MUITO CUIDADO com o cartão virtual

Achei aqui, obrigado!

1 Like

Boa tarde, estou eu aqui mais um afetado pela “PRATICIDADE” da NuBank! Depois de vários relatos de colegas, ainda não foi dado uma solução e pode ter certeza NUBANK que a maioria esmagadora dos seus clientes não estão cientes dessa “ATUALIZAÇÃO AUTOMATICA”. Os inumeros relatos nesse tópico deveriam pelo menos alertar e motivar vocês a emitirem um aviso bem claro para todos os clientes que vocês HABILITARAM ATUALIZAÇAO AUTOMATICA a todos os seus clientes de maneira monocratica e no mínimo sorrateira.

NuBank é um ótimo banco, tanto que recomendei a toda minha família e amigos, mas esse tipo de coisa não pode passar batido, e mesmo que tenha bajuladores e puxa-sacos querendo inverter a situação aqui. O fato é que se a NuBank errou em ativar a ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA para todo mundo ou não, já não é mais o ponto.

O PONTO AGORA É avisar todos os clientes que, reforço tenho plena certeza que são maioria, ainda acreditam que basta cancelar o cartão virtual para impedir cobranças automáticas.

Caso o site faça a cobrança e o cartão conste cancelado/bloqueado, a empresa que tome os meios cabíveis de cobrar ou solicitar o pagamento, ou mesmo que interrompa os serviços.

Mas querido colega bajulador, o cartão é MEU e eu tenho o direito de escolher a quem eu pago ou não.

8 Likes

Tem um outro banco que fiz cartão recentemente, que ao fazer um cartão virtual escolhemos o valor mínimo, prazo de validade, ativar e desativar o cartão e principalmente quantas compras podem ser passada nesse cartão. Acho que isso ajudaria muito nesse problema do Nubank. Depois que soube dessa renovação automática, eu mudei meus cartões virtuais do Nubank pra esse outro banco em sites que pago mensalidade.

5 Likes

Desde o início da função cartão virtual, a posição do Nubank é que o cartão virtual seja usado para pagamentos recorrentes e, caso você precise trocar seu cartão físico, os pagamentos recorrentes não serão interrompidos porque você terá o cartão virtual ainda funcionando.
Essa ideia de cartão virtual como um cartão descartável, de uso único, etc, pode ser interessante para algumas pessoas. Por exemplo, fazer compras online num site que você não confia muito. No entanto, o Nubank enfatiza que é papel do Nubank garantir a segurança de operações feitas via seu cartão. O usuário não precisa ficar usando cartões descartáveis. Se uma fraude ocorrer, o Nubank está assumindo para si a responsabilidade de resolver o problema.
No meu ponto de vista, se você está sentindo vontade de usar um cartão descartável, ou você não está confiando que o Nubank possa prevenir/resolver fraudes, ou você está querendo usar o cartão de crédito de forma errada (tipo interromper pagamentos sem entrar em contato com a pessoa/empresa com a qual você negocia).
Vale a leitura para entender a posição do Nubank quanto aos cartões virtuais:

https://blog.nubank.com.br/cartao-virtual-nubank/

7 Likes

@durgante
Perfeito todo seu comentário!
A Leitura e a INTERPRETAÇÃO de texto do link que vc colou,completa seu post.
Temos tbm o post do @anon74661599 e pra fechar com chave de ouro o @chinnonsantos.
:metal::metal::metal::metal:

3 Likes

@durgante Eu concordo com vc em quase tudo. A única coisa que acho estranho é o cartão virtual ser renovado mesmo quando vc o cancela e emite outro. Isso é diferente dele ser reemitido por ter expirado, e na minha opinião não deveria renovar quando fosse cancelado.

Mas como no caso de clonagem do cartão eu ainda posso bloquear e avisar o Nubank, que por sua vez não irá fazer a renovação automática, eu não considero isso um grande problema.

Também penso que a Nubank deveria deixar mais claro sobre essa funcionalidade para os usuários, e considero que seria melhor tê-a deixado desativada por padrão (pelo menos para os clientes que já usavam o cartão na época).

A propósito, um cartão de compra única seria bem útil para compras em sites desconhecidos (mesmo que sejam sites sérios, mas eu como usuário que acabei de acessar o site não vou saber logo de início, e fazer uma pesquisa minuciosa para cada site pode ser imprático, o que faço hj é normalmente ver se aceita pagamento pelo PayPal, que aí então sou redirecionado e confirmo o pagamento no próprio site do PayPal, o que me dá maior segurança, mas ter opção de cartão de compra única virtual facilitaria para sites que não aceitam pagamentos pelo PayPal).

3 Likes

@durgante, assim como o @lucasbasquerotto, concordo com você em quase tudo.

