Movimentações financeira (Dúvidas)

Olá, tudo bem? Espero que sim!

Criando o tópico só pra talvez esclarecer umas dúvidas que tenho pra casos de valores altos/bloqueio de conta. Conforme via os casos aqui de bloqueio, apareceram umas dúvidas. Se alguém puder ajudar, agradeço.

1.Recentemente meu avô me perguntou se poderia guardar uma quantia alta de dinheiro em alguma conta bancária minha, tentando evitar que ele próprio gaste o dinheiro todo impulsivamente… isso me fez ficar com muitas dúvidas:

  • Isso seria ilegal?

  • Eu receberia qualquer tipo de “dano”? Teria que pagar IR? (O valor ultrapassa a cota); Caso a conta fosse bloqueada, seria um processo difícil de se resolver? Como eu provaria ao banco a origem do dinheiro? Que não é dinheiro ilegal?

  • Ou até se ele resolvesse me dar alguma quantia que andou juntando pra mim? Teria que ser feito alguma declaração antes de me enviar?

Pois ficando mais informado que bancos podem bloquear contas em caso de valor alto (ou acima da renda declarada) entrando na conta e vendo alguns casos, fiquei meio que com uma sensação de que a qualquer momento/movimentação minha conta poderá ser bloqueada e o banco, questionar de onde veio.

2.Mas e em casos de dinheiro obtido de forma “não formal”? Como provaria num suposto bloqueio, que o dinheiro é legal e foi obtido de forma honesta?

Por exemplo: Trabalho de carteira e ganho salário mínimo; Além disso, poderei ganhar + dinheiro com: vendi algo meu ou produzido por mim (doces, etc); Ajudei um parente com algo e fui recompensado em dinheiro; Ganhei dinheiro de algum parente próximo; Ganhei algum prêmio, etc.

Enfim, estive pensando nessas coisinhas/possibilidades ultimamente, que podem ser bobas/óbvias para vocês, mas que tenho muita curiosidade em ter conhecimento sobre, e já que a escola não ensina sobre vida financeira, nem encontrei no Google resultados para essas minhas paranoias, resolvi colocar aqui a fim de talvez esclarecer, nem que seja um pouco, com qualquer pessoa super paciente daqui, rs.

Agradeço!

4 curtidas

Pow independente do valor alto e a mais que sua renda na sua conta, se vc não está fazendo nada suspeito pode ficar tranquilo. Banco nenhum vai mexer em dinheiro, há não ser que faça algo de errado.

4 curtidas

Não, não é ilegal, embora possa levantar suspeitas se o valor for muito alto e destoar muito do seu padrão de movimentação financeira. Nesse caso você deve informar o Nubank via chat sobre a transação um dia antes da transferência, conforme prevê a cláusula 3.6 do Contrato de Uso da Nuconta.

3.6 Sua conta do Nubank poderá ser bloqueada, sem que seja permitida a realização de nenhuma movimentação, a qualquer momento caso haja qualquer suspeita de inconsistências cadastrais, crimes financeiros, operações fora do seu padrão de uso e/ou utilização indevida que desrespeite qualquer condição presente neste Contrato, em outras contratações realizadas com Nubank, e/ou na legislação vigente aplicável. Nesses casos, a sua conta do Nubank somente será liberada após o esclarecimento e regularização da situação que motivou o bloqueio.

Dano em que sentido? Não sendo uma transação ilegal, não há como lhe penalizar por isso.
Supondo que fosse deixar o dinheiro intacto na Nuconta, sim, incidirá IR sobre o rendimento, ou seja, o valor principal está preservando e o pagamento do imposto ocorrerá no momento do saque ou transferência dos valores.
Se você avisar previamente no chat sobre a origem do dinheiro, conforme prevê o contrato de uso da Nuconta, as chances de haver bloqueio da sua Conta são mínimas. Mas lembre-se, o bloqueio ainda pode ocorrer mediante determinação judicial se você estiver sendo executado por alguma dívida e os valores do seu avô serão considerados como parte do seu patrimônio para pagar o débito.
Para provar a origem do dinheiro, tem-se o comprovante de transferência do seu avô para você. Adicionalmente, ele ainda pode registrar perante um cartório de notas uma declaração de que esse valor é dele e que está deixando sob a sua tutela para atender a um objetivo específico. O Tabelião tem fé pública, então essa declaração é tida como verdadeira até que se prova o contrário. Optando por essa ferramenta, você pode anexar o documento no chat com o Nubank para provar sua boa-fé.

