Queria sugerir ao time de segurança e outras melhorias do app que implemente algo muito interessante que vi em sendo utilizado em outro app: obrigatoriedade de uso da digital ou sistema de leitura facial (aquele sistema de leitura facial automatizada que o app utiliza para desbloquear a conta em novos dispositivos).
O motivo principal disso é que acredito que o uso da senha do aparelho não é um método seguro para desbloqueio do app.
A obrigatoriedade da biometria facial ou digital poderá evitar muitas fraudes que possam ocorrer com furto do aparelho, por exemplo.
Para associar um novo dispositivo a conta do Nubank é obrigatório o reconhecimento facial, inclusive ele é solicitado em algumas transferências atípicas e esse sistema é interno do aplicativo, funcionando em qualquer celular.
Já quando o dispositivo está autorizado, ele possui meios de acesso ao app usando os recursos de segurança do celular, como a digital ou reconhecimento facial do dispositivo, no caso do iPhone que utilizo, o SE 2020, ele possui o leitor digital, e é usando para desbloquear o celular e depois o aplicativo do Nubank, já os iPhones novos o Face ID que é um reconhecimento facial interno, também para desbloquear o celular e o aplicativo do Nubank.
Porém o Nubank precisa ser compatível com diversos modelos de celulares, e quando já autorizado, a única alternativa além de leitor de digital e reconhecimento facial, caso não possuam, seria a senha do app.
Em um caso que o celular é roubado, se ele estiver bloqueado, os criminosos não teriam acesso a ele, por não saberem a senha, nesse caso você consegue ligar a tempo para o Nubank e desautorizar o dispositivo.
Mas aí existem casos do celular ser roubado desbloqueado, quando está no painel do carro com o GPS aberto por exemplo e roubam pela janela.
Por causa dessas situações o Nubank por padrão trava o aplicativo toda vez que ele é fechado e exige o sistema de segurança do celular, seja senha, digital ou reconhecimento facial.
Está em desenvolvimento o “Modo Rua” que restringe o uso do app fora de áreas confiáveis, como sua casa ou trabalho, aqui fala mais um pouco:
Ainda sim, tudo isso não impede um sequestro e o uso da força para que o cliente faça transferência aos criminosos, em situações assim, o mais interessante seria um seguro, porém não tem por enquanto no Nubank.
Não acho que a biometria digital ia aumentar a segurança, já que com uma senha fraca no aparelho alguém pode inserir sua digital nas configurações de segurança.
Por isso sou contra abrir o app do banco com biometria, infelizmente, dos que uso aqui só o Itaú não permite isso
Já é possível usar os itens de segurança para login , próprios do celular , no app do Nubank!
Essa função “Modo Rua” é uma ótima opção para aumentar a segurança da nossa conta e acrescentando a ela, “ajustar os limites de pix”
e criar a “Lista de Confiança” para transferências,assim dificultamos a vida dos bandidos!
Sempre tendo em mente que são opções para qdo não estamos juntos com o maldito, nesses casos, não temos nada a fazer, a não ser cooperar para nossa própria proteção!
Já uso o modo rua e gosto bastante. Vejo como melhor opção usar a leitura por biometria, a mesma que já é utilizada na liberação do dispositivo, evitando o uso da senha do aparelho como o PIN que como informei, vi sendo usada em outro app.
Discordo, a biometria facial automatizada é bem segura. A obrigatoriedade de não usar a mesma senha do celular iria aumentar bastante a segurança do app. A grande maioria das pessoas usam senhas fracas em seus dispositivos.
Concordo no uso da biometria da digital, facial ou mesmo a leitura facial automatizada, mas a sugestão era não permitir que desbloqueasse o app do Nu com a senha do celular. A maioria das pessoas usam senhas fracas para desbloquear o dispositivo e liberar ela para abrir um app de banco é bem perigoso.
O Nubank deveria usar o mesmo tipo de segurança do NuInvest, lá, o acesso é pela senha da conta (que oferece maior segurança), mas é possível utilizar a biometria (que oferece mais agilidade), não sendo possível usar o PIN/senha do celular
Assim cada um usa de acordo com que considera melhor pra si
Exatamente! O uso da senha do celular é um grande perigo, vejo até como uma falha de segurança. Nem todo usuário se atenta a por uma senha de forte segurança, o celular da minha mãe mesmo ela usa um PIN bem fácil e o cartão/conta dela é Nubank.
Eu discordo, se fosse impossível outros apps não usariam. O Mercado Pago foi o meu exemplo e ele ou usa a digital cadastrada ou usa a leitura de biometria facial da facetec. Não permite usar o PIN de forma nenhuma, o que é uma grande melhoria de segurança.
Eu uso e gosto bastante dos recursos que o Nu tem hoje, o app evoluiu e muito nos seus parâmetros de segurança, só deveria abolir o acesso por senha do aparelho, principalmente o PIN que é sempre fraco e fácil, como datas de aniversário por exemplo.
A ideia é até legal, mas o que vai impedir essa pessoa que coloca senha fraca de celular de colocar outra senha fraca no app também? Ou até mesmo uma igual a do celular. Acredito que pelo fato dessa possibilidade, seria melhor manter a solução atual.