Melhor corretora para transferência dos ativos?

Bem, como sugerido pela propria nubank, vou transferir meus ativos de renda variável pois está sem condições esse app, o responsável pela migração certamente nunca foi um investidor PF.

Dito isso, quais corretoras vocês recomendariam? Quanto mais parecida com o falecido Nuinvest, melhor.

13 curtidas

Olha… Eu não faria isso no momento. Mas, como sugestão, se vale de algo. Vamos sugerir melhorias por aqui e fazer a corretora, a nossa cara.

Vejo que tem membros do Nu aqui recolhendo feedbacks. E com a sua ajuda e com o máximo de detalhes e experiência você pode ajudar na melhor forma possível transformando em um app que gostaria de ter. :index_pointing_at_the_viewer:

14 curtidas

@Daniel_Velho se quiser dar uma conferida no que está sendo pedido e as providências tomadas pelo Nubank, da uma olhada aqui:

6 curtidas

Eu tenho coisas na XP e no banco Inter e gosto mais do segundo, mesmo tendo coisas como proventos caindo diretamente na conta-corrente e precisando fazer contas pra saber meu saldo já que ele só desconta o valor da renda variável em D+2.

Deixo a conta de lá só para investimentos e tem funcionado bem. A XP é boa também, mas tem corretagem para ações.

2 curtidas

Alguém investe pela Toro?

2 curtidas

Na ordem (pela minha experiência pessoal), as melhores alternativas são:

  1. Inter Invest (Banco Inter);
  2. C6 Invest (C6 Bank);

Alguns clientes estão optando pelo BTG Pactual ou XP Investimentos, porém, como nunca utilizei essas instituições não posso opinar sobre suas especificidades.

11 curtidas

Pelas pesquisas que fiz não há nada parecido no mercado, toda corretora que vi tinha algum problema ou me parecia mais confusa.

Vou trazer algumas considerações minhas, bom que fica disponível para todos aqueles que tiverem pensando em sair da Nubank/Nuinvest.

  • Se você só investe em renda fixa e fundos imobiliários você tem BTG e XP como opções, mas vai pagar corretagem para ações, ETFs e outros ativos de renda variável.
  • Banco Inter é muito similar à Nubank tudo integrado, mas muitas pessoas vivem reclamando de ativos que somem do nada, saldos que desaparecem do nada, fora a confusão que você compra tipo uma ação e o saldo fica na conta ainda.
  • Rico é uma versão idêntica da XP, mas para iniciantes e com taxa zero para tudo, só vi problema mesmo na transferência de custódia (caso você quiser sair de lá por algum motivo), me pareceu mais burocrático.
  • Clear, Toro, Genial entre outras são opções talvez bem próximas (a nível de interface) da Nuinvest, mas por serem corretoras puras você vai ter que ficar mandando dinheiro para lá sempre, via TED provavelmente.
  • Íon (corretora do banco Itaú), taxa zero para tudo, app bem simples também, eu acho que o único defeito é eles não terem um Home Broker e tem coisas como fazer um agendamento de Tesouro Direto você precisa usar o próprio app do Itaú, proventos caem na conta corrente do bancão e então não me pareceu um app muito independente.
  • Corretoras que não cheguei a analisar, mas que também não investiria hoje seria C6, Ágora, Órama e alternativas como AUVP investimentos.

Por que ficar na Nubank/Nuinvest?

  • Corretagem zero para todos os ativos.
  • Facilidade pela recente integração de não precisar enviar/resgatar dinheiro para outro lugar.

Por que sair da Nubank/Nuinvest?

  • Se você estiver sem paciência para esperar por melhorias no app.
  • Se você já passou do nível iniciante e precisa de produtos melhores que não temos na Nubank.
10 curtidas

No banco inter que é o que tenho mais experiência nunca tive problemas com ativo sumindo, mas sobre o saldo é algo que pode atrapalhar ou ajudar em alguns casos.

