Melhores praticas para organizar investimentos

Boa tarde pessoal,

Investidor noob aqui, e gostaria de saber como vocês fazem para organizar seus investimentos. Vou explicar melhor com um exemplo:

Digamos que eu queira todo mês investir X reais em tesouro direto prefixado e selic para aposentadoria, e Y reais em LCI e CDA todo mês para uma viagem que estou planejando.

Até onde entendi, meus investimentos ficam tudo misturado lá no app. Se daqui há 2 anos eu quero retirar somente o que coloquei para a viagem, como vou saber quanto é?

Como vocês lidam com isso?

PS: criei uma conta de curioso no Warren, e eles tem uma funcionalidade exatamente para isso, eles dão a possibilidade de criar várias carteiras diferentes e organizar os investimentos dentro dessas carteiras.

Obrigado!
Gabriel

1 curtida

Boa tarde, @gabrielmulle.

No app da NuInvest, esses investimentos (Tesouro Selic, LCIs e CDBs) são todos mostrados separadamente. Inclusive, no caso de LCIs e CDBs, você pode adquirir títulos diferentes emitidos por instituições diferentes, e cada um vai aparecer separado do outro.

Realmente, no app da NuInvest não tem como vincular determinado investimento a uma finalidade e você mesmo vai ter que fazer esse controle ou usar uma ferramenta paralela que te ajude a fazer isso. O que você está descrevendo é similar uma funcionalidade que o Nubank tem, que são as caixinhas, mas não é algo integrado com os investimentos da NuInvest. Eu ainda não tenho essa funcionalidade habilitada, está em fase de testes, mas o pessoal fala sobre ela aqui.

Agora, se você já tem em mente que o que estiver no Tesouro é pra uma finalidade e o que estiver em CDB e LCI é para outra, vai ser fácil você mesmo separar :wink:. Na hora que começar a juntar mais :dollar: :dollar: :dollar: :dollar: para novas finalidades é que a necessidade de ter um controle melhor vai aparecer.

4 curtidas

Não existe essa mistura. Cada aplicação é independente.
Cada objetivo exige um investimento específico e essa é toda a separação efetivamente necessária.

10 curtidas

Na Warren vc investe na carteira deles, lá sim fica “misturado” mas vc divide as carteiras por metas, no caso, sua carteira da viagem vai ser só pra viagem e no prazo que vc definir.

No caso de outras corretoras como a Nu Invest, vc pode escolher investimentos individualmente e eu recomendo que vc invista mas fique atendo aos prazos de cada aplicação.

Se vc quer aplicar mensalmente, sugiro usar um fundo, o tesouro ou um CDB com alta liquidez. Pois se vc aplicar numa LCI (por exemplo) hoje, mês que vem se vc aplicar de novo vai contar como aplicações diferentes e não vão ficar juntas, cada uma com seu prazo individual.

10 curtidas

Não acredito que vc tenha entendido o problema que eu descrevi.

Obrigado pelas dicas pessoal.
Acredito que a única opção no momento é procurar alguma ferramenta ou app paralelo, como disse o @FernandoLacerda .

Não vi um problema no seu post.
Pode ser que você prefira organizar os recursos por temas, mas isso não te trará nenhum resultado objetivo. O que traz evolução ao patrimônio é escolher a aplicação adequada para cada propósito. TD Selic e prefixado, por exemplo, não são papéis recomendados para aposentadoria.

1 curtida