MED - Mecanismo Especial de Devolução

Se você foi vitima de um golpe ou fraude, onde os seus recursos foram transferidos por PIX para outra Instituição Financeira você pode acionar o MED e conseguir recuperar esse valor ou parte dele.

Como funciona:

A sua Instituição faz uma Notificação de Infração (NI) que é direcionada para a Instituição que recebeu o PIX. Eles fazem uma análise e caso aceitem a NI, o Nubank faz o pedido de devolução que é respondido com um PIX de devolução que pode ser integral ou parcial, vai depender se existe saldo ou não na conta do golpista.

É importante acionar o MED para que ocorra o registro que aquela pessoa está usando o PIX para aplicar golpes e praticar crimes e isso tudo fica registrado na DICT(Lá no Banco Central).

29 curtidas

O próprio Banco Centrar disponobilizou um vídeo explicando bem tudo sobre o MED :rocket: :money_mouth_face:

24 curtidas

Não fazia ideia que existia isso.

15 curtidas

PIX ficando cada vez mais seguro.

9 curtidas

Olha só, muito interessante e relevante a informação, obrigada por trazê-la até nós :clap:t2:

12 curtidas

Olá, como faço pra acionar o MED?

1 curtida

@Kariny_Honorio seja bem vinda à comunidade. :point_up:t5: :point_up:t5: Respondi acima, inclusive com vídeo do Banco do Brasil, como acionar o MED

3 curtidas

Sofri um golpe e solicitei o estorno do pix pelo nubank. Foi aí que soube da existência do MED.

O que não entendi é isso de que só devolvem se houver saldo na conta do golpista. nunca haverá, eles sempre transferem o valor de conta pra conta até sacarem o dinheiro. Me digam, qual é o bandido que recebe o pix e deixa parado na conta por 10 dias corridos?

6 curtidas

Nenhum, mas ele pode transacionar outros valores na conta sejam eles lícitos ou não. Antes do MED não existia nenhum mecanismo, a não ser a Justiça. É importante que o MED sempre acionado de forma tempestiva para que a outra IF receba a notificação e possa atuar: encerrando a conta, bloqueando valores.

É importante destacar que o MED deve ser acionado apenas em caso de golpe ou fraude, outras situação não podem ser tratadas via MED

9 curtidas

Depois de realizado o MED, e a conta na qual seria descontada o valor estiver zerada, pode-se pedir posteriormente ao Nubank para realizar o processo novamente? Na esperança de haver algum saldo na conta. Ou depois de aplicado o MED se da por encerrado a situação?

1 curtida

Não! O MED só pode ser acionado uma única vez por transação pix

2 curtidas

Eu fiz isso e não recuperei até hoje, em um templ super habil! Do Nubank para o 99 (Estava uma campanha de trader irresistivel)… 5.000, tudo que eu tinha na época. Assim que o dinheiro chegou eles bloquearam a conta a alegaram que estava no meu nome mas em outro cpf. Liguei na ouvidoria, no bacen, etc… Nada resolvido :face_with_peeking_eye:

1 curtida

Como vc envio do nubank para o 99. Você precisa acionar o nubank e pedir para que eles iniciem o MED, você tem até 80 dias após a transação.

Provavelmente não gere devolução por que passou muito tempo e a conta tenha sido zerada, mas o importante que esse processo fica registrado no sistema do bacen e pode ajudar na prevenção por parte dos bancos.

Quando essa pessoa for aplicar um golpe, terá um histórico registrado no sistema do PIX.

Você também pode procurar a defensoria ou entrar nas pequenas causas.

5 curtidas

Bem lembrado @Rennan1 :clap:t5::clap:t5:

3 curtidas

Novidades no MED

O MECANISMO ESPECIAL DE DEVOLUÇÃO está em constante evolução.

Os manuais foram atualizados pelo Banco Central para que fique claro que a Notificação de Infração(NI) seja aberta imediatamente após a reclamação do cliente.
É importante que você registro um Boletim de Ocorrência, mas o Banco não pode negar a abertura devido à ausência do BO.

Outra evolução é a obrigatoriedade do Banco realizar bloqueios múltiplos durante a análise da NI e nos casos de devolução parcial o monitoramento da conta de destino até que complete 90 dias da transação contestada.

3 curtidas

00043133765 Protocolo - Sofri um golpe de fraude virtual, por um estelionatário, em 19/12/2022.

Ato contínuo, ao detectar minutos após, que fui vítima de um crime, entrei em contato com a instituição da Nubank, via call center, pedindo auxílio imediato, e o bloqueio da transferência no valor de R$ 15.000,00 – (quinze mil reais), via pix, direcionado a Instituição C6Bank SA - e foi me informado que ambas as contas seriam congeladas, até que se apurasse todos os dados, com a consequente devolução do numerário.

Tendo em vista que, foi feito sobre a égide fraudulenta, e de plena e inequívoca oposição de minha parte.

O colaborador da Instituição que tenho conta, qual seja: Nubank, me orientou na ligação telefônica que: ambas as contas seriam congeladas, a minha e a da conta do estelionatário, pois iriam entrar em contato com a empresa C6Bank/Destinatário, e que seria aberta a minha solicitação urgentemente, para que ocorresse a volta do meu dinheiro brevemente e de forma integral, porém, mesmo eu ligando e enviando e-mails, sigo sem posicionamento e devolução do valor.

Requeri no mesmo dia da fraude, pouco tempo após o procedimento, que fosse instaurado o sistema do Mecanismo Especial de Devolução(MED), da prática criminosa que fui acometida.

Para que o banco entrasse em ação instantânea apurativa e preventiva, tomando as providências necessárias, para que ocorresse a devolução do valor total do pix.

Todavia, sigo sem nenhum tipo de devolução e/ou informação por parte do Nubank, hoje dia 28/12/2022…

Boletim de ocorrência, realizado.

Você já deveria ter recebido a resposta! Oriento solicitar os dados como a hora que a notificação de infração foi aberta, caso ela tenha sido aberta de forma intempestiva você deve procurar os seus direitos.

Poderia nos atualizar sobre o andamento? É importante para que outras pessoas que passem pelo mesmo problema, possam saber o que fazer e o tempo de demora.

1 curtida

Olha eu cai em um golpe e to desesperada para conseguir meu dinheiro de volta

1 curtida

Boa tarde, cai no golpe do PIX, onde foi TRANSFERIDO dois pix no dia 20/03/2023 da minha conta para uma outra pessoa totalizando o valor de 891.98. Entrei em contato com o NUBANK e infelizmente não tive o estorno do dinheiro, em resposta recebi um e-mail da NUBANK pedindo para ter calma. O dinheiro era para fins de contas particulares (PAGAMENTO ÁGUA,LUZ, …). Estou indignada, principalmente em tempos de crise econômica e endividamento, fui muito prejudicada!!. Fiz o Boletim de ocorrência e enviei para o banco e entrarei com processo contra o banco caso nada foi feito. Os criminosos se aproveitam da situação financeira delicada das pessoas para roubar dinheiro eles se passam por instituições confiáveis e simplesmente transferem um valor da sua conta.