É chato ter que ficar fazendo conta para saber se ainda pode comprar um ativo ou não, mas ao mesmo tempo acaba sendo bom poder comprar algo antes de ter o dinheiro em conta.

Ex: Tenho R$ 5 na conta e sei que vou receber R$ 5 de proventos de um FII amanhã. Posso lançar uma ordem de compra de um ativo que vale R$ 10 hoje porque esse valor só será descontado em D+2 e neste dia eu terei os R$ 5 + R$ 5 para serem descontados.

Uma coisa que tem no Inter também é o aluguel de ativos automaticamente. A taxa que eles cobram é muito alta, mas pode render uns dinheirinho dependendo de que ativos e a quantidade deles tem em conta.

3 curtidas

Isso soa bem arriscado kk.

Só me tira uma dúvida… quando compro uma ação/fundo imobiliário por exemplo no banco inter esse ativo já aparece automaticamente na minha carteira? Em resumo, só o saldo mesmo fica essa confusão de D+2 ?

Sim, pode ser arriscado, principalmente se você usa a conta deles como conta corrente (o que gera mais alterações ainda no saldo).

As coisas melhoram um pouco no dia seguinte, que esse saldo aparece como um débito agendado e as contas ficam mais fáceis.

Mas sobre sua dúvida, sim o saldo da ação já aparece em sua custódia antes do prazo de D+2.

Lembrando que D+2 é prazo que a B3 realmente faz a liquidação (antigamente a era D+3), a diferença é que tem corretora que já bloqueia o valor e outras não.

Outra coisa é que o banco inter não deixa a coisa tão solta assim, ele limita o quanto você pode gastar fazendo um conta com o que você tem de dinheiro e ativos. Ou seja, se der problema eles vão dar um jeito de pegar o que você tem para fazer a conta fechar :cold_face:

1 curtida

Não são todos os ativos disponíveis na NuInvest ou Nubank que possuem corretagem Zero.

É preciso verificar as especificidades de cada ativo, pois alguns tem Taxa de Corretagem, enquanto outros são livres de Taxas de Corretagem, mas possuem outras taxas embutidas.

Estar atento as peculiaridades, principalmente quando envolvem dinheiro, e que muitas vezes passam despercebidas, é algo crucial para evitar problemas futuros.

Link: Taxas e Preços - Taxa de corretagem - Investimentos | NuInvest

2 curtidas

Acho que atualmente dá para considerar sim que tudo é taxa zero, porque esses produtos que tinham taxas foram paralisados pela Nubank na integração, e ao menos no app não são acessíveis.

Deve ser tipo a XP que se você ficar devendo no cartão eles usam seus ativos como garantia…

Ainda sobre o Inter eu só usaria como corretora, não ficaria misturando com conta corrente e cartão.

1 curtida

Todas as corretoras de valores utilizam seus ativos (na corretora) como garantia de pagamento caso você fique devendo. Ou seja, eles podem vender seus ativos para quitar os débitos.

Isso está bem claro no contrato que todo mundo assina, mas ninguém lê! :man_shrugging:t2::rofl:

3 curtidas

Bom saber para não fazer aquela dívida de 1 milhão na nubank :grin:

Isso de dividendo caindo na minha conta corrente é horroroso, mistura tudo.
Já é mais do que motivo suficiente pra escolher outra corretora na minha opinião.
Frustante demais.

4 curtidas

Esse é o maior motivo de eu não esperar mais pra sair

1 curtida

Vc pode manter no Nubank, no qual acho o app bem ok… Ou abrir conta na corretora que desejar e solicitar a essa corretora que inicie procedimento de custódia de ativos.

Dá pra contratar ou ter gratuitamente caso você opere minicontratos. A versão paga mais barata sai por R$ 19,90 mensais.

1 curtida

Excelente avaliação @Lucas.b .
Muito esclarecedor.

2 curtidas