MUITO CUIDADO com o cartão virtual

Passei por aqui com a intenção de ajudar outras pessoas. O serviço de atualização automática da Mastercard oferecido pelo nubank é interessante até você ser contemplado com algo inesperado. Reconheço que para quem utiliza pagamentos automáticos no cartão de crédito, como por ex. “Netflix”, parece uma funcionalidade um tanto cômoda. Eis que surge um perigo! Quando vc troca o cartão virtual, empresas como esta são avisadas. O desagradável é que pessoas maliciosas que detém o seu número de cartão virtual também serão avisadas. E o ladraozinho continuará a fazer compras em seu nome até que vc bloqueie o cartão e desative esta opção através do chat. Esse transtorno aconteceu comigo e não desejo essa dor de cabeça para ninguém. Então separei algumas dicas legais baseadas nas minhas próprias experiências:
Primeiro : Mantenha o limite do cartão baixo para evitar compras astronômicas;
Segundo: Se não usar o cartão virtual deixa bloqueado;
Terceiro: Cancele por chat a atualização automática do Mastercard;
Quarto: Sempre que for fazer uma compra online gere um novo cartão virtual;
Quinto: Se acontecer essa infelicidade contigo, bloqueie o cartão e entre em contato com os responsáveis pelo cartão;
Sexto: Jamais divulgue seus dados em App e evite deixar cartões cadastrados em site de lojas.
Sétimo: O contactless evita o contato do chip em máquinas duvidosas;
Oitavo: Mantenha o número do seu celular atualizado, alem das notificações no seu celular do aplicativo ativada para receber em tempo real toda e qualquer transação financeira.
Nona: Ao acessar sites na internet prefira guias anônimas e não se esqueça de matar um Bom anti-vírus ativo.
Décima: Não abra e-mails com endereços e links duvidosos. Isso também serve para mensagem SMS. Todo cuidado é pouco!
Bom… é isso! Espero ter contribuído para que as pessoas fiquem atentas…

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Faz todo sentido o que vc tá dizendo.

Sobre fazer um B.O. é fácil.
Basta vc abrir o app NuBank e mostrar na tela as informações do seu cartão virtual.

Eu também recomendo
Uma vez na semana, você tirar um print do seu saldo da NuConta e guardar a imagem no email … Porque com este Auxílio Emergencial de Bolsonaro, houve erros nos boletos, e no lugar dos 600 reais vim pra NuConta, o dinheiro da NuConta foi transferido para o Caixa Tem.

Muitas reclamações nas redes sociais dizendo… Meu dinheiro sumiu…

Eu fiquei de assustado.

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acabei de abrir uma disputa no tendimento nubank,meu cartao vive bloqueado no aplicativo,so libero quando vou fzer uma compra, e bloqueio de novo,mas apos fazer uma compra na amazon,meu cartao foi usado,e nao sei como ,pq ele ta bloqueado,ainda bem q vi na hora o vaiso e ja liguei la pra contestar-resumindo,nubank nao tem segurança

Também aconteceu o mesmo comigo, ontem fui testar com um cartão virtual que eu já tinha cancelado e a compra foi aprovada, entrei em contato com eles no chat eles disseram que “mas como temos um sistema que atualiza os dados de novos cartões em plataformas que já foram usados outros cartões ele atualiza automaticamente os dados do seu cartão atual e faz a cobrança nele”. Sem sentido então a função apagar cartão virtual.

Encontrei esse tópico pesquisando sobre a funcionalidade do cartão virtual. Agradeço por compartilharem a situação, também solicitei o cancelamento desse serviço via e-mail (atualização automática de cadastro) para evitar possíveis dores de cabeça.

Cancelei recentemente o meu cartão virtual e na hora o Nubank alertou que caso eu tivesse algum serviço de assinatura utilizando esse cartão virtual eu deveria fazer a atualização junto à cada serviço e depois me passaram uma lista das minhas assinaturas para eu atualizar as informações do novo cartão virtual.

Liguei agora para o 0800 e falei com o Nubank e eles me disseram que as informações do novo cartão virtual não são repassadas para ninguém.

Essas informações estão meio desencontradas, pois cancelei recentemente o meu cartão virtual e gerei outro.
No ato do cancelamento o Nubank me alertou que caso tivesse serviços de assinaturas eu deveria atualizar as informações de cobrança, pois se não fizesse elas não seriam pagas.
Depois do cancelamento recebi uma lista de todas elas.
Eu tinha uma assinatura que eu não queria renovar fui lá cancelei a assinatura e não conseguir excluir o meu cartão virtual ele está lá preso, mas continua o mesmo número.

Tentei cancelar essa atualização automática pelo chat do Nubank, eles disseram que não existe isso.
É no Nubank ou é no Mastercard?

É no chat do app do Nubank mesmo.

Dá pra cancelar mediante solicitação sim. Uma Nubanker inclusive confirmou isso aqui na Comunidade no tópico abaixo:

E caso não se enquadre com o tipo de serviço que te interesse, é sempre possível solicitar o desligamento da função, sendo opcional.

Inclusive o @LucasGFerreira conseguiu cancelar numa boa:

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Os comentários de @durgante e @chinnonsantos entre outros são excelentes.

Como disse @durgante, a Nubank escolheu um dentre vários “modelos” de cartão virtual, no caso o modelo em que o cartão fosse permanente como o cartão físico, inclusive para ser usado em pagamentos recorrentes (ou assinaturas e outros tipos).

