Múltiplos problemas com pagamentos de boleto

Olá. Assim como muitos de vocês sou uma cliente de um banco tradicional testando a migração para um banco virtual. Como o Nubank não possui débito automático ainda, não vou poder migrar 100% ou vou ter que pagar minhas contas manualmente usando o App.

Essa semana botei um pouco de dinheiro na conta para pagar as contas do mês com ela. Fiquei impressionada porque a TED caiu praticamente na hora, paguei a fatura do cartão de crédito NuBank e liberou o saldo na hora também. Agora pouco fui tentar fazer um pagamento com boleto e me deparei com os seguintes problemas:

1 — Integração com leitor de código de barras é falha/lenta. Na primeira tentativa de escanear um código de barras que estava sendo exibido na tela do meu computador, o aplicativo não conseguiu ler. Tentei mais algumas vezes e até consegui fazer funcionar, mas demorou um pouco.

2 — Não me permitiu pagar hoje e automaticamente fez a seleção da opção de agendar o pagamento para amanhã.

3 — Na hora que eu fiz o agendamento, me mostrou a seguinte mensagem de erro:

Após tudo isso, fui para o App do Banco do Brasil, e aconteceu isso:

1— Leu o código de barras na hora quando apontei o app para a tela do computador.
2— Aceitou hoje como a data de pagamento do boleto
3— Concluí todo o processo de pagamento em menos de 10 segundos:

Agora minhas observações sobre os fatos aqui apresentados:

1— Existem outras reclamações sobre esse leitor de código de barras na internet, inclusive aqui mesmo nesse fórum. Não é possível que não tenha uma equipe, ou pelo menos uma pessoa no Nubank, que faça um teste comparativo de eficiência das funcionalidades usando os apps dos concorrentes. Até hoje não vi um leitor de código de barras pior do que esse.

2— Por quê o Banco do Brasil (e o Itaú também, fiz o teste depois) me permitiram pagar o boleto hoje sem precisar fazer agendamento mas a NuConta não? Claramente não é por uma limitação tecnológica.

3— Isso é um absurdo. Nunca vi nenhum aplicativo de banco dizer que não sabe se efetuou a operação que lhe foi solicitada e mandar o CLIENTE ir verificar no extrato da conta se funcionou ou não. O app deveria ser capaz de fazer uma consulta via API e ver se a operação foi efetuada ou não, e em caso negativo, efetuar a mesma.

Pagar um boleto deveria ser a operação mais básica de um aplicativo de banco, e pelo menos comigo a NuConta não está funcionando de forma adequada. E por favor não venham me dar instruções como “reinicia seu celular” ou “coloca anti-virus”. Eu sou programadora e sei que essas situações relatadas são sintomas de desenvolvimento ruim.

Vou continuar usando por mais um tempo pra ver se foi um caso isolado, mas por enquanto não vou migrar 100% para a NuConta.

Observação: Tive que hospedar as imagens com o LightShot porque o fórum não me deixou colocar mais de 1 imagem no post.

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Olá @AndresaMS
Eu particularmente não uso muito essa função de leitura de código de barras no Nuconta pois uso apps para pagar usando o crédito, mas como meu pai vai começar a usar vou observar isso que você falou, pelo prints vi que você usa Android, vou testar com o iPhone para ver se a leitura tem o mesmo comportamento.
Esse erro parece ter sido uma falta de retorno sobre a confirmação do pagamento, pelo menos nas 3 vezes que já usei nunca ocorreu, mas vou verificar também.
Pelo horário que você postou aqui acredito que você tenha feito o pagamento no Domingo a noite e nesse horário não é possível realizar o pagamento e só o agendamento dele para o dia seguinte, essa mensagem do BB de transação realizada pode parecer que foi processado mas não, repare no print que a data de pagamento está dia 07 na segunda, na confirmação do pagamento o BB já faz a troca da data automático, No Itaú eu não sei te dizer pois não tenho conta lá, mas o comportamento deve ser o mesmo

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Faço pagamentos por lá à anos, e o procedimento é o mesmo. O pagamento é realizado, mas com a data do próximo dia útil.

