Migrando total para o Nubank

Oi gente! :grinning:
Escrevo aqui para relatar uma experiência desagradável que tive recentemente, e por causa dela estou decidindo migrar 100% a minha movimentação financeira para o Nubank.

Minha conta salário está em um bancão tradicional (que por razões éticas não vou mencionar o nome).

Eu uso a minha conta-salário para o pagamento dos boletos (logo no dia do pagamento), e mantenho na conta o dinheiro para as despesas e transferências que já estão previstas no meu planejamento mensal.
O dinheiro que sobra do salário (além das minhas rendas extras como freelancer) eu envio para o “porquinho” do Nubank.

Ocorre que, um dia desses, uma pessoa da minha família pegou escondido o meu cartão da conta-salário do banco X. Essa pessoa fez um monte de compras com o dinheiro que eu não podia gastar: o dinheiro que já estava comprometido para pagar as despesas da família. (uma coisa muito feia!). :rage:

O pior de tudo é que essa pessoa não sabe a minha senha, mas infelizmente a pinóia do cartão tem a função contactless (que é só encostar o cartão e “pá!” - a compra já está paga).

Fui olhar no app do “bancão”, e descobri que ele não oferece a possibilidade de bloquear a função contactless do cartão - enquanto o Nubank já oferece essa possibilidade há muitas “eras” (rsrs), tanto na minha conta PF como na minha PJ.

Além disso, eu posso bloquear totalmente o cartão roxinho (físico) quando eu quiser, posso desbloqueá-lo quando precisar, e criar cartões virtuais para fazer compras na internet (na função débito e crédito).

Então, a partir de hoje vou solicitar a portabilidade do meu salário para o Nubank, e passarei a fazer todas as minhas movimentações 100% por aqui. :moneybag:

Eu relutei muito em tomar essa decisão, porque o “bancão” tradicional tem agências por todo o país e oferece possibilidade de crédito consignado, e tals. Mas acho que a minha segurança (e a segurança do meu dinheiro) pesa muito mais, e é algo que não tem preço.

Graças a Deus (e ao Nubank), o dinheiro que eu tinha guardado no meu Porquinho me salvou, e eu não fui à falência este mês. :slight_smile:

O Nubank se mostrou para mim muito mais seguro do que os antigos “bancões”, que são cheios de chaves, letrinhas, tokens e módulos de segurança.

O que vcs acham da minha decisão? :upside_down_face:
Beijos.

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Complicado essa situação, espero que você tenha recuperado e resolvido o problema!

Se você se sentiu confortável e segura aqui no Nubank, creio que foi um ótima decisão. Realmente o Nubank veio para facilitar a nossa vida!

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Creio que você precisa avaliar a situação com mais calma. Decisões tomadas no calor dos acontecimentos não costumam ser as mais adequadas.
Não vi problema de segurança da instituição, mas pessoal. Nenhuma plataforma será segura se você permitir o acesso ao cartão ou celular a outras pessoas.

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transferi tudo também…melhor escolha.

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Sim @LuckPass, é um problema pessoal (muito sério, por sinal). :pensive:

Mas veja bem: tenho certeza que isso jamais aconteceria com os meus dois cartões do Nubank (PF e PJ, que ficam na minha bolsa ao lado do outro “famigerado” cartão), justamente porque eles estão com o contactless bloqueado para fazer compras físicas. Mesmo se alguém souber a senha, eles também estão protegidos com o bloqueio temporário. E se tentar comprar com eles na internet também não funciona, a menos que eu desbloqueie.

Além disso, o app do Nubank nos solicita a senha (ou o padrão de desbloqueio do celular) a cada vez que acessamos ou mudamos de tela no celular; enquanto com o “bancão” já tive situações em que fechei o app, abri novamente e o acesso à conta estava liberadão!

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Essa função é uma facilidade que evidentemente vai de encontro à segurança, não tem como ter as duas coisas. Em alguns países não é exigida senha para valores abaixo de $100,00 mesmo inserindo o cartão. Se for para manter a função bloqueada, é melhor migrar pras carteiras digitais.

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Faço exatamente o mesmo esquema com as minha conta salário + Nubank. Me ajuda muito na organização.

Além de muito feio, é um ato criminoso. Tudo fica mais complicado quando estamos lidando com um ambiente familiar, mas saiba que essa pessoa pode ser processada na esfera criminal e civil.

Sei que você não quer mencionar o nome da instituição, mas deixa eu te dar uma dica. Minha mãe é bem refratária ao contactless e para desativar era necessário baixar um segundo app, da bandeira do cartão (diferente do app da instituição emissora) para bloquear a função.

Muito burocrático, mas pelo menos existia a possibilidade. Vale verificar se não é o mesmo funcionamento pra você.

Sempre devemos procurar instituições que melhor atendam as nossas necessidades, mas lembre-se que nunca é prudente deixar todos os ovos numa única cesta.

É interessante manter uma segunda conta na instituição de sua preferência com uma pequena quantia guardada. Em caso de emergência ou indisponibilidade do Nubank, você não ficará de mãos atadas :wink:

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Eu desbloqueio o cartão do Nubank quando preciso usá-lo. Mas prefiro sempre colocar a minha senha. Eu nunca, jamais usei a função contactless.

Eu tenho criança em casa, e bloqueei essa função justamente porque essa criança poderia pegar o meu cartão e levar pra escola, etc. Mas surpreendentemente, foi outra pessoa da família que fez isso - com o cartão da minha conta-salário.

Esse é o centro da questão, pois o outro banco não permite o bloqueio da função contactless (e o app, como mencionei, não é 100% seguro).

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Muito obrigada pelas dicas preciosas, Vi!! :gem: :smiling_face_with_three_hearts:

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O Nubank costuma passar por muitas instabilidades? Já passei muitas vezes por isso, justamente com o banco tradicional (e, como vcs podem ver, estou pesando cada vez mais os prós e contras, e ficando com ranço dele rsrs).

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Vira e mexe aparecem relatos aqui na Comunidade. Pessoalmente, eu só fui impactada com uma instabilidade uma única vez em cinco anos de uso. Mas é justamente pra isso que serve a segunda conta, usei ela durante a instabilidade e deu tudo certo.

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Uma das coisas que você tem que levar em conta é saque em caixa eletrônico. Se você faz muito saque, Nubank não é a melhor opção (cobra R$ 6,50). Apesar de que você poderia facilmente fazer um pix para o bancão e sacar.

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O Nubank nunca deu problemas ,(se deu foi algum dia que não precisei, então nem vi).
Em compensação, Bradesco e Caixa já me deixaram na mão na questão de conta corrente.

É como a @Vittoria_Cunha :rose: disse, melhor vc ter uma 2ª opção pra alguma emergência!

:metal::metal::metal::metal:

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Acho que a Nubank merece sua confianca, eu nunca tive esse tipo de problema com a nubank, sempre deixo bloqueado e quNdi vou usar desbloqueio, e tbm desabilitei a funcao de pagar por aproximacao ! Enquanto as agencias fisicas do seu antigo banco , nao se preocupe , o atendimento da Nubank é tao competente que voce nem vai sentir saudades de ir em uma agencia !
Venha sem medo

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