Menos trabalho "manual" e mais aplicativo

Estou em contato com o suporte do Nubank. Perguntei onde poderia exportar minhas faturas em formato CSV, algo que era possível quando o site estava no ar. A atendente me disse que agora é necessário fazer essa solicitação por atendimento, já que não há mais acesso ao site para pessoa física e o aplicativo não tem essa funcionalidade. Em outras palavras: todo mês terei que gastar meu tempo pedindo a fatura em CSV e alguns empregados do Nubank terão que perder tempo também para me atender, extrair os dados e me enviar. Não seria mais fácil criar uma função para isso no aplicativo? Vale notar que o app permite exportar o extrato de movimentações da conta para CSV. Por que não habilitar essa função para o cartão? Outra vez tive que solicitar “manualmente” a alteração da data de vencimento da fatura. A data que eu desejava não estava disponível para escolha no aplicativo, mas era possível fazer a mudança pelo chat. Ora, se eu podia escolher aquele dia via atendente, qual o problema de permitir isso também pelo aplicativo automaticamente?
Escrevi esse relato porque estou notando uma tendência no Nubank de retirar funções e delegar o atendimento de demandas dos consumidores para o suporte, ou seja, para o modo “manual”, em que é necessário fazer a solicitação e esperar que um empregado do banco realize a tarefa pedida. Não vejo isso como uma evolução, mas como um retrocesso. Então aqui vai minha sugestão: devolver funções ao aplicativo, como exportar a fatura para arquivo CSV e permitir a alteração da data de vencimento, do mesmo jeito que é possível via atendimento. Outra: acrescentar funções, como de controle financeiro e de investimento, como vários usuários aqui já solicitaram, especialmente após o fim da Nuinvest.

5 curtidas

No e-mail que enviaram aos clientes sobre o fim do acesso através do navegador deu a entender que seria um recurso em app, espero e torcemos que seja liberado com tempo pra suprir a necessidade de solicitar o atendimento.

9 curtidas

Verdade, mas espero que não haja essa tendência de “cortar” serviços. Quando observo o cenário, minha impressão é que o Nubank está retirando funcionalidades e, principalmente, facilidades. Há o caso do fim da Nuinvest, do acesso como pessoa física ao site, do programa Nucoins, etc. E não vejo nada “chegando”, é só “saindo”. Por exemplo, a área de investimentos do aplicativo deveria ter sido reformulada meses atrás, mas até agora ficou na promessa. Talvez seja o espírito de 2024, né? Ano de campanha, aí “pegou” aquela mania dos candidatos de prometer tudo e não entregar nada. :laughing:

3 curtidas

Concordo em gênero, número e grau. Deviam dirigir os esforços dos atendentes para efetuarem uma quantidade menor de atendimentos, mas com excelência, e evitar ocuparem os mesmos com tarefas que podem facilmente serem automatizadas.

1 curtida

Esta funcionalidade de exportar os arquivos CSV, PDF ou OFX já está disponível diretamente no app ao consultar as faturas fechadas. Basta clicar em um botão que é exibido no canto superior da tela e escolher o formato desejado. O arquivo será enviado por email.

Inclusive postei o comentário abaixo em outro post: Como exportar fatura em OFX sem o site para cliente PF? - #17 de Danielbighelini

6 curtidas

@Danielbighelini , aqui não está aparecendo essa opção. Ressalto que a atendente do próprio Nubank no chat me confirmou que essa funcionalidade não estava disponível. Talvez seja mais um dos casos em que o Nubank libera uma funcionalidade apenas para alguns. Já sabemos que há inúmeros exemplos de situações assim, em que um cliente pode fazer algo no aplicativo e o outro não pode. Quando me deparo com isso eu fico pensando que, na verdade, já não há mais um Nubank, são vários Nubanks. Acho que podiam lançar uma campanha: qual é o seu Nubank?
Já escuto até o locutor dizendo: “O Nubank do Pedro pode fazer X, já o Nubank da Jéssica pode Y, enquanto que o da Viviane permite fazer Z. Qual Nubank é o seu?:laughing:
E aqui (acima) está mais uma ideia e sugestão para o Nubank, mas desta vez para uma campanha de marketing.

3 curtidas

Provável que seja isso mesmo @igorafm . A funcionalidade já chegou para alguns e deve estar sendo liberada aos poucos para os demais clientes.
Infelizmente temos que ter paciência e aguardar.
Menos mal que a funcionalidade já foi desenvolvida e atende a necessidade dos usuários.

5 curtidas

Para ser justo, preciso contar aqui que hoje recebi uma ligação do suporte do Nubank avisando que foi habilitada em meu aplicativo a função que permite exportar a fatura para OFX ou CSV. O atendimento do Nubank merece os parabéns! Só espero agora que todos os usuários possam usufruir dessa facilidade.

5 curtidas

Que bom que o Nubank está atento aos relatos dos usuários aqui na comunidade. Não é a primeira vez que vejo isso acontecer aqui…
Em breve isso deverá acontecer pra todos que precisem desta funcionalidade.

5 curtidas

Mas que implementação mais preguiçosa hein, só exporta data, descrição e valor.

Falta incluir no CSV:

  • Hora da compra
  • Valor total da compra
  • Cartão utilizado (4 digitos)
  • Categoria
  • Tags

Se tem a informação no sistema, então disponibiliza no CSV e deixa o usuário decidir se e como vai usar a informação.

2 curtidas

Concordo contigo @rpanachi . Estas informações deveriam ser exportadas também.
Tomara que o Nubank considere estas sugestões de melhoria.

3 curtidas