Não consigo tirar todo o dinheiro da caixinha. Porquê?

Olá.
Sou usuária das caixinha Nubank e tenho notado que, quando coloco dinheiro lá, os valores rendem, mas quando vou retirar, mesmo bastante tempo depois (tenho caixinhas há anos) o dinheiro não sai todo, ficando uma parte retida. Porque isso acontece? Não é resgate diário? Eu sinto que perdi R$12 em uma retirada e quase R$300 em outra. Se o resgate é diário, não poderia retirar quando quisesse? Há alguma coisa que posso fazer para não “perder” o dinheiro guardado na caixinha?

1 curtida

Basicamente existem duas taxas que são descontadas quando for efetuado um resgate de valores:

IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): Esse imposto diminui, com o passar do tempo, até zerar após 30 dias.

IR (Imposto de Renda): Esse imposto diminui, com o passar do tempo, até chegar ao valor fixo de 15% (imposto mínimo a ser cobrado).

Além dessas duas taxas, alguns investimentos podem ter outras taxas (normalmente taxas administrativas e de desempenho).

No caso das caixinhas do Nubank, o valor principal mostrado é o valor bruto (sem descontar as taxas). Você precisa verificar o valor líquido, que é justamente o valor possível de ser resgatado (já descontando todas as taxas).

OBS: Para casa novo aporte, a contagem de tempo para zerar o IOF e reduzir o IR é independente. Ou seja, se você efetuar 5 aportes em datas diferentes na mesma caixinha, cada aporte terá um prazo diferente para redução de impostos.

Obrigada pela resposta. Permaneço com uma dúvida: então, nesse caso, eu sempre vou pagar para usar as caixinhas, mesmo após 30 dias, considerando que terei 15% de IR a ser descontado?

Olá @KELLY_COELHO boa tarde.

Nesse caso você paga imposto referente ao valor de rendimento. Esse valor é cobrado no resgate. Se você observar no detalhamento da caixinha tem separado o valor liquido e valor bruto da mesma.

2 curtidas

Tabela regressiva de IR:

Você vai sempre pagar. Como comentou o @Mauricio_Martiniano você pode ver os valores que você tem para resgatar e os valores que foram cobrados .

Seja bem-vinda a comunidade NC!

3 curtidas