Mercado financeiro (investindo do zero + dúvidas) 💰

BORA SURFAR NOS INVESTIMENTOS? :surfing_man::surfing_woman:t3:

Existem 3 tipos de pessoas: As que sabem sobre investimentos financeiros, as que não sabem sobre investimentos financeiros e as que tem vergonha de dizer que sabe/não sabe.

Criei esse tópico para mantermos o contato e de certa forma agregar para os 3 tipos de pessoas.

Então a primeira mensagem vai para a pessoa que não sabe ou tem vergonha de dizer que não sabe

Tem dúvidas sobre investimentos, mercado financeiro, bolsa de valores?
Não saia com ela somente para você, compartilhe! :rocket:

Responda aqui: Qual é a sua maior dúvida sobre “investir”? :moneybag:

14 curtidas

Estou aprendendo um pouco sobre investimentos, mas ainda sou bem leigo no mundo dos ‘‘Títulos’’.

3 curtidas

Não sei muito sobre investimentos porque sempre estudei somente renda fixa. Tendo observado que não sou rico nem tenho 50 anos pra ficar, resolvi me permitir fazer investimentos de mais alto risco, sobre os quais ainda estou estudando.

Penso em investir em Fundos porque não tenho todo o tempo pra dar atenção a isso de quem investe em ações, nem quero meu dinheiro rendendo quase igual a poupança pelos próximos 200 anos.

1 curtida

Olá @JovemInvestidor, eu não sei sobre investimentos e confesso que tenho “medo”.

Meu maior medo é investir em algo de riscos, onde eu possa “perder” meu capital investido.

Eu gostaria de orientações com relação a investimentos de baixo risco ou de nenhum risco de perda de dinheiro. E que o prazo para retirar e/ou reinvestir o valor não seja muito longo (Máximo) de dois anos.

1 curtida

Opa! Já favoritei o post, por que se tem uma coisa que eu quero aprender, é a investir.
Comecei aprender a poupar quando comecei a usar a nuconta. Antes, quando tinha só a poupança não consegui juntar nem 50 reais no mês. Depois de 1 ano com a nuconta, meu dindim rendeu e agora quero dar um passo maior, para fazer com que ele cresça mais, mas tenho muito medo de arriscar e perder o pouco que consegui.

5 curtidas

curto prazo tem três principais:

  • CDB: pode ter liquidez diária (escolha que pague 100% do CDI como a nuconta) ou pode pegar um fundo que pague acima de 100%, mas seu dinheiro fica “preso” pelo tempo acordado. imposto de renda regressivo de 25% a 15% depois de 2 anos (só paga sobre o lucro e quando retirar)

  • SELIC: liquidez diária, rendendo a taxa SELIC (6,5% ao ano). também tem IR recressivo

  • LCI: não tem liquidez diária mas não tem IR. é provável que não consiga 100% do CDI no fundo, mas qualquer coisa acima de 80% já é mais vantajoso que o CDB em menos de um ano pois não tem IR.

espero ter explicado da forma mais simples o possível, qualquer duvida é só falar

10 curtidas

pode comprar FII’S tem menos volatilidade que ações e paga dividendos mensais. esses dividendos estão livres de IR e a maioria rende mais de 0,50% ao mês sobre o valor do fundo.

5 curtidas

João Carlos, dá mais dicas sobre o mercado pra gente?
Eu até fiz um tópico (desabafo) sobre não ver essas dicas efetivas aqui na comunidade. Muita gente, como eu, ainda está engatinhando, nem sabe o que significam esses termos utilizados no mercado financeiro, e quer aprender a investir além da Nuconta, mas parece que quem entende fica “escondendo o ouro”. Não digo entregar a informação, mas pelo menos mostrar o caminho, sabe?

3 curtidas

oi @Flavia_Dias. eu entendo perfeitamente isso. quando comecei a investir tinha muita divida sobre tudo e a maioria das pessoas falavam de uma forma tão superficial, não explicando a parte prática de se investir. passava noites inteiras estudando diversas fontes para aprender.
eu vou criar um tópico explicando detalhadamente cada fundo de renda fixa (mehor pra iniciantes), cada titulo do tesouro direto, e as siglas que tanto usamos na economia

7 curtidas

Isso! Eu sou tão leiga, que não sei nem por onde começar a estudar.

2 curtidas

para isso é bom ter um pouco de conhecimento do que é… e acho que seria mais isso esse topico…
então na sua dica segue um link para leitura do que se trata… para todos entenderem mais…

4 curtidas

eu criei um tópico sobre o assunto, tentei deixar mais simples o possível. quem tiver interesse segue o link

8 curtidas

Boa!
Obrigada

1 curtida

Comecei a investir na bolsa de valores, com um pouco de medo, mas vamos ver o que o futuro reserva kkkkk

2 curtidas

Como fazer para investir em ações? E que tipo de ações ou empresas são melhor recomendáveis pra jovens investidores, tipo Eu?

2 curtidas

primeiramente deve abrir uma conta em uma corretora, fique atento a taxa que cada uma compra por ordem (digamos que é tipo um anuncio de compra ou venda na bolsa) e acessa o home broker deles (plataforma para realizar as ordens).
não existe melhor ação, depende de diversos fatores. como o tempo tu vai aprender qual comprar, quando comprar e quando vender, ler relatórios e estatísticas da ação.
muitas corretoras tem uma carteira recomentada de ações. no começo tu pode seguir essa carteira até aprender bem sobre o mercado de ações

3 curtidas

[saudações]
Obrigado pela sua participação aqui no tópico "Mercado financeiro (investindo do zero + dúvidas), indico que marque esse tópico nos seus favoritos e fique por dentro das dúvidas e respostas frequentes sobre investimentos, quem sabe pode ser uma dúvida sua também.

