Olá.
Sou usuária das caixinha Nubank e tenho notado que, quando coloco dinheiro lá, os valores rendem, mas quando vou retirar, mesmo bastante tempo depois (tenho caixinhas há anos) o dinheiro não sai todo, ficando uma parte retida. Porque isso acontece? Não é resgate diário? Eu sinto que perdi R$12 em uma retirada e quase R$300 em outra. Se o resgate é diário, não poderia retirar quando quisesse? Há alguma coisa que posso fazer para não “perder” o dinheiro guardado na caixinha?
Basicamente existem duas taxas que são descontadas quando for efetuado um resgate de valores:
IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): Esse imposto diminui, com o passar do tempo, até zerar após 30 dias.
IR (Imposto de Renda): Esse imposto diminui, com o passar do tempo, até chegar ao valor fixo de 15% (imposto mínimo a ser cobrado).
Além dessas duas taxas, alguns investimentos podem ter outras taxas (normalmente taxas administrativas e de desempenho).
No caso das caixinhas do Nubank, o valor principal mostrado é o valor bruto (sem descontar as taxas). Você precisa verificar o valor líquido, que é justamente o valor possível de ser resgatado (já descontando todas as taxas).
OBS: Para casa novo aporte, a contagem de tempo para zerar o IOF e reduzir o IR é independente. Ou seja, se você efetuar 5 aportes em datas diferentes na mesma caixinha, cada aporte terá um prazo diferente para redução de impostos.
Obrigada pela resposta. Permaneço com uma dúvida: então, nesse caso, eu sempre vou pagar para usar as caixinhas, mesmo após 30 dias, considerando que terei 15% de IR a ser descontado?
Olá @KELLY_COELHO boa tarde.
Nesse caso você paga imposto referente ao valor de rendimento. Esse valor é cobrado no resgate. Se você observar no detalhamento da caixinha tem separado o valor liquido e valor bruto da mesma.
Você vai sempre pagar. Como comentou o @Mauricio_Martiniano você pode ver os valores que você tem para resgatar e os valores que foram cobrados .
Seja bem-vinda a comunidade NC!
Foi tirado da minha caixinha, um valor de 17.000 mil e poucos, sem eu saber, e são várias chaves Pix, entrei em cntt com o nubank, e estou esperando, pra ver se eles realmente vai mim ajuda, será que eu perdi meu dinheiro. Demorei tanto pra junta😢
Adriana, você fez o passo correto, entrar em contato com o Nubank, agora é aguardar, espero que resolvam. Avisa depois aqui na comunidade se deu certo.
Mesmo assim, irei deixar os contatos do Nubank em caso de maiores dúvidas.
Você pode contactar o Nubank através do telefone 0800 591 2117 (disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana). O Nubank coloca ainda à sua disposição o “Fale com a gente” através do e-mail meajuda@nubank.com.br. Após o seu contato com esses canais de atendimento, se você ainda não se sentir satisfeito com as soluções apresentadas, você poderá recorrer à Ouvidoria através do telefone 0800 887 0463 (que funciona em dias úteis, das 9h às 18h, horário de Brasília).
Boa tarde,
Nos últimos dias o rendimento da caixinhas de vocês caíram de muito?
Meu rendimento diário na caixinha era de aproximadamente R$90,00.
Há 10 dias o valor está oscilando muito, sendo que em alguns dias chegou ao rendimento de R$8,52; R$44,77; R$ 54,41.
Eu sei que pode ocorrer variações de rendimento na caixinha, porém nunca vi ocorrer quedas tão bruscas.
Boa noite,
Deixa ver se eu entendi;
- O rendimento diário ante era de R$90,00 por dia.
- Há 10 dias, o valor do rendimento diário está em 8,52/44,77/54,41…
De R$90,00 para R$8,52, depois R$44,77 e R$54,41 é um rendimento muito diferente.
Na minha teoria, no mesmo dia teve retirada de valores e entrou novos valores. Mas, do tipo muito dinheiro para sair de 8,52 para 44,77…
Hum… Lembrei.
