MED - Mecanismo Especial de Devolução

Se você foi vitima de um golpe ou fraude, onde os seus recursos foram transferidos por PIX para outra Instituição Financeira você pode acionar o MED e conseguir recuperar esse valor ou parte dele.

Como funciona:

A sua Instituição faz uma Notificação de Infração (NI) que é direcionada para a Instituição que recebeu o PIX. Eles fazem uma análise e caso aceitem a NI, o Nubank faz o pedido de devolução que é respondido com um PIX de devolução que pode ser integral ou parcial, vai depender se existe saldo ou não na conta do golpista.

É importante acionar o MED para que ocorra o registro que aquela pessoa está usando o PIX para aplicar golpes e praticar crimes e isso tudo fica registrado na DICT(Lá no Banco Central).

15 Likes

O próprio Banco Centrar disponobilizou um vídeo explicando bem tudo sobre o MED :rocket: :money_mouth_face:

19 Likes

Não fazia ideia que existia isso.

13 Likes

PIX ficando cada vez mais seguro.

9 Likes

Olha só, muito interessante e relevante a informação, obrigada por trazê-la até nós :clap:t2:

12 Likes

Olá, como faço pra acionar o MED?

@Kariny_Honorio seja bem vinda à comunidade. :point_up:t5: :point_up:t5: Respondi acima, inclusive com vídeo do Banco do Brasil, como acionar o MED

3 Likes

Sofri um golpe e solicitei o estorno do pix pelo nubank. Foi aí que soube da existência do MED.

O que não entendi é isso de que só devolvem se houver saldo na conta do golpista. nunca haverá, eles sempre transferem o valor de conta pra conta até sacarem o dinheiro. Me digam, qual é o bandido que recebe o pix e deixa parado na conta por 10 dias corridos?

Nenhum, mas ele pode transacionar outros valores na conta sejam eles lícitos ou não. Antes do MED não existia nenhum mecanismo, a não ser a Justiça. É importante que o MED sempre acionado de forma tempestiva para que a outra IF receba a notificação e possa atuar: encerrando a conta, bloqueando valores.

É importante destacar que o MED deve ser acionado apenas em caso de golpe ou fraude, outras situação não podem ser tratadas via MED

5 Likes