Não é um golpe!

Bom dia comunidade, espero que estejam bem!

ATUALIZAÇÕES: NÃO SE TRATA DE UM GOLPE, mas ainda vale as dicas para qualquer e-mail que possa ser suspeito :wink:

Hoje pela manhã recebi o seguinte e-mail

Imediatamente desconfiei por conta do e-mail do remetente não ser do domínio do Nubank, de qualquer forma fui reportar e confirmar no atendimento e de fato não se trata de nenhum tipo de parceira com o banco.

Já sou bem atento com qualquer tipo de contato relacionado a bancos, mas sempre é bom reforçar alguns pontos:

Algo comum em golpes é criar o senso de urgência, como nesse caso o prazo para enviar essa porrada de dados, assim você fica desesperado e não pensa com muita racionalidade, portanto desconfie quando ver algo do tipo;

SEMPRE confira o remetente do e-mail (neste caso né);

Fique atento a erros gramaticais;

E antes de qualquer coisa entre em contato com um canal oficial para confirmar a veracidade e reportar o acontecimento, para que assim alguma medida seja tomada.

15 curtidas

Bom dia, @M_onteiro! Retificando: algumas postagens abaixo foi confirmado que se trata de fato de uma campanha do Nubank:

19 curtidas

Golpe.
Ignore

12 curtidas

Essa é nova, golpe que não está pedindo para você fazer um pagamento. Esses bandidos estão cada vez mais criativos :rage:

7 curtidas

Olá @M_onteiro. Não é golpe. :handshake::+1:

9 curtidas

Aposto que os safados conseguem abrir conta em outro banco só com essas informações e vídeos que pediram, daí fazem um empréstimo e somem.

6 curtidas

Nem disfarçam mais :sweat_smile:

13 curtidas

Tambem recebi o email exatamente igual a esse e emtrei em contato com o nubank que prontamente me informou que eu deveria ignorar esta mensagem por se tratar de possivel golpe.
Fui mais alem e entrei em contato com a remetente marina.fgw@gmail.com atraves do whatsapp e olha o que ela me disse:

To curioso pelo desfecho.

8 curtidas

Mais uma coisa… o interessante eh que de fato esta pessoa Marina Whitaker (11.98399.9119 / @Merkat_art) trabalha com marketing e o perfil no LinkedIn confere estas informações.
A agencia tambem de fato existe e ja produziu materiais para o nubank. Pelo menos observei isso nas postagens do linkedin e instagram.
Em resumo: se for uma tentativa de golpe, vou dar os parabens para o golpista porque ele foi bem criativo e convincente nos seus “rastros digitais”.

8 curtidas

Mais uma atualização “espontanea”:

E mais outra por email que chegou agora:

E mais outra sendo que agora o email foi copiado para uma pessoa do nubank:

E a Natalia eh do nubank mesmo:

Vou aguardar a resposta do nubank…

ATENÇÃO:
@M_onteiro NÃO É GOLPE PESSOAL.
Acabei de receber um email de uma funcionaria do Nubank me confirmando a autenticidade da campanha publicitária.

E aqui está o cabeçalho da mensagem que garante a autenticidade do remetente:

12 curtidas

Legal que você conseguiu confirmar a legitimidade das informações :clap:t3::clap:t3::clap:t3: Porém esse contato da equipe do nubank já deveria vir desde o primeiro momento, dado a quantidade de golpistas atualmente.

12 curtidas

Verdade @natan.jl . Também acho. Evitaria este tipo de suspeita.

11 curtidas

Obrigado por ter ido atrás, @Danielbighelini :clap:

14 curtidas

Caramba! Se não é golpe, agora aprenderam um pouquinho mais de como fazer uma campanha sem gerar desconfiança.

Só pelo texto em maiúsculas (lá no e-mail original) e vermelho eu já teria tacado no spam. :rofl: Não sejam como eu.

Se fosse uma campanha nos convidando pelo app, não teríamos essa desconfiança.

5 curtidas

@Superleosam Pois é… Seria muito fácil ignorar esta mensagem pelo simples fato de ter sido original por um endereço Gmail.
Acho que só respondi a mensagem porque na semana passada respondi uma pesquisa do Nubank e nesta pesquisa citava que caso o meu perfil fosse selecionado, eu seria contactado por uma equipe de publicidade. Por isso, fui mais criterioso nesta interação.
Depois de falar mais tempo com a remetente da mensagem, descobri que ela é uma freelancer contratada por uma agência de publicidade que por sua vez foi contratada pelo Nubank nesta campanha de branding. Ufa… difícil né?
Mas incrivelmente é verdade e desta vez, apenas desta vez, não se trata de golpe e sim um problema de processo operacional que não foi muito planejado e comunicado da melhor forma ao cliente.

6 curtidas

Parabéns pelo trabalho investigativo @Danielbighelini, muito bom kkkk.
Espero que o Nubank veja esse tópico no fórum para não causar mais medo nos clientes nas próximas vezes.

4 curtidas

Olá, Pessoal! Tudo bem?
Estão certíssimos, todo cuidado com golpes é pouco.

Muito prazer, aqui é a Nat Hazarian, faço parte do time de Branding do Nubank, e estamos, de fato, desenvolvendo uma ação de comunicação que prevê o envio desses emails para vocês pro meio de uma equipe produtora parceira. Pedimos desculpas pelo alerta que essa mensagem criou, e já estamos adaptando as mensagens e processo! Inclusive, pedi para ficar copiada em todo o contato com vocês daqui em diante.

Aproveitando, obrigada, @Danielbighelini , por trazer essas informações por aqui também!

Por favor fiquem à vontade para tirar mais dúvidas comigo via email, podemos nos falar por lá!

Um abraço,
Nat

25 curtidas

Excelente @natalia.hazarian ! Obrigado pela participação e esclarecimento aos demais.

10 curtidas

Obrigado, @natalia.hazarian, por aparecer aqui e ajudar a esclarecer! :purple_heart:

Muito importante nesses tempos em que a desconfiança é a regra a ser seguida. :clap:
As instituições precisam se adaptar e encontrar formas de transmitir mais claramente a sua legitimidade nas comunicações. É bom ver o Nubank reconhecendo essa necessidade e se adaptando. :wink:

14 curtidas

Obrigado por esclarecer. :handshake::purple_heart:

10 curtidas