Recentemente criei um tópico interessante e o mesmo foi mesclado por alguém da comunidade, entendo que essa tarefa é importante para reduzir o número de artigos que tratam de um mesmo assunto na plataforma, concentrar o foco dos leitores e promover material textual que se torne referência em determinados temas.
Antes de tudo, quero deixar claro que estas letras não têm como objetivo criticar o trabalho de ninguém da comunidade, nem de moderadores, muito menos dos membros. Entendo que o trabalho de administrar e manter a Nucommunity em perfeito funcionamento envolve trabalho voluntário dos membros que o fazem conforma disponibilidade de tempo livre.
Já que meu nível não me permite poderes para contribuir com esse tipo de serviço, posso ajudar com dicas e recomendações que podem ser analisadas e colocadas em práticas ou que sirvam de inspiração para ideias mais bem trabalhadas. Sendo assim, gostaria de começar pelo fato que me levou a escrever esse tópico: a mesclagem de tópicos.
Essa tarefa é importante de fato, não há razão para criar dois artigos que abordem o mesmo tema dentro da comunidade. Embora nas minhas andanças por tópicos antigos notei algumas repetições, sei que isso é normal, pois ninguém é pago pra fazer essa tarefa, logo não pode ser cobrado para que o faça.
Todavia ao fazê-lo creio que certos cuidados sejam necessários, por isso sugiro que os tópicos que forem integrados a outros tenha o primeiro comentário destacado mesmo que de maneira discreta.
Nem sempre acontece, mas vi tópicos que seguem um fluxo natural de tempo e de repente recebem outros com data anterior. Por exemplo: Um tópico criado em abril de 2020 com último comentário em novembro 2022 e que recebe outro que começou em julho de 2021, ou seja, há uma quebra na linha do tempo.
Penso que seja algo normal na mesclagem, mas colocando o primeiro comentário em destaque o leitor não sentirá um corte abrupto em sua linha de raciocínio. Posto que, embora sejam dois artigos que tratem do mesmo tema, cada um deles tem uma sequência lógica. Essa interrupção abrupta pode ser estranha para o leitor.
No meu artigo não ocorreu esse fato mas vou usá-lo como exemplo de implementação dessa ideia, confira abaixo:
Em vez de um ano depois, penso que seria melhor destacar a primeira mensagem do novo tópico inserido para evitar confusão na mente do leitor:
Creio que todos aqui estão engajados em tornar um espaço de convivência cada dia melhor e mais produtivo, por isso ninguém pode abdicar de expor suas ideias visando a melhoria contínua da NuCommunity. Ainda que haja níveis de engajamento, aqui ninguém é melhor que ninguém todos somos iguais e todos devem ser ouvidos.