Olá, amigos da comunidade,
Tenho uma ideia interessante a sugerir que pode ajudar a solucionar os problemas de segurança das comunicações do Nu através dos diferentes canais de atendimento. Ou seja, uma funcionalidade onde se possa autenticar qualquer mensagem enviada pelo banco, seja por sms, e-mail, telefone, etc…
Visto que essa é a principal forma que os criminosos virtuais usam para enganar clientes inexperientes e lhes roubar o dinheiro suado que eles lutaram tanto para conseguir. Sabemos que o Brasil é um país incompetente nas questões de segurança, e a impunidade é um grande incentivo às práticas fraudulentas que lesam milhões de pessoas todos os anos.
Contudo, o Nubank e outras instituições financeiras não têm nada a ver com isso, não é o papel delas legislar, muito menos de combater o crime. Assim sendo, a melhor coisa que elas podem fazer é trabalhar na educação dos clientes e no incremento de melhorias tecnológicas inteligentes que visam coibir esse tipo de delito.
Tendo isso em vista, sugiro que o Nubank passe a oferecer a cada cliente a possibilidade de autenticar as mensagens recebidas através dos diferentes canais de atendimento citados.
Como isso poderia ser colocado em prática? De diferentes formas, mas recomendo em particular que cada mensagem enviada pelo Nubank tenha um código (numérico ou alfanumérico), o qual possa ser usado pelo cliente para verificar se ela realmente pertence a fintech.
E como o cliente faria isso? Através de um botão de checagem no rodapé da tela principal do app ou por meio de um widget desenvolvido especificamente para isso. Ao clicar no botão ou no widget seria solicitado ao cliente que inserisse tal código, a partir daí o sistema daria a resposta confirmando se mensagem pertenceria ou não ao banco.