Me conta como você controla seus gastos diários e mensais

Eu faço uma “planilha” à mão para controlar meus gastos diários/mensais… visualizo tudo o que rolou naquele mês e tento evitar certos “desperdicios” no mês seguinte.

3 curtidas

Boa idéia @celio_brandao

1 curtida

Eu estou usando os apps Olivia e GuiaBolso, integro minhas contas e funciona bem :slightly_smiling_face:

3 curtidas

Eu tenho usado A Olívia💚 acho que ela é bem melhor e tem integração com várias contas.

Esse aplicativo é de grande ajuda pra controlar os gastos e economizar dinheiro.
https://oliviaai.app.link/uIsLyKsot3

1 curtida

Planilha Google Docs.

Acesso pelo computador e por aplicativo no celular em qualquer lugar. Bem prático!

1 curtida

Eu uso o bom e velho Excel mesmo. Coloco no OneDrive e acesso de qualquer lugar :wink:

1 curtida

Utilizo um app chamado YNAB (You Need a Budget). Ele é uma planilha bem estruturada. Daria para fazer algo similar no excel ou google drive, mas eles fizeram um bom trabalho deixando tudo bastante responsivo e organizado.

A estratégia proposta pelo app é de fazer orçamentos pessoais com todo o dinheiro que você tem disponível para gastar, e não com o que vai receber. E o bom disso é que você assim que recebe algum pagamento, já é incentivado a ir no aplicativo e distribuir o que recebeu entre as categorias de orçamento do mês.

Parte vai para o aluguel, parte para compras de mercado, parte é o que fica separado para poupar…

E uma outra coisa bacana é a possibilidade de orçar para compras futuras. Em novembro tem a feira do livro da USP, e eu gosto de guardar dinheiro para comprar a maioria dos livros que vou ler no ano lá, porque é muito mais barato. Então costumo gastar um monte quando vou. É um valor alto para pagar em um mês, então o ideal é separar um pouco todo mês. Então no YNAB eu coloco uma meta de quanto pretendo gastar em livros em novembro. E ele automaticamente calcula quanto tenho que colocar por mês. Aí no começo de cada mês, assim que recebo um pagamento, eu separo essa quantidade. Isso me permite ver quanto sobrou de dinheiro disponível para o mês atual e eu sei que, mesmo tendo dinheiro em conta, eu não tenho tudo disponível para o mês. Porque parte é para outras coisas em outros meses. Como o app só mostra o disponível que foi orçado, eu abstraio a quantidade de dinheiro que eu tenho e só trabalho com o que eu me permito gastar.

Claro que nem sempre dá certo, hehe, é um esforço constante.

1 curtida

Eu uso app para anotar meus gastos, mas anotar mesmo, todos. Anoto quanto recebo no mes e quanto saiu, assim sempre tenho o balanço exato de quanto sobra a cada mês e tudo mais. Por mais doido que pareça é a unica forma que encontrei, pois sempre acaba passando algumas coisas e depois vira uma bola de neve.

Por isso anoto tudo no app no mesmo momento em que gastei.

1 curtida

Comparando somente o Necessário. Faço meu salário render.
Nessa quarentena trabalhando em casa acordando mais tarde ou seja Comendo e engordando hahahaha @Celio_brandao

Né! Tente fazer… assim veras os possíveis gargalos financeiros

Já ouvir falar nesses apps,mas ainda não usei (testei)

Vou testar. Espero que seja bom mesmo

Ah sim! Legal! Não tenho muita intimidade com apps/programas de planilhas, tipo excel

Que massa! Vou tentar assistir uns tutoriais para desenvolver a minha intimidade com o excel e vou fazer isso.

Interessante!

Certo! Ter sempre o controle das finanças é fundamental

E economizando também viu!

1 curtida

você consegue integrar o nubank no ynab?