Mudança de códigos no programa do IR em 2022. Entenda mais

Falaaa comunidade mais linda desse Braseeeel! Espero que estejam todes bem :purple_heart:

Alguns de vocês já devem ter visto que, no dia 07/03, o programa para declaração do IR 2021 foi liberado e rolou uma mudança nos códigos usados para classificar cada tipo de “Bens e direitos”, o que vai impactar a forma como você declara seus investimentos.

Mas o que muda?

Essas mudanças aconteceram na ficha de Bens e Direitos do programa do IR. Foram criados novos códigos para as classes de ativos (ou produtos de investimentos) e agora há a separação desses produtos em grupos, que antes não existiam.

Lembramos que essa mudança foi publicada no dia 07/03 e todas as empresas já tinham enviado os seus informes de rendimentos até o último dia útil de fevereiro, como a Receita pede, ou seja, antes dessa mudança.

Preparamos um conteúdo completo em nosso blog com as principais mudanças, vale dar uma conferida:

Atenção: o texto acima é uma forma de ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração de Imposto de Renda.

34 curtidas

Muito bom o conteúdo, @jessicas!

Porém, cabe uma observação:
O trecho em destaque dá a entender que é obrigatória a inclusão dos rendimentos através da ficha “bens e direitos” pelos botões do campo “rendimentos associados”. No entanto, os botões são apenas uma espécie de links para as respectivas fichas de rendimentos isentos ou exclusivos. Além disso, no caso de renda fixa, não haverá rendimento declarável caso não tenha havido resgates.

Creio que o ideal seria substituir o “deverá” por “poderá”, que foi a abordagem utilizada nos trechos seguintes sobre o mesmo ponto no decorrer do artigo.

11 curtidas

Ótimas informações @jessicas! :clap:

Eu mesmo estranhei quando fui preencher a declaração e vi que algumas coisas estavam diferentes do ano passado! :sweat_smile:

16 curtidas

Achei péssima a atitude do Nubank. Teve um tempo que diziam se preocupar com acessibilidade e outras coisas. Enquanto outros bancos re-enviam o informe com o novo padrão, o Nubank fala “se vira, problema seu, tá aqui a tabela pra você olhar”. Só mostra, mais uma vez, a falta de atenção e cuidado com os clientes. É triste que estejam caindo assim.

1 curtida

Qual banco reenviou o informe? Tenho conta em 6 dúzia e nenhum fez isso. :thinking:

7 curtidas

Obrigado @jessicas pelas informações

4 curtidas

BTG reenviou anteontem. Rico já atualizou pro certo. Warren acredito que também já. Myprofit (serviço que averigua ações) já fez também.

Assim como o Nubank, muitos bancos não especificam os códigos no informe, dessa forma, não faz sentido uma atualização.

8 curtidas

Eu estou pensando no NuInvest, ou pra quem investe pelo Nubank, já que os dois estão quase se unindo. Minha declaração do NuInvest tem 4 páginas e a solução oficial é ficar olhando a tabelinha do site. Não é “vamos atualizar, aguarde”, ou “estamos trabalhando nisso”, é simplesmente “você que se vire”.

Eu acho mais prático se guiar pelo próprio programa.
De qualquer forma, como não é padrão fornecer esse tipo de informação, creio que você poderia sugerir essa melhoria no tópico de sugestões e ideias.

3 curtidas

Fundo de investimento em ações entra em FGTS. Tem várias coisas que não são óbvias ou geram dúvidas. Vou mandar o feedback pra acabar com o atendimento das 10h-18h de segunda a sexta no NuInvest. A melhor coisa que eu fiz foi sair, tá pior que bancão. Levei meia hora na fila pra falar com alguém que não sabia de nada a última vez.

Tem uma categoria só de fundos. :man_shrugging:

3 curtidas

Quando você imagina que é o 04? Eu estava pensando no 05 ou em outro.

Creio que esse é aquele fundo que na época permitia comprar ações da Petro com o FGTS.
O 05 deve ser o geral.

3 curtidas

Errado, o 04 é o certo. Viu como é confuso o programa da receita e como é importante que a corretora - que não cobra barato - faça o papel dela? A pessoa vai fazer por conta, não olha a tabela direito e erra. E não é barato que você tá pagando, o nuinvest ganha dinheiro em cada fundo, o Inter e a Toro devolvem uma parte ou toda da comissão. Chega a dar 1% ao ano de comissão, pra não ter nem o IR ajustado no outro ano, isso que é frustrante.

1 curtida

De fato, mas também não é nada impossível de ser resolvido e, mesmo se houver erro, o processamento da Receita irá apontar a pendência, bastanto fazer a retificação.
Não uso a NuInvest e nem invisto em fundos, então, valeu pelas informações.

4 curtidas

mesmo se houver erro, o processamento da Receita irá apontar a pendência

Não é nada enorme, mas você vê, como o nuinvest é um serviço caro e ruim. Não tem esse cuidado nem com o mínimo. O BTG com atendimento 24h e refazendo o informe tá muito melhor.

Nossa!
Obrigada por isso, porque eu mesma que faço o meu. Arrasou :purple_heart:

7 curtidas