Seria ótimo se a Nubank disponibilizasse um cartão de uso único ou o modelo do banco da @anacaroolliinna, no entanto ele só disponibilizou um e devemos usar de acordo com a finalidade pensada para ele, pois se não nos atentarmos podemos ter problemas como o colega @Rhulio_Victor teve.

No entanto foi um conjunto de fatores que causou o problema do @Rhulio_Victor.
-Não cancelar a renovação automática no site em que ele fez o pagamento
-Uso do cartão virtual de forma “inadequada” (já que ele foi pensado para ser usado em assinaturas e renovações automáticas e não de uso único)
-E ainda juntou a função de atualização automática dos dados do cartão.

E reparem, a função de atualização dos dados esta presente justamente “como uma comodidade” no cartão virtual por ele ser usado em assinaturas. Se você não quiser desative. Já no caso de clonagem do cartão avisa-se a Nubank, ocorre o bloqueio e ela deixa de fazer a renovação automática em todos ou somente no lugar em que foi reportada a fraude.

Quanto a função de atualização automática ela é uma função implementada pela Mastercard e até pela Visa, ou seja, até mesmo em cartões de outros bancos isso pode ocorrer, bem como a mesma falta de comunicação ao usuário.

Seria igualmente ótimo que a Nubank informasse todos os clientes
de tempos em tempos sobre benefícios e funções, mas muitas informações estão disponíveis no site, FAQ, termos de uso, contrato ou outros lugares e nós não procuramos lá.

E de fato, o post serve muito bem como um aviso sobre:
-A atualização automática dos dados do cartão físico/virtual.
-Que é possível desativá-la.
-Que o cartão virtual não deve ser usado como único/descartável e;
-Que também devemos ser proativos e buscarmos informações.

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Infelizmente isso aconteceu comigo. Eu sempre excluo meu cartão virtual após qualquer tipo de compra, certo dia meu colega pediu meu cartão para fazer uma compra e logo em seguida faria o pagamento, após a compra eu exclui meu cartão. Depois de 1 ano começo a receber notificação de varias compras no famoso jogo ‘‘Garena’’ …

Contesta as compras e fala pro seu amigo excluir o seu cartão da conta dele. Depois entra em contato no chat e pede pra cancelar a atualização automática da Mastercard

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Percebi uma situação parecida a sua em outro banco. Criei um cartão virtual para assinaturas de stream. Eu excluí o cartão virtual e a assinatura constavam na fatura do cartão físico. Creio que isso aconteça poque o cartão físico é a matriz e a compra só é cancelada se fizer a solicitação direta com a loja. A pesar de criar/exluir um cartão virtual, ele sempre estará vinculado ao cartão físico.

Obrigado pelos alertas e explicações, pessoal!

Pelo que pude entender, a tal atualização automática parece ser mais voltada para o cartão físico e beneficia um público um tanto restrito: pessoas que possuem um número maior de pagamentos recorrentes. O apelo do serviço é não exigir a reinserção manual dos dados do novo cartão em sites e apps (habilitados junto à Mastercard) onde se tem pagamentos recorrentes, ação geralmente motivada por casos de dano, perda ou roubo do cartão – problemas inexistentes na versão virtual.

Costumo deixar o cartão virtual bloqueado, faço o desbloqueio apenas na hora de efetuar alguma transação e logo em seguida bloqueio novamente, portanto se eventualmente ocorrer alguma tentativa de fraude com os dados desse cartão, quase certeza que a transação será negada. Daí, basta apagá-lo e gerar um novo, e tudo continua em paz, sem tanta preocupação com os registros prévios que podem vir a se tornar um problema de gerenciar com o passar do tempo.

Diante disso, acho que seria mais prudente se a funcionalidade estivesse inativa por padrão, ao menos para a versão virtual que por sinal é muito usada para compras únicas.

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Já vi outros clientes sugerindo que a funcionalidade de atualização automática estivesse presente dentro do aplicativo; e acho a sugestão interessante. Poderia até sugerir que a função ativar/desativar atualização automática do cartão, ficasse na nova área ‘meus cartões’…

Entretanto; fico pensando na confusão que causaria - pois muitos clientes acham que a exclusão do cartão virtual, por exemplo, faz com que a assinatura com determinado serviço contratado, seja automaticamente cancelada; seria o mesmo pensamento sobre apenas desativar a atualização automática do cartão, o que é claramente um equívoco!

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Apesar de não ter mencionado isso antes, também cheguei a essa conclusão sobre esse ponto, por isso desisti de questionar a falta do botão ativar/desativar no app. :sweat_smile:

Anham, aí é complicado mesmo. Todavia, o modelo “ativado por padrão” da atualização automática não resolve esse equívoco, resolve?

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Não resolve, mas é um ponto muito relevante a ser questionado: a informação a respeito da atualização automática deve ser assertiva para que não haja esse tipo de equívoco! Mas às vezes o ser humano têm um pouco de preguiça em buscar determinadas informações, né?! Se autoeducar; requer constância :sweat_smile:

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O problema nesse caso é que a atualização automática do cartão não é algo esperado para muitos (muitas vezes nem conhecida). Para buscar uma informação sobre alguma coisa (normalmente) primeiro é preciso ter uma ideia de que ela exista para saber o que procurar.

Para muitos nem passa pela cabeça que haveria atualização automática (nem sabem o que é), e também não há nenhum feedback no aplicativo sobre isso (como algo dizendo que a atualização automática está habilitada ou não).

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Penso que quando contratamos qualquer serviço, devemos buscar o máximo de informações possíveis. Mas também concordo que a empresa que oferece o serviço em questão; deve deixar determinadas informações explícitas, para que não haja dúvidas e equívocos sobre o serviço contratado.

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