Estou em contato com o suporte do Nubank. Perguntei onde poderia exportar minhas faturas em formato CSV, algo que era possível quando o site estava no ar. A atendente me disse que agora é necessário fazer essa solicitação por atendimento, já que não há mais acesso ao site para pessoa física e o aplicativo não tem essa funcionalidade. Em outras palavras: todo mês terei que gastar meu tempo pedindo a fatura em CSV e alguns empregados do Nubank terão que perder tempo também para me atender, extrair os dados e me enviar. Não seria mais fácil criar uma função para isso no aplicativo? Vale notar que o app permite exportar o extrato de movimentações da conta para CSV. Por que não habilitar essa função para o cartão? Outra vez tive que solicitar “manualmente” a alteração da data de vencimento da fatura. A data que eu desejava não estava disponível para escolha no aplicativo, mas era possível fazer a mudança pelo chat. Ora, se eu podia escolher aquele dia via atendente, qual o problema de permitir isso também pelo aplicativo automaticamente?
Escrevi esse relato porque estou notando uma tendência no Nubank de retirar funções e delegar o atendimento de demandas dos consumidores para o suporte, ou seja, para o modo “manual”, em que é necessário fazer a solicitação e esperar que um empregado do banco realize a tarefa pedida. Não vejo isso como uma evolução, mas como um retrocesso. Então aqui vai minha sugestão: devolver funções ao aplicativo, como exportar a fatura para arquivo CSV e permitir a alteração da data de vencimento, do mesmo jeito que é possível via atendimento. Outra: acrescentar funções, como de controle financeiro e de investimento, como vários usuários aqui já solicitaram, especialmente após o fim da Nuinvest.
No e-mail que enviaram aos clientes sobre o fim do acesso através do navegador deu a entender que seria um recurso em app, espero e torcemos que seja liberado com tempo pra suprir a necessidade de solicitar o atendimento.
Verdade, mas espero que não haja essa tendência de “cortar” serviços. Quando observo o cenário, minha impressão é que o Nubank está retirando funcionalidades e, principalmente, facilidades. Há o caso do fim da Nuinvest, do acesso como pessoa física ao site, do programa Nucoins, etc. E não vejo nada “chegando”, é só “saindo”. Por exemplo, a área de investimentos do aplicativo deveria ter sido reformulada meses atrás, mas até agora ficou na promessa. Talvez seja o espírito de 2024, né? Ano de campanha, aí “pegou” aquela mania dos candidatos de prometer tudo e não entregar nada.
Concordo em gênero, número e grau. Deviam dirigir os esforços dos atendentes para efetuarem uma quantidade menor de atendimentos, mas com excelência, e evitar ocuparem os mesmos com tarefas que podem facilmente serem automatizadas.
Esta funcionalidade de exportar os arquivos CSV, PDF ou OFX já está disponível diretamente no app ao consultar as faturas fechadas. Basta clicar em um botão que é exibido no canto superior da tela e escolher o formato desejado. O arquivo será enviado por email.
Inclusive postei o comentário abaixo em outro post: Como exportar fatura em OFX sem o site para cliente PF? - #17 de Danielbighelini
@daniel.b , aqui não está aparecendo essa opção. Ressalto que a atendente do próprio Nubank no chat me confirmou que essa funcionalidade não estava disponível. Talvez seja mais um dos casos em que o Nubank libera uma funcionalidade apenas para alguns. Já sabemos que há inúmeros exemplos de situações assim, em que um cliente pode fazer algo no aplicativo e o outro não pode. Quando me deparo com isso eu fico pensando que, na verdade, já não há mais um Nubank, são vários Nubanks. Acho que podiam lançar uma campanha: qual é o seu Nubank?
Já escuto até o locutor dizendo: “O Nubank do Pedro pode fazer X, já o Nubank da Jéssica pode Y, enquanto que o da Viviane permite fazer Z. Qual Nubank é o seu?”
E aqui (acima) está mais uma ideia e sugestão para o Nubank, mas desta vez para uma campanha de marketing.
Provável que seja isso mesmo @igorafm . A funcionalidade já chegou para alguns e deve estar sendo liberada aos poucos para os demais clientes.
Infelizmente temos que ter paciência e aguardar.
Menos mal que a funcionalidade já foi desenvolvida e atende a necessidade dos usuários.
Para ser justo, preciso contar aqui que hoje recebi uma ligação do suporte do Nubank avisando que foi habilitada em meu aplicativo a função que permite exportar a fatura para OFX ou CSV. O atendimento do Nubank merece os parabéns! Só espero agora que todos os usuários possam usufruir dessa facilidade.
Que bom que o Nubank está atento aos relatos dos usuários aqui na comunidade. Não é a primeira vez que vejo isso acontecer aqui…
Em breve isso deverá acontecer pra todos que precisem desta funcionalidade.
Mas que implementação mais preguiçosa hein, só exporta data, descrição e valor.
Falta incluir no CSV:
- Hora da compra
- Valor total da compra
- Cartão utilizado (4 digitos)
- Categoria
- Tags
Se tem a informação no sistema, então disponibiliza no CSV e deixa o usuário decidir se e como vai usar a informação.
Concordo contigo @rpanachi . Estas informações deveriam ser exportadas também.
Tomara que o Nubank considere estas sugestões de melhoria.