Entendo os objetivos do Nubank com o cartão virtual (estão no post que você citou), mas todos os outros bancos usam o cartão virtual como uma segurança.

Já tive dor de cabeça ao cancelar assinatura que estava em débito no cartão e, mesmo depois de tudo formalizado, etc, a empresa ainda cobrou duas vezes após o cancelamento. Foi uma dor de cabeça para receber de volta, foram meses de trocas de e-mails, evidências, etc.

Se fosse um cartão virtual, bastava cancelar o cartão e pronto. Muito mais simples.

3 Likes

Aproveitando esse tópico, hoje passei por uma situação por causa dessa “ferramenta”, emprestei meu antigo cartão físico para uma amiga usar no 99 POP e depois de ter cancelado esse cartão(para usar o novo como débito e contactless) ela sem querer escolheu ele para pagar meses depois, o que foi complicado pq no 99POP está os últimos 4 dígitos do cartão antigo, e pra mim chegou a cobrança e fiquei sem entender, a gente só teve certeza que era meu cartão pq ainda tenho o antigo e pude ver os últimos dígitos dele para comparar, imagine se eu tivesse reportado fraude e minha amiga tivesse a conta banida do 99POP, tudo isso por que fizeram essa atualização “por baixo dos panos” sem a gente receber um aviso antes, quando o cartão novo chega, sem ter uma opção de escolha no app para desativar ou mesmo visualizar o status disso, e convenhamos, ligar para 0800 pra resolver isso, podendo ter a opção no app é meio falta de usabilidade pro usuário, conforme a equipe de desenvolvimento da Nubank vai empurrando com a barriga uma funcionalidade importante dessas no app a gente vai tendo que sofrer com esses mal entendidos, e ocupando mais ainda o 0800 que poderia estar atendendo outro caso importante, fica a dica, implementem logo isso.

2 Likes

Tirando que esqueci de comentar que além de tudo isso, ainda posso gerar vários cartões diferentes e deixar quantos quiser ativados ou desativados com várias opções de configurações.
Querer passar pano pro Nubank quando esse defeito existe e prejudica quem não tá atento aqui na comunidade é muita sacanagem.

1 Like

Já entrei pelo chat do APP e pedi o cancelamento desta atualização no meu cartão. Antes tarde do que nunca.

3 Likes

Já me retornaram, cancelamento realizado, como sempre atendimento perfeito.:purple_heart:

Para quem ainda não sabe, para quem tem dúvidas, para quem sabe mas quer saber mais sobre a atualização automática, tem um novo tópico bem explicativo :blush:. Da uma olhadinha gente :face_with_monocle::

:purple_heart:

7 Likes

Entrei em contato pelo chat e solicitei o cancelamento da atualização automática da Mastercard. Foi rápido e prático. Obrigado pelo toque, amigo! :slight_smile:

4 Likes

sim este serviço colocado pela nubank não tem cabimento, pura estupidez e falta de respeito com os clientes, pois coloca o cliente em linha de fogo com fraude de cartão de credito, pois se o site usar de má fé e me cobrar não terei minima chance de revidar por conta da nubank facilitou meu prejuizo

1 Like

Um serviço que nem deveria existir! Cancelar essa porcaria rápido…

1 Like

Poxa, @anon71282473 essa funcionalidade é excelente, é uma grande mão na roda, uso e ate agora não tive um problema se quer!!

Não acho não…ela tem seus perigos. E pra ser sincero ela prioriza mais o infrator do que o usuário…

Ela deveria está desativada por padrão…e quem achar interessante o que é seu caso ativar. Essa é alógica que deveria ser…gostou ativa. Empurrar goela abaixo uma coisa desas não achei legal não.

Lembrando que minha bronca é com o serviço e não com o Nubank…isso é um serviço da bandeira. Só acho que o Nubank deveria deixar desativado por padrão.

As vezes certas comodidades trazem certos riscos…

5 Likes

Discordo, cartão físio também tem seus perigos e mesmo aasim não deixa de ser útil.

Ate onde eu sei, o cartão virtual não é ativado automaticamente, vc ativar se desejar, e vc também pode desativar/apagar ao não ser que vc esteja falando de outro Banco!!
@anon71282473

1 Like

Pois é, se vc não ativar como no meu caso em que achava que já estava pronto para o uso e não estava, precisei ativar para ele existir @Luiz_S

1 Like

@Luiz_S

O cartão virtual está lá ativo, e supondo que você usou porque é um excelente serviço já era…a empresa terá acesso as futuras atualizações mesmo ele sendo cancelado…isso é péssimo! Apagar não resolve o problema…pra resolver definitivo só cancelando o cartão físico…ai sim não teria como gerar um virtual…

Será que cancelar o físico seria uma boa alternativa pra resolver? Acho que não né…