A sua caixinha deve ser em RDB 30 dias, onde o rendimento dos primeiros 30 dias é pago no 1° dia do 2° mês, sem o IOF.
Igual a conta do nubank, onde a partir do 1° dia do 2° mês começa a render diariamente. E o rendimento do 1° mês é pago de uma só vez no dia 1° do 2° mês.
Então, para confirmar, olha na sua lista de deposito do fundo para ver o dia que o rendimento desse dinheiro de 1 mês atrás entrou. Provavelmente colocou algum dinheiro em novembro e 30 dias depois, recebeu o acumulativo e de um dia pro outro está recebendo já o diário desse montante. Por isso, não subiu tanto de 44,52 para 54,77.
Na prática, sem calcular, só para exemplificar, seria assim;
- R$1 mil investidos na caixinha durante todo o ano, rendendo diariamente R$8 reais;
- Aplicou R$3 mil no dia 29 de novembro no RDB dos 30 dias na caixinha, e recebeu hoje, o rendimento total dos 30 acumulados = R$32,00.
O que antes rendia só R$8,00 por dia, passou a render R$10,00 por dia, onde, 54-44 = 10 reais por dia. E somando os 32 deste montante novo+ os 8 diários, totalizou em 44 reais
Veja que recebeu os R$44 referente ao acumulo do 1° mês, agora desse novo montante você está recebendo +2,00 reais todo dia. Logo, os 8 reais dos 1 mil investidos + os 2 reais dos 3 mil investidos, resultará em R$10,00. Onde, saiu de 44 + 10 = R$54,00.
E que nessa sequência, baseado nos juros compostos, vai ter dias que serão R$11,00 por dia se considerar apenas estes valores investidos. Ex: Amanhã com os R$10 diários, este montante será de R$64,00.
Sobre os R$ 90 passou pra R$54,00 deve ter tido come-cotas de novembro e que afetou vários depósitos ou teve retiradas do fundo… E isso cortou o rendimento para depósitos mais longos que rendem mais.
Na dúvida converse com o chat, sobre as caixinhas e onde procurar tais informações…
Obrigado pela resposta.
Vou aguardar mais alguns dias, já que o CDI das caixinhas tem alterado bastante.
Entretanto o rendimento diário ficava entre R$85,00 - R$90,00 há alguns meses.
Sem que eu tenha feito retiradas ou aplicações nos últimos 60 dias.
Olá pessoal, feliz 2025 com muita saúde e peosperidade!
Até o final de dezembro eu conseguia simular o valor de quanto desejava guardar mensalmente e a estimativa de juros.
Agora a gente insere o valor e só mostra o mes que o objetivo será alcançado, sem os cálculos.
A função foi retirada.
Aquilo era bacana!
Concordo!
Feliz 2025!
Pessoal, eu deixei um dinheiro na caixinha e diz que tá pra vencer em janeiro do ano que vem só, só que pelo o que eu saiba a caixinha tu tira a hora que quiser né?
Oi, Lucas.
Você pode retirar quando quiser, mas todos seus depósitos ficam com vencimento, dependendo do tempo que você escolheu quando criou a caixinha.
Bem-vindo, Lucas! Todos os RDBs com resgate a qualquer momento sempre vão ter vencimento de 2 anos, mas você ainda vai conseguir resgatar normalmente dentro desse período
Meu dinheiro que estava na caixinha disse que foi resgatado porém não caiu nada na minha conta
Se foi efetuado resgate de valores da Reserva de Emergência, o valor estará na conta em até 1h.
Se foi efetuado resgate de valores de qualquer outra caixinha, o prazo é de 1 dia útil, ou seja, irá cair no próximo dia útil seguinte ao pedido.
Entre na caixinha resgatada e verifique qual foi a carteira investida e lá mesmo você encontra os prazos e também os horários de resgate, a caixinha do cartão por exemplo é liberada imediatamente, já Fundos, Tesouro e Bolsa tem regras específicas.