Aqui a mesma coisa, Feriados em Finais de Semana apenas no Próximo Dia Útil.

Quanto a isso, sempre consegui colocar mais de uma imagem no mesmo Post ou resposta, pode ser um erro temporário.

Referente a esse erro, aconteceu comigo no Domingo, conexão instável, verifiquei no ‘‘Extrato’’ e estava tudo ok, pode realmente ter sido instabilidade no dia.

Aqui comigo ou é 8 ou 80. Ou a câmera lê instantaneamente, praticamente sem apontar para o código ou nem lê. Mas percebo que isso está mais relacionado ao boleto do que ao leitor. Pois as contas que eu consigo pagar, o processo é bem rápido seja no papel, seja na tela do computador. Obs: ressalto que minha experiência com pagamentos assim é positiva, raramente tenho problemas. Mas, coincidentemente, a última conta que tentei pagar eu não consegui ler, tive que digitar mesmo. Uso iOS.

Nenhum banco faz pagamentos em finais de semana ou feriados. A diferença e que a NuConta te informa que o pagamento vai ser agendado. O BB simplesmente agenda e pronto, sem te avisar de nada.

Provavelmente pessoas recém-registradas na Comunidade possuem essa limitação. É algo do Discourse mesmo. É necessário ter um tempo de fórum para postar várias imagens em um único post. Pelo menos é isso que tenho percebido, e funciona assim em outros fóruns :wink:

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Assim como Postagens e Curtidas, deve ser isso mesmo então. Valeu pela Info!

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Quando preciso pagar um boleto, eu sempre copio e colo a numeração do código de barras, como recebo todos meus boletos por e-mail, isso facilita muito, pois nunca precisei usar o leitor de código de barras.

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Quando realizo o pagamento do boleto, é preciso dar um zoom no código de barras, e lê assim que a câmera é apontada. No papel, é instantâneo.

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Olá @AndresaMS olha ! Já tive esse problema tbm mais nesse caso você já verificou se foi descontado da sua nuconta o boleto , nessa situação é aconselhável que você feche o app e abra minutos depois e tente verificar , caso haja algum problema tente entrar em contato com o Nubank

Vou aproveita isso que você falou @endydealmeida, pois eu tive esse problema com o app do BB, dia 03 desse mês era feriado estadual aqui no RN e gerei um boleto de depósito de outro banco com vencimento 03, e paguei no app, mesmo colocando a data do dia 03 o BB automaticamente agendou para o dia 04 sem nem avisar após eu clicar em confirmar, dá impressão mesmo que o pagamento foi realizado nesse dia, mas só depois no comprovante percebemos que houve esse agendamento involuntário. Como não é um boleto de cobrança, o banco de destino recusa após o vencimento e o BB vai me devolver depois de alguns dias o valor. Mas não deixa de ser um transtorno, é muito bom saber que o Nubank avisa antes de confirmar que será feito um agendamento.

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Exato @ree, o BB (e creio que todos os bancos) agendam o pagamento para o próximo dia útil seguinte. Se você não fica ligado, você nem percebe que agendou ao invés de pagar.

A NuConta te avisa que você está agendando, bem mais intuitivo e transparente.

“It’s not a bug, it’s a feature!” :rofl:

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Paguei hoje mesmo dois boletos um em papel e um usando o leitor no tablet funcionou normalmente apontando a câmera para o tablet.

Não creio que essa questão do agendamento seja um problema (não pra mim ok? Opinião própria aqui, eu pago sempre as contas antes então ele pagar hoje ou amanhã não é um incômodo), não sei a hora que você fez a transação de pagamento mas pelo print em anexo era mais de 22h se for isso só será pago no próximo dia útil igual todos os bancos convencionais

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