Mudança da tela de configurações

Olá comunidade NU.

Mensalmente faço o acesso ao internet banking da Nu (via PC), pelo https://app.nubank.com.br/ a fim de fazer uma análise dos gastos/despesas mensais, exporto a fatura em CSV.

Para acessar, além da senha, é preciso autorizar o acesso via app lendo o qrcode gerado pelo site. Nesse mês, fizeram uma atualização e mudaram a posição das telas do “menu configuração” do app Nu Bank.

Antes com 3 cliques eu já conseguia acessar a opção para autorizar o acesso, bastava clicar na foto, selecionar “Segurança” > “Acesso navegador”. O acesso era intuitivo, agora pra achar a opção “Segurança”, que foi colocado em outro menu, foi uma saga!!

Na explicação sobre a mudança acreditei que tal função estaria presente no mesmo menu “configurações”, mas não. Depois de procurar em todas as sessões fui procurar em outro local e descobri que essa opção foi movimentada para uma área “nova”.

Agora separaram essa funcionalidade, colocando dentro de um botão “Central de Proteção”, onde antes antes ficava o menu de notificações, inclusive com a mesma bolinha branca, indicando ter notificação. Inclusive, as notificações também foram movimentadas para o novo menu, sendo necessário mais cliques para acessar as notificações.

Entendo a preocupação do banco em dar ênfase na segurança, mas da forma como foi feita, piorou a experiência de acesso, visto que fragmentou / segregou as funcionalidades, no meu ponto de vista foi um downgrade no acesso e interface, causando confusão, há sessões que não estão intuitivas, isso que sempre foi o maior diferencial do Nubank perante outros bancos, principalmente os tradicionais.

Entendo que mudanças são necessárias e fazem parte do processo evolutivo, mas bastava não mexer em algo que já era muito funcional e prático, agora está confuso.

O que acharam dessa mudança, notou outras mudanças não positivas? Qual a sua opinião?

5 curtidas

iii amigo, isso é normal do Nubank mesmo. O App é horrível com design péssimo mesmo que nos faz abrir páginas e mais páginas atoa, só perdendo tempo, a praticidade pro dia a dia passou longe. Tem uns espaçamentos enormes com botões e textos gigantes tbm fazendo o cliente deslisar a tela sem necessidade também. No seu caso isso aí é um ajuste de configuração e deveria estar na página de configuração, onde vc falou mesmo, como deveria ser.
Não sei porque eles gostam de esconder os botão sem motivo, só para os clientes perderem tempo pq onde está nem senha requer. Até o botão de nucoins está super escondido, até o botão pra ajustar o limite pix kkk :joy_cat:

2 curtidas

O app conta com muitas funcionalidades, é difícil conciliar tudo em poucas telas.

Concordo contigo, mas veja essa situação, duas (supostas) “configurações” em espaços diferentes. Não é necessário criar mais telas, é questão de organizar e manter a lógica a fim de manter uma interação “intuitiva” com as funcionalidades. Segregar e gerar mais botões/cliques vai no sentido oposto (pra uma situação simples como o exemplo que eu trouxe).

O Nubank foi o primeiro banco a pensar na simplificação do acesso e interação dos produtos bancários com o usuário / cliente final. Não é por questão de gosto ou afinidade, é só comparar o app do Nubank com o dos bancos tradicionais, Bradesco, BB, Santander (sou/fui correntista desses), mesmo dos bancos digitais (C6 e BTG).

A Nu realmente simplificou, facilitou o entendimento e desborocratizou muito a experiência dos usuários, esse foi um dos principais motivos pra eu recomemandar o banco para amigos e familiares. A experiência no app com os seus processos está anos a frente da concorrência, mas é importante reconhecer que de tempos pra cá, essa questão está decaindo rapidamente. Estão preocupados em lançar novas features e falta uma atenção com o impacto e experiência do usuário.

As vezes (mas na maiores das vezes) menos é mais.