Meu ponto de vista sobre Inteligência financeira

IMG_5234
A inteligência financeira está associada a sabermos administrar com sabedoria a nossa renda mesmo que ela seja baixa, pois para sabermos lidar com uma maior quantidade de dinheiro, primeiramente precisamos sabermos lidar com o pouco que temos a nossa disposição. Uma pessoa com inteligência financeira consegue destinar no mínimo 10% de sua renda para investimentos. Quanto mais uma pessoa administra com sabedoria a sua renda, poupando e investindo um porcentagem dela, mais essa pessoa aumenta a sua inteligência financeira. Quem tem inteligência financeira consegue controlar seus gastos e sabe que para melhorar financeiramente é preciso disciplina para poupar e investir mensalmente 10% ou mais de sua renda mensal. Mais importante do que o tamanho da sua renda é o montante que você separa mensalmente para investimentos de curto, médio e longo prazo.

11 curtidas

Tópico bacana para refletirmos a respeito! Para mim, a inteligência financeira envolve administrar sabiamente sua renda, independente do valor, reservo pelo menos alguma parte para investimentos para colher no futuro (principalmente se for dividendos rs). :handshake:

17 curtidas

é verdade @tiago_santossa concordo que esse é o ideal. É uma pena que a realidade de muitos brasileiros não permita pois para isso a renda precisa ser maior que os gastos.

Se não for possível simplificar o orçamento cortando gastos supérfluos, será necessário aumentar a renda. Só com esse superávit a pessoa conseguirá ter condições de criar uma uma reserva de emergência e daí começar a investir.

Sem uma reserva de emergência, quando surgirem imprevistos (e eles vêm com certeza) a pessoa provavelmente não terá opção a não ser se desfazer de qualquer investimento que tenha.

Então, acho que esse seria isso: (1) ter uma renda maior que as despesas, cortando gastos ou aumentando a renda, (2) criar uma reserva de emergência, que poderá ser usada quando ocorrerem imprevistos e (3) começar a investir.

14 curtidas

@MaxC devemos ter mais de uma fonte de renda, ou seja, devemos ter múltiplas fontes de renda para sobrar mais dinheiro para investimentos.

1 curtida

@MaxC as vezes a pessoa pode ter uma boa renda, mas mesmo assim gastar mais do que ganha só para impressionar as pessoas a sua volta.

Tenho feito tudo isso. A vida fica mais light. Muito bom. Obrigado por compartilhar. :+1::smiley:

4 curtidas

Tenho conhecido que mora com a mae( para nao pagar aluguel)

E ajuda nas contas basicas da casa,mas o que sobra nao poupa nem 1 real

E tudo em bar,com 32 anos ,0 de conta bancária, trabalha sem registro,mas ganha 1 salario.

Ja dei dica de guardar uns 100 reais,ate os 60 ano ele terá uma graninha para viver a velhice.

Ja que nao paga INSS
Tem ser humano que nao gosta de planejamento

4 curtidas

@Zoio_de_Tandera concordo.

4 curtidas

@Zoio_de_Tandera quando uma pessoa gasta dinheiro com bebida alcoólica ou cigarros é a mesma coisa do que pegar seu dinheiro e tocar fogo.

3 curtidas

Estou tentando me tornar uma pessoa mais inteligente. rsrsrsrsrs

4 curtidas

Oi @tiago_santossa, não estou defendendo a bebida ou o tabagismo, porém nesse conceito de inteligência financeira é necessário, não apenas saber investir, mas também destinar parte do orçamento para o lazer ou coisas que gosta de fazer. Isso é importantíssimo. E ai cabe praticamente tudo, nesse pedacinho do orçamento, pois vai de cada um sobre o que gosta de fazer para se manter feliz.

3 curtidas

@mladeira concordo.

2 curtidas

@mladeira eu consigo ter meu momento de lazer sem precisar beber bebidas alcoólicas, e sem fumar cigarros.

Voltando ao assunto Inteligência Financeira, achei muito interessante as dicas de um artigo do blog do Serasa.

A primeira dica é o uso de uma planilha ou caderno para anotar quanto dinheiro entra e o quanto sai do bolso todo mês, e assim entender todas as fontes de receita e todos os gastos. Pessoalmente, uso uma planilha simples do Google para anotar tudo.

Vou deixar aqui embaixo a lista das dicas:

  • Conheça bem suas finanças e controle seus gastos;
  • Evite gastos impulsivos;
  • Evite compras parceladas;
  • Aprenda sobre investimentos;
  • Estabeleça metas e prazos para economizar e investir.

Segue o link do artigo para quem desejar ler a matéria completa: https://www.serasa.com.br/carteira-digital/blog/o-que-e-inteligencia-financeira-e-como-desenvolver-a-sua/

9 curtidas

Que bom. :slightly_smiling_face: :slightly_smiling_face: :slightly_smiling_face:

6 curtidas

Muito bom trazer o tema @tiago_santossa :clap:t5: :clap:t5:

Ao meu ver não existe inteligência financeira dissociada de uma inteligência emocional. A psicologia financeira mostrará os porquês de teremos ou não uma vida saudável em relação às finanças, tudo o que vem depois disto é consequência.

12 curtidas

Já tive uma vida financeira muito abundante, gastava com troca de carros, viagens, restaurantes etc. Tinha contas em vários bancos com limites de créditos altos. Sempre tem o tempo das “vacas gordas e o tempo das vacas magras”. Na época da abundância não guardei dinheiro e quando veio o tempo da dificuldade, não tinha dinheiro. No meu caso, foi preciso passar por dificuldade financeira para entender que precisava cuidar melhor do dinheiro! Resumindo, hoje não tenho aquela abundância financeira do passado, porém, aprendi administrar o que tenho! Tenho dinheiro aplicado, optei por ter uma scooter (paguei a vista) ao invés de um carro, adotei um estilo minimalista (gosto) uso o aplicativo de pagar contas e recebo cashback, comprei um curso de aplicação financeira para ter mais conhecimento. E para finalizar, entrei aqui na comunidade, onde estou aprendendo muito com vocês, gratidão! :purple_heart:

8 curtidas

Eu era totalmente indisciplinado financeiramente falando: dois três empréstimos consignado, fin. de carro, não controlava os gastos, não tinha investimentos (não sabia o que era renda variável, renda fixa, etc…); depois que eu aceitei algumas orientações como caminho da verdade, me ajustei. O primeiro passo foi fugir de dividas…

4 curtidas

Lazer é importante, por mais exótico que seja. Cada um tem o seu lazer preferido :smiley:

2 curtidas

@ClaudioSilvaDigital concordo.