Mulheres na Tecnologia

Quando você pensa em grandes nomes que moldaram o mundo da tecnologia, que nomes vêm à sua mente? Infelizmente é comum não pararmos para pensar que muitas dessas mentes brilhantes são mulheres! Inclusive, quando falamos de tecnologias pioneiras que nos permitiram chegar aqui e inovar tanto, as mulheres foram essenciais.

Um grande exemplo é Ada Lovelace, conhecida como a primeira pessoa programadora da história! No século 19, Lovelace teve a visão de que máquinas poderiam ir além de cálculos simples e realizar tarefas complexas. Incrível, né?

Outra figura icônica é Grace Hopper, que foi almirante e analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950 e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem de programação COBOL, utilizada até hoje por diversas empresas, principalmente do ramo financeiro.

Sabe o Wi-Fi, GPS, Bluetooth? Hedy Lamarr, uma atriz e inventora, colaborou com George Antheil para desenvolver um sistema de comunicação de espectro expandido durante a Segunda Guerra Mundial, que serviu de base para as tecnologias modernas de comunicação sem fio. Já sabia disso?

Vindo para os dias atuais, um grande nome que temos aqui no Brasil é a Cristina Junqueira, uma dos fundadores do nosso amado Nubank! Cristina é uma inspiração tanto para homens como para mulheres que querem desbravar o mundo da tecnologia, mostrando que não há limites quando se trata de inovação e diversidade. Ela foi citada como a executiva mais importante do ecossistema de fintechs, em um grupo de 100 líderes mulheres de todo o mundo. Ela me inspira demais!

E você, quais são as suas referências? O Nu soltou hoje um post nos convidando a marcar uma mulher na tecnologia que nos inspira! Se ainda não deixou seu comentário, agora é a hora!

https://www.instagram.com/p/C4Nvrp3szv8/?igsh=MTVwNmk5dnNkaDMzaA==

82 curtidas

@NuCommunity vem conferir :point_up:t2:

52 curtidas

Parabéns a todas as mulheres, hoje e SEMPRE! :purple_heart:

30 curtidas

Post importante e necessário, @NinaTalks! :clap:t5:
Gratidão por partilhar essa informação conosco!

27 curtidas

Sem sombra de dúvidas foi Katherine Johnson que foi uma matemática e física afro-americana, ela desempenhou um papel crucial na NASA durante os primeiros anos do programa espacial dos Estados Unidos. Suas contribuições incluíram cálculos de trajetórias de espaçonaves, sendo fundamental para o sucesso das missões, incluindo o voo orbital de John Glenn em 1962. Ela quebrou barreiras raciais e de gênero, tornando-se uma figura inspiradora na história da exploração espacial, uma grande Mulher que na época estava a frente na corrida espacial. Parabéns a todas as mulheres que com a graça do nosso Criador foi feita para criar. Que Deus abençoe a todas.

18 curtidas

:purple_heart: :purple_heart: :purple_heart:

18 curtidas

Parabens à todas as mulheres !

15 curtidas

@Andre.C , o papel da mulher na tecnologia atual é diversificado e fundamental, elas desempenham funções em desenvolvimento de software, inteligência artificial, cibersegurança, engenharia e liderança tecnológica, mas no entanto, ainda há desafios em termos de representatividade e igualdade de oportunidades, sendo importante promover inclusão e diversidade no setor tecnológico dentre outros setores.

12 curtidas

Que evolução significativa!
As mulheres conquistando o seu espaço e a cada dia com grande destaque no mundo da tecnologia! Cris… mulher, mãe, profissional, maravilhosa, espetacular!:purple_heart::purple_heart::smiling_face_with_three_hearts:

19 curtidas

Todas as mulheres são referências, sendo conhecidas ou não, elas tem um papel fundamental na família, no trabalho e na sociedade! Parabéns! :purple_heart:

N Possibilidades

18 curtidas

Sem dúvida @NinaTalks !

Além das histórias que você citou, também acho incrível a história de Mary Jackson (1921-2005), a primeira mulher negra engenheira da Nasa. Ela estudava o limite de ar em torno de aviões e túneis de vento e é um dos nomes que inspirou o filme “Estrelas Além do Tempo”.

20 curtidas

Segundo fiquei sabendo pela web, a criptomoeda ADA é uma homenagem a essa desbravadora mulher.

A Cris tem todo meu respeito e admiração, uma mulher muito inteligente.

Parabéns às mulheres dessa comunidade.

9 curtidas

Francisco Clayton Vieira, eu Panabilizo todas essas mulheres Podorozas!!!

9 curtidas

Parabéns a todas as mulheres.

8 curtidas

Parabéns a todas as mulheres que assumiram o seu papel na vanguarda da nossa sociedade!

7 curtidas

:heart_decoration::heart_decoration:
____/

8 curtidas

Excelente homenagem! :purple_heart:
Mulher é tudo!

11 curtidas

Impossível também não lembrar de Marie Curie (1867-1934) - Física e Química - que descobriu o polônio e o rádio.

A primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel e ser também a primeira pessoa a ganhar 2 Nobéis em categorias diferentes.

Foi fundadora do Instituto Curie - Sorbonne/ Universidade de Paris - para a pesquisa e estudos sobre a aplicação de radiação na redução de tumores. Criando assim, a Radioterapia que é usada nos dias de hoje para o tratamento do câncer.

Foi responsável também pela criação do Raio-X. Implantou e encabeçou o projeto de pequenos dispositivos móveis de campo, que salvaram milhares de soldados durante a primeira guerra mundial.

Feliz dia da Mulher para todas as guerreiras e inspirações. Tanto da tecnologia, ciência e de outras áreas. :rose:

(Radioactive, Netflix)

15 curtidas

Não somente hoje, mas todos os dias, seja, reconhecidas e amadas, feliz dia das mulheres :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5:

15 curtidas