Menor de idade com crédito

Olá a todos e todas da comunidade ( ^∇^).

A um tempo atrás fiz um post, que você pode conferir aqui, que questionava o porquê de menores de idade não conseguirem criar uma conta do NuBank, e se isso pode tornar-se realidade no futuro.

Bom, mas o motivo do tópico não é para questionar sobre isso, e sim sobre crédito para menores de idade.

Menores de idade podem ter crédito?

O motivo da pergunta é bem simples, ontem um banco laranja, que você já deve saber qual é, me mandou um e-mail informando-me que eu tinha uma proposta de crédito no aplicativo. De cara eu já pensava que era um bug e eles tinham mandado o e-mail à pessoa errada.

Porém eles realmente me ofereceram R$ 1.000 de limite!

Mas estou confuso, afinal, eu tenho apenas 16 anos e achava que era impossível um menor de idade conseguir crédito em alguma instituição financeira (sim, eu procurei BASTANTE e não achei nada).

Sinta-se livre para comentar sobre ^^

2 curtidas

Pelo contrário, muitos bancos tradicionais concedem crédito para menores de idade. Eu mesma quase tive um cartão de crédito pelo BB nos tempos de adolescência. Eles liberaram 400 reais de limite, mas minha mãe optou pelo cartão pré-pago para poder controlar melhor meus gastos.

Para as fintechs que ainda estão fase de crescimento acredito que não seja interessante conceder crédito a quem não aufere renda, ao menos não enquanto tantos maiores de idade seguem tentando um lugar ao sol.

15 curtidas

Muito obrigado pelo comentário. Nunca pensei por esse lado, acho que esse banco, o qual citei, deu “a louca” e resolveu dar limite de R$ 1.000 para vários clientes de acordo com as postagens no Twitter que eu vi.

3 curtidas

Eu tive um cartão de crédito universitário do Banco Real quando comecei a faculdade! Tinha uns 400 de limite e era todo “diferentão”! Ah, lógico que eu atrasei alguns pagamentos e entrei no rotativo! :sweat_smile:

image

6 curtidas

Acredito que em pouco tempo , provavelmente o Nubank poderá mudar esse paradigma de conta para menores.

2 curtidas

kkkkkkkkk sua sinceridade é ótima @endydealmeida.
Também entendo que para empresas em fase de crescimento isso seja um risco que não estão dispostas a correr!

3 curtidas

Infelizmente isso pode acontecer quando se libera crédito para adolescentes! :sweat_smile:

Mas por outro lado acaba ensinando educação financeira desde cedo e o que fazer e o que não fazer! :wink:

3 curtidas

Não é proibido, Cada instituição determina a idade minima para abertura de conta.
Para a abertura de conta não ha idade minima desde de que um maior de 18 anos informe os dados como responsável, Todos os grandes bancos trabalham com esta modalidade, algumas outras instituições digitais como Next (Bradesco), e Inter por por exemplo tem a modalidade.
Já para crédito a instituição não pode oferecer limites para menor de 16 anos.
Não é permitido a inclusão de menores de 18 anos não podem ser negativados, mas podem ter cartao de crédito e fazer negocios acompanhados pelos responsáveis.
Como entre 16 e 18 não pode ser negativado ou arcar com as dividas, a mesma recai sobre os pais, são eles que serão negativados e terão de honrar a divida. Para tal a instituição precisa garantir que a assinatura do responsável foi coletada.

Resumindo, não é proibido oferecer limites para menores de idade, mas é necessario aprovação dos pais e existem alguns cuidados e restrições.

Se foi aprovado com 16 anos, use com responsabilidade e novas portas vão se abrir com o tempo.

A regra para cartao adicional varia entre as instituições. A idade minima no Brasil é 10 anos dependendo da instituição.

4 curtidas

Sim @endydealmeida como tudo tem seus prós e contras!

1 curtida

Sim com tudo tem seu própria é conta

Eu queria um cartão

1 curtida

Olá @Vitor_gabriel, qual sua idade?

1 curtida