Aqui a questão se torna um pouco mais complexa. Seu avô possui herdeiros, quais sejam, seu pai e eventuais irmãos do pai, esposa, etc. Se o valor representar menos de 50% do patrimônio dele, ele pode fazer q doação desse valor para você e, indo novamente ao cartório, terá que fazer um Contrato de Doação e pagar o ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis Ou Doação). Depois de registrada a a transação em cartório, o dinheiro passa a ser seu. Agora se representar mais de 50% do patrimônio dele, o valor deve ser repartido entre os demais herdeiros necessários.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas e aliviar seu coração. Seja bem vindo a Comunidade :blush:

11 curtidas

Nubank é um pouco chato nessa questão. Já vi pessoas venderem carros e casas, colocarem o dinheiro na nuconta e o nubank bloquear o valor, solicitando comprovação da origem do dinheiro.

Algumas conseguiram comprovar e o nubank liberou o dinheiro, outras sem comprovante formar, como no seu caso, tiveram que entrar na justiça para conseguirem o dinheiro de volta.

Então se pretende colocar especificamente no nubank, é melhor você entrar no chat e explicar a situação para não ter nenhum problema futuramente.

Agora quanto a ser legal ou não, não vejo nada de ilegal nisso. Muitas pessoas ganham valores altos e depositam em contas. Esses valores muitas vezes vem de premiações, doações ou pagamentos mesmo.

O que você vai precisar fazer é declarar o imposto de renda, porque bancos no geral não irão cobrar uma justificativa mas o leão sim.

Contrata um contator que ele faz certinho pra você.

1 curtida

Seu Avô tem declaração do IRPF?
Isso prova a origem do dinheiro.

Se esse dinheiro ficar na sua conta (em seu nome), por muito tempo ou (até abril :thinking:?!). Acredito que terá de fazer a declaração de IRPF. Se não me engano é (BENS e DIREITOS), isso não acarreta em imposto. Mas acredito que a melhor coisa a fazer é ligar para a NuBank pedindo informação, antes de efetuar qualquer coisa, para evitar dores de cabeça.

2 curtidas

Ótima resposta @Vittoria_Cunha!

Todo dia aprendo algo novo por aqui! :clap:

8 curtidas

Verdade, gosto muito das respostas da @Vittoria_Cunha também!!

4 curtidas

Eu também! :blush:

7 curtidas

Sua conta é pessoal e intransferível, conforme consta no contrato.
É melhor e mais simples que seu avô tenha sua própria conta.

1 curtida

Sei nem o que dizer, sua resposta foi simplesmente excepcional!! Me esclareceu bastante e aliviou minha apreensão de ter qualquer tipo de problema com banco ou outra coisa. Muitíssimo obrigado pela paciência em responder com tantos detalhes, @Vittoria_Cunha! Ajudou muito! :hugs:

5 curtidas

@Allberis Que é isso, estamos aqui para ajudar mesmo :hugs:

4 curtidas

Vi alguns casos aqui também, acho que bloquear tá ok em caso de suspeitas, faz parte para sua proteção… o problema é o processo para resolver, o atendimento, etc. Principalmente se você não tem comprovante da origem daquilo, e nossa palavra com certeza não conta na resolução kk.
Sim, verdade, se eu for colocar na conta do Nubank entrarei no chat pra esclarecimentos.

1 curtida

Ah, beleza então, ele tem sim declaração.