tem separado o valor liquido e valor bruto da mesma.

4 curtidas

Tabela regressiva de IR:

1 curtida

Você vai sempre pagar. Como comentou o @Mauricio_Martiniano você pode ver os valores que você tem para resgatar e os valores que foram cobrados .

Seja bem-vinda a comunidade NC!

4 curtidas

Foi tirado da minha caixinha, um valor de 17.000 mil e poucos, sem eu saber, e são várias chaves Pix, entrei em cntt com o nubank, e estou esperando, pra ver se eles realmente vai mim ajuda, será que eu perdi meu dinheiro. Demorei tanto pra junta😢

4 curtidas

Adriana, você fez o passo correto, entrar em contato com o Nubank, agora é aguardar, espero que resolvam. Avisa depois aqui na comunidade se deu certo.
Mesmo assim, irei deixar os contatos do Nubank em caso de maiores dúvidas.

Você pode contactar o Nubank através do telefone 0800 591 2117 (disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana). O Nubank coloca ainda à sua disposição o “Fale com a gente” através do e-mail meajuda@nubank.com.br. Após o seu contato com esses canais de atendimento, se você ainda não se sentir satisfeito com as soluções apresentadas, você poderá recorrer à Ouvidoria através do telefone 0800 887 0463 (que funciona em dias úteis, das 9h às 18h, horário de Brasília).

13 curtidas

Boa tarde,
Nos últimos dias o rendimento da caixinhas de vocês caíram de muito?
Meu rendimento diário na caixinha era de aproximadamente R$90,00.
Há 10 dias o valor está oscilando muito, sendo que em alguns dias chegou ao rendimento de R$8,52; R$44,77; R$ 54,41.
Eu sei que pode ocorrer variações de rendimento na caixinha, porém nunca vi ocorrer quedas tão bruscas.

1 curtida

:thinking:

Boa noite,

Deixa ver se eu entendi;

• O rendimento diário ante era de R$90,00 por dia.
  • Há 10 dias, o valor do rendimento diário está em 8,52/44,77/54,41…

De R$90,00 para R$8,52, depois R$44,77 e R$54,41 é um rendimento muito diferente.

Na minha teoria, no mesmo dia teve retirada de valores e entrou novos valores. Mas, do tipo muito dinheiro para sair de 8,52 para 44,77…

Hum… Lembrei.

A sua caixinha deve ser em RDB 30 dias, onde o rendimento dos primeiros 30 dias é pago no 1° dia do 2° mês, sem o IOF.

Igual a conta do nubank, onde a partir do 1° dia do 2° mês começa a render diariamente. E o rendimento do 1° mês é pago de uma só vez no dia 1° do 2° mês.

Então, para confirmar, olha na sua lista de deposito do fundo para ver o dia que o rendimento desse dinheiro de 1 mês atrás entrou. Provavelmente colocou algum dinheiro em novembro e 30 dias depois, recebeu o acumulativo e de um dia pro outro está recebendo já o diário desse montante. Por isso, não subiu tanto de 44,52 para 54,77.

Na prática, sem calcular, só para exemplificar, seria assim;

• R$1 mil investidos na caixinha durante todo o ano, rendendo diariamente R$8 reais;
  • Aplicou R$3 mil no dia 29 de novembro no RDB dos 30 dias na caixinha, e recebeu hoje, o rendimento total dos 30 acumulados = R$32,00.

O que antes rendia só R$8,00 por dia, passou a render R$10,00 por dia, onde, 54-44 = 10 reais por dia. E somando os 32 deste montante novo+ os 8 diários, totalizou em 44 reais

Veja que recebeu os R$44 referente ao acumulo do 1° mês, agora desse novo montante você está recebendo +2,00 reais todo dia. Logo, os 8 reais dos 1 mil investidos + os 2 reais dos 3 mil investidos, resultará em R$10,00. Onde, saiu de 44 + 10 = R$54,00.

E que nessa sequência, baseado nos juros compostos, vai ter dias que serão R$11,00 por dia se considerar apenas estes valores investidos. Ex: Amanhã com os R$10 diários, este montante será de R$64,00.

Sobre os R$ 90 passou pra R$54,00 deve ter tido come-cotas de novembro e que afetou vários depósitos ou teve retiradas do fundo… E isso cortou o rendimento para depósitos mais longos que rendem mais.

Na dúvida converse com o chat, sobre as caixinhas e onde procurar tais informações…

4 curtidas

Obrigado pela resposta.
Vou aguardar mais alguns dias, já que o CDI das caixinhas tem alterado bastante.
Entretanto o rendimento diário ficava entre R$85,00 - R$90,00 há alguns meses.
Sem que eu tenha feito retiradas ou aplicações nos últimos 60 dias.

3 curtidas

Olá pessoal, feliz 2025 com muita saúde e peosperidade!
Até o final de dezembro eu conseguia simular o valor de quanto desejava guardar mensalmente e a estimativa de juros.
Agora a gente insere o valor e só mostra o mes que o objetivo será alcançado, sem os cálculos.
A função foi retirada.
Aquilo era bacana!

4 curtidas

Concordo!

Feliz 2025!

6 curtidas

Pessoal, eu deixei um dinheiro na caixinha e diz que tá pra vencer em janeiro do ano que vem só, só que pelo o que eu saiba a caixinha tu tira a hora que quiser né?

2 curtidas

Oi, Lucas.
Você pode retirar quando quiser, mas todos seus depósitos ficam com vencimento, dependendo do tempo que você escolheu quando criou a caixinha.

10 curtidas

Bem-vindo, Lucas! Todos os RDBs com resgate a qualquer momento sempre vão ter vencimento de 2 anos, mas você ainda vai conseguir resgatar normalmente dentro desse período :wink:

9 curtidas

Meu dinheiro que estava na caixinha disse que foi resgatado porém não caiu nada na minha conta

2 curtidas

Se foi efetuado resgate de valores da Reserva de Emergência, o valor estará na conta em até 1h.

Se foi efetuado resgate de valores de qualquer outra caixinha, o prazo é de 1 dia útil, ou seja, irá cair no próximo dia útil seguinte ao pedido.

5 curtidas

Entre na caixinha resgatada e verifique qual foi a carteira investida e lá mesmo você encontra os prazos e também os horários de resgate, a caixinha do cartão por exemplo é liberada imediatamente, já Fundos, Tesouro e Bolsa tem regras específicas.

1 curtida