Melhorias nas funções de investimentos em bolsa de valores

Ao realizar transações na bolsa de valores pelo App do Nubank, me deparei com dois problemas, um de usabilidade e outro de política da instituição.

Primeiramente quanto à política, ao vender ativos, o resultado da venda só fica disponível para movimentações após 2 dias úteis. Aparentemente, isso se deve ao prazo de liquidação na B3, haja vista o resultado das vendas de ativos entrar como saldo da conta, disponível para resgate ou transferências.

Contudo, essa sistemática é equivocada do ponto de vista do investidor que liquida um ativo para adquirir outros, gerando um impedimento para novas transações com aqueles recursos. Logo, se eu realizo minha posição em um ativo, visando ao aproveitamento de uma oportunidade de mercado, eu só poderei fazer a compra 2 dias úteis depois.

Em outras corretoras isso não ocorre. Na Clear, por exemplo, se eu vendo um ativo, o recurso dele fica disponível imediatamente para novas transações de ações. No entanto, caso deseje sacar o valor, ele só estará disponível 2 dias úteis depois.

A sugestão, portanto, é permitir novas transações com o resultado da venda de forma imediata, travando o recurso por 2 dias úteis apenas para saques ou transferências.

A segunda sugestão é quanto à navegabilidade das ações favoritas. Para acessar minhas ações favoritas, é necessário executar 3 ou quatro passos, quando o ideal seria que os ativos/investimentos favoritos ficassem disponíveis para acompanhamento já na página de “Minha organização”, pelo app.

A ideia de uma conta de investimentos no mesmo ambiente de uma conta corrente pessoal é fantástica, mas é necessário garantir usabilidade, agilidade e integração, sob pena do Nubank não ter competitividade com relação às outras corretoras.

4 curtidas

Concordo com suas observações, especialmente sobre o tempo de liberação do valor da venda de ativos para novas compras. Isso coloca o Nubank em desvantagem frente à concorrência, pois pode fazer o cliente perder oportunidades de investimento. Às vezes, é necessário mudar de posição rapidamente, e no Nubank isso não é possível no momento. Espero que essa situação seja revisada, pois afeta significativamente os investidores. Em outras corretoras, o valor fica disponível imediatamente para novas compras, o que não ocorre no Nubank.