Multa abusiva e ilegal

Olá.

Minha fatura de março tem vencimento em 14/03/24, no valor total de R$ 6.398,64.

Ocorre que está sendo cobrado um **CRÉDITO DE ATRASO de R$ 1.355,61, por conta do atraso de pagamento de UM DIA em relação a fatura anterior, cujo valor de R$ 1.559,62 foi pago INTEGRALMENTE em 15/02/24, OU SEJA, UM DIA APÓS O VENCIMENTO.

Questiono qual critério o Nubank utilizou para realizar a cobrança de uma multa que equivale a 86% do valor da fatura atrasada em um dia???

O valor cobrado pela Nubank está em desacordo com a Lei 14.690/2023 que já entrou em vigor e que limita o teto dos juros do cartão de crédito.

Aguardo resposta com urgência, caso contrário irei acionar judicialmente o Nubank.

6 curtidas

Seja bem-vindo a Comunidade de Clientes do NU.
Para resolver seu problema, contate o NU pelo Chat do App.

13 curtidas

Exatamente como o @LuizGSF ponderou, essa questão deve ser tratada através do chat do App

10 curtidas

Mude o prazo de fechamento da sua fatura para alguns dias depois, assim você se programa melhor para o pagamento da mesma dentro do prazo.

8 curtidas

Nenhum problema em pagar ela integralmente ou dentro do prazo. O problema é o NUBANK não seguir uma legislação recente do BACEN ao qual ele está submetido e cobrar uma multa completamente ilegal. Já me aconteceu isso no Itaú e a multa deu uns 20 reais. No Nubank deu 1355. Eu atrasei menos de um dia e reconheço isso, não disse em nenhum momento que a multa não poderia ser cobrada. O que eu estou discutindo é o valor. Tu acha razoável uma multa de 1300 reais referente a uma fatura de 1500? Por algumas horas de atraso? Isso é completamente ilegal.

Dirija seus questionamentos diretamente ao NU e, posteriormente informe qual foi a solução.

5 curtidas

Aqui somos clientes assim como você, tenta entrar em contato com a instituição para ter uma melhor reposta sobre o seu problema, e depois você compartilhe conosco (se quiser) qual foi o resultado.

Canais de atendimento oficiais do Nubank.

Canais de atendimento:
4020 0185 para capitais e regiões metropolitanas
0800 591 2117 para demais localidades
meajuda@nubank.com.br

Ouvidoria:
0800 887 0463
ouvidoria@nubank.com.br

9 curtidas

Entre em contato com o Nubank para averiguar o seu caso e tirar essa dúvida, clique aqui pra acessar o chat

7 curtidas

Tá estranho, vá atrás.
Mas tem coisas que a vida ensina

  • Não atrase o pagamento de energia e água, ficar sem os 02 vai te atrapalhar bastante
  • Não atrase o cartão de crédito, os juros são realmente altos
  • Não gaste o que não tem, pois vai comprometer suas outras contas

Pois a conta vem e vem cara.

8 curtidas

Olá @rcaldana. Seja bem vindo. Sinto estar passando por isso. Somente o atendimento ao cliente pode te ajudar. Espero que resolva. :handshake::purple_heart:

6 curtidas

Em 1 mes vira 30 mil :thinking::thinking:

2 curtidas

Os encargos da fatura atual são informados na fatura anterior.
Se foi cobrado algo diferente do descrito, entre em contato com o atendimento via chat do app.

7 curtidas

Caro RCALDANA, sim o nubank tem realizado cobranças abusivas e ilegais, e como medida o consumidor precisa realizar denúncias junto ao Procon, Consumidor.gov.br, perante o BACEN e propor Ação de Reparação Civil por danos morais e materiais.
Sou advogado, meu nome é Lucas Rangel, e me deparo com inúmeras situações como a sua. Ontem chegou um cliente ao meu escritório com um problema parecido, contudo, ele atrasou uma fatura de R$ 600,00, e deixou de pagá-la, isso foi acerca de um ano, e atualmente a dívida está em R$ 119.000,00. Aí eu pergunto qual parâmetro de legalidade o NUBANK está usando para realizar essa correção do débito?

