Mudança na ordem de retirada dos investimentos

Como assim voltaram atrás?
Não é exatamente a mesma coisa de quando foi aberto o tópico?

Estão retirando do depósito mais antigo, ou seja, continua ruim…

3 curtidas

Quando abri o tópico, em abril de 2020, eles estavam com a regra de priorizar os investimentos mais antigos.

Mas em novembro de 2020, como comentei em Mudança na ordem de retirada dos investimentos - #34 por gabriel, eles aparentemente estavam voltando a priorizar os mais novos.

Mas em 2022 mudaram de novo e estão priorizando os investimentos mais antigos outra vez.

1 curtida

AgoraPiorou

2 curtidas

Percebi agora em Janeiro de 2022 que a retirada é novamente pelos depósitos mais antigos, triste. Imaginem:

Hoje é dia 01/01 Você tem R$500 no dinheiro guardado a mais de 30 dias. Você deposita mais R$1000.

No mesmo dia você retira R$500.

No dia 30/01 você precisa retirar R$1000 reais. Sabe quanto rendeu esse mês? ZERO reais, já que os R$500 que você tinha a mais de 30 dias foi sacado no dia 01/01 em vez de render até o dia 30/01.

Sim, essa mudança é péssima.

Alternativa: deixar o dinheiro guardado nas caixinhas, já que o dinheiro lá não entra nas movimentações da conta.

4 curtidas

Bem vindo, @Andre_Belan, à nossa Comunidade! Espere que tire proveito deste espaço.

Realmente é como você descreveu, e já está em vigor há alguns meses, uma medida um tanto impopular que esperamos ainda ver revertida.

A alternativa que mais se aproxima do que era antes é, também, como você descreve: utilizar uma caixinha.

O que mais me incomoda nessa alternativa é que a caixinha mais adequada seria a caixinha “Reserva de emergência”, pois permite o resgate imediato, mas isto subverte a finalidade da caixinha como reserva de emergência, o que eu acho péssimo sob o aspecto de educação financeira, um aspecto que o Nubank sempre se preocupou em trazer aos seus usuários.

4 curtidas

Desde que o Nubank alterou as regras de rendimento, precisando manter o dinheiro parado na conta por mais de 30 dias para começar a render, a minha conta passou a render praticamente ZERO!
Isso porque qualquer movimentação na conta prioriza os depósitos mais antigos… então se eu tinha um depósito que passaria a render no dia 02/02 e no dia 01/02 fiz a retirada de um saldo maior do que o desse depósito, esse depósito deixa de existir!
Isso é completamente voltado para que nosso dinheiro não renda na conta e o Nubank fique com todos os benefícios de deixarmos nosso dinheiro lá, enquanto a promessa de render mais do que a poupança fica somente para o marketing…
ABSURDO! Voltem atrás com essa mudança se vocês realmente prezam pelo melhor para seus clientes!

3 curtidas

Odiei essa mudança. Para meu caso ficou muito pior.

Acho que vou ter que ver outro rendimento cdi.

A Sofisa tem algumas opções muito boas. Cheguei a criar conta mas estava com preguiça de olhar. Acho que nubank me deu o incentivo que eu precisava.

A perda de rendimento foi tão perceptível que eu não sabia da mudança. Mas vendo render menos fui pesquisar cheguei aqui.

1 curtida

Qual banco está usando? Estou avaliando opções também.

Ponha na Caixinha: Reserva de Emergência, em vez de deixar na conta!

Como eu usava a conta para todos os meus pagamentos, sempre sacava dos últimos depósitos, às vezes com 5 ou seis dias, quando o IOF comia todo o rendimento. Retirando dos depósitos mais antigos, ganho o rendimento integral se o depósito tiver mais de 30 dias, isento de iof. Não é o ideal, mas é melhor do que antes. O ideal seria você poder escolher de onde sacar, não haveria reclamação, mas não sei se todas as pessoas têm conhecimento para fazer a melhor escolha. Provavelmente o Nubank está focando o que seria melhor para a maioria da população.

Você está equivocado. Os depósitos mais recentes pagam maior IOF sobre os rendimento, existe uma tabela para isso, é só dar um google. É isento de IOF a partir de 30 dias. Além disso, os depósitos mais antigos também pagam menos imposto de renda. Também tem tabela para isso é só dar um google. Eu tenho depósitos com mais de um ano e não pago iof além de incidir apenas 17,5% de Imposto de renda. Se o saque fosse de um depósito com menos de 180 dias, pagaria 22,5% de IR sobre os rendimentos, e se tivesse menos de 30 dias ainda seria mordido pelo IOF que é regressivo, ou seja, com um dia de depósito o IOF comeria 96% do rendimento. Mar também acho que o Nubank deveria dar a opção do cliente, se quisesse, escolher o depósito para fazer o saque.

1 curtida

Tópico antigo, mas até hoje o Nubank continua debitando os depósitos mais antigos (mesmo que seja mais vantajoso para o cliente debitar do mais recente).

Exemplo: você depositou R$ 1.000,00 no dia 01/01/2024. No dia 28/01/2024 você deposita mais R$ 1.000,00. No dia 29/01/2024 você paga uma conta de R$ 1.000,00. Resultado: aquele primeiro depósito do dia 01/01/2024 que você estava prestes a receber o rendimento de 30 dias foi utilizado para pagar a conta (e não o depósito do dia 28/01/2024), e com isso você não recebe nada de rentabilidade, e precisa esperar mais 29 dias para o depósito do dia 28/01/2024 render algo. Não faz sentido essa regra (poderia deixar o próprio cliente definir qual regra prefere).

2 curtidas