[resposta]
Hoje você tem muitas informações sobre investimentos gratuitas na internet, indico que procure por “Primo Rico, Lucas Pit, Bruno Perini”, ou, pode mandar qualquer dúvida nesse tópico, que eu te respondo :rocket:

2 curtidas

[saudações]
Obrigado pela sua participação aqui no tópico "Mercado financeiro (investindo do zero + dúvidas), indico que marque esse tópico nos seus favoritos e fique por dentro das dúvidas e respostas frequentes sobre investimentos, quem sabe pode ser uma dúvida sua também.

[resposta]
Parabéns pela iniciativa @Ivan, se tiver alguma dúvida é só dar um “grito” aqui.
Fundos é bacana, tem alguns com rentabilidade boa!
Porém se você quiser algo melhor e “menos complicado”, indico que deixe seu dinheiro na #nuconta em quanto vai adquirindo novas experiencias nesse mundo incrível.
Indico que baixe o app “InfoMoney” para ficar por dentro das notícias do mercado financeiro e ir se familiarizando com o assunto diariamente.

1 curtida

[saudações]
Obrigado pela participação aqui no tópico "Mercado financeiro (investindo do zero + dúvidas), indico que marque esse tópico nos seus favoritos e fique por dentro das dúvidas e respostas frequentes sobre investimentos, quem sabe pode ser uma dúvida sua também.

[resposta]
@luizrios É muito comum as pessoas terem medo na hora de falar de investir, porém existem vários cenários de investimentos onde uns possuem altos riscos e outros “0” risco. Tudo vai depender:

  • Seu perfil de investidor (Conservador; Moderado; Agressivo)
  • Você vai precisar do dinheiro
  • Qual seu objetivo ao investir
  • Quanto você está disposto a investir

Respondendo essas 3 questões, é um pouco mais fácil de identificar o melhor investimento a se entrar. Pelo que eu entendi, você está pendendo para o perfil conservador e o mais indicado são investimentos de baixo risco como por exemplo #nuconta que hoje rende 100% do CDI (6,40% ao ano), ou seja, se você deixar o seu dinheiro na NuConta ele estará rendendo 6,4 por ano (mais do que a poupança).
É possível você identificar outras aplicações de baixo risco e que rende um pouco melhor, porém um pouco mais complexas (mas não difícil), como por exemplo: Tesouro Selic sem liquidez diária, CDBs.
Qualquer coisa me da um toque, estou a disposição para tirar dúvidas :moneybag::moneybag::rocket:

1 curtida

[saudações]
Obrigado pela sua participação aqui no tópico "Mercado financeiro (investindo do zero + dúvidas), indico que marque esse tópico nos seus favoritos e fique por dentro das dúvidas e respostas frequentes sobre investimentos, quem sabe pode ser uma dúvida sua também.

[resposta]
Muito incrível saber que você fav aqui, fico feliz em saber que está interessada em dar mais um passo!
Vejo que algumas pessoas já te respondeu aqui e fico mais feliz ainda!!!
É super normal ter “medo” e aquele friozinho na barriga, porém quando você começa a entender como funciona, você começa a ver que não é um “jogo de sorte e azar”, porém é como você citou, algumas pessoas “escondem o ouro aqui” e eu estou aqui para ajudar da melhor forma e disposto a não esconder nadaaaaaaaaaaa!! Bora juntos?? :rocket:

Qualquer se tiver mais dúvidas ou souber de alguém que tenha, indique esse tópico para juntos investirmos melhor.

[Por onde começar a estudar??]
É apenas uma sugestão, não precisa levar como regra rsrs EXCETO A PRIMEIRA OPÇÃO! HAHAHA

  • Acompanhar e interagir aqui neste tópico.
  • Identificar qual o seu objetivo > procurar por pessoas que são referências > Não compare o seu bastidor com o palco de alguém que já sabe do assunto.

Plataforma para estudar

  • youtube
  • instagram
  • app infomoney
  • acessar os sites (b3; bcb; tesouro; infomoney; forbes)

Livros
Pra você que não sabe por onde começar, indico que comece:

  • Do mil ao milhão (Thiago Nigro)
  • Me poupe (Natália Arcuri)

Canais no youtube

  • Primo Rico
  • Me poupe
  • Gustavo Cerbasi
  • Infomoney
  • Domine suas finanças

Bom, resolvi passar essas dicas pra você e tenho certeza que novas dúvidas virão. Quero que saiba que pode contar comigo e com esse tópico para todas… COMBINADO??

Obs: Existem outras indicações de “Youtube, livros, canais de noticias, etc”, porém começa por esses.

E pra começar investir “fora da nuconta” você precisa:

  • Fazer uma conta em uma corretora - Clear, Rico, XP investimentos
  • Ter uma conta bancaria digital - Para transferir o TED para as corretoras sem pagar por taxas, assim você não começa o seu investimento perdendo :wink:
  • Identificar o seu perfil de investidora: Você vai responder algumas perguntas para identificar o seu perfil de investidora e a própria corretora (rico) vai subir algumas sugestões de investimentos conforme o seu perfil.

Bom, se quiser fazer esses passos e depois me comunicar… posso te ajudar a dar sequência.

heyyy, bons negócios! :rocket:

1 curtida