As pessoas estão direcionando para o lugar correto para resolução do problema. Se está dentro da lei ou não, cabe ao consumidor questionar com o banco. Aqui somos clientes igualmente. Se o Nubank estiver sendo abusivo tome as medidas corretas, independente do que escreverem aqui.

Vá e procure o chat/ouvidora do banco/reclame aqui ou acione o Bacen. Fim de história…agora ficar falando que são robôs que estão respondendo (que basicamente é a mesma resposta) não vai ajudar em nada.

Somos todos clientes. Fim!

8 curtidas

Isso não irá me impedir de trazer informações sobre o que o nubank está fazendo com seus clientes praticando juros maiores que os estabelecidos pelo banco central. Não estou aqui para captar clientela ou ganhar curtidas em meus comentários, apenas para fornecer informações válidas sobre como agir em situações como esta. Se o nubank está praticando juros ilegais e acima da fixação do banco central, o consumidor pode recorrer aos seguintes recursos legais:

  1. www.consumidor.gov.br
  2. https://www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor
  3. Defensoria Pública de seus respectivo estado
  4. Banco Central do Brasil
  5. Atermação dos Juizados Especiais Cíveis de seus respectivos estados;
  6. Se a cidade não dispuser de defensoria pública, pode procurar a sala ou sede da OAB e requerer a nomeação de um advogado dativo
  7. e por fim, contratar um advogado.
    Portanto, o intuito é meramente informativo, e peço desculpas por ter me referido aos membros da mentoria como “robos”, é notório que contribuem muito para auxiliar os clientes desta instituição financeira.

E com todo respeito, ao que parece, todos aqui, dada as respostas fornecidas ao interlocutor, tendem a defender o nubank em suas abusividades, não apoiando o interlocutor em sua irresignação, mas apenas recomendando que ele se dirija ao chat do banco e ali faça suas reclamações a respeito do problema que enfrenta junto a esta instituição, que aparentemente, locupleta de seus clientes juros abusivos e ilegais.
Se não estão satisfeitos com minhas ponderações, recomendo que solicitem minha exclusão da comunidade, pois não me cansarei de responder questionamentos, como o do colega, com a empatia que o consumidor merece, somos todos clientes.

Até meus clientes agiotas cobram juros menos abusivos kkkkk

Bom dia,

Todos nós aqui da comunidade seja em qualquer esfera tem o propósito de ajudar, aqueles com o claro objetivo de demonstrar insatisfação ou dúvidas, assim como um ambiente sugestivo e livre. E como deve saber, todo ambiente tem as suas regras internas e que devem ser cumpridas, além de respeitar a LGPD.

Isso garante a livre espontânea opinião de cada um, assim como existem os argumentativos, existem os contra-argumentativos com a finalidade de ajudar. Como bem sabe, temos os direitos e deveres em qualquer esfera, advindos da responsabilidade civil.

E como já mencionado, qualquer insatisfação ou esclarecimento de taxas abusivas, procure a informação via atendimento ou instituições adequadas para reclamações e informações de “taxas abusivas”. Infelizmente, por aqui não podemos fazer nada, pois remete a uma informação detalhada que não temos acesso.

5 curtidas

A lista de ignorar tá com pegando fogo essa semana :confused:

1 curtida

Há uma sensibilidade local quando criticamos a instituição financeira, ao que parece os “alguns” se sentem ofendidos quando criticamos o banco.
Essa comunidade é realmente para ajudar os clientes em suas dificuldades, mesmo que a resposta seja em desfavor do banco, ou somente para amenizar os ânimos, passar pano e ganhar likes sem valor algum?
Meu intuito não é capitar clientes, não preciso disso, mas é revoltante ver o que as instituições financeiras fazem com os clientes, e ainda ver alguns apoiando como se banqueiros fossem.
Vou continuar por aqui, realizando minhas criticas pontuais, trazendo informação jurídica e exercendo minha liberdade de expressão, claro, que com o devido respeito e consideração aos demais colaboradores e clientes.

1 curtida