Não entendo a cobrança de IOF

Não consigo entender a cobrança do iof.

Seu dinheiro rendeu
R$ 28,07

Rendimentos brutos R$ 67,31
Imposto de Renda - R$ 8,12
IOF -R$ 31,12

Não retirei ou paguei nenhuma quantia. Porque está sendo descontado?

Tanto IOF quanto IR são provisionados!
O desconto só ocorrerá se você fizer o resgate.

23 curtidas

O desconto do IOF será aplicado quando houver movimentação de valores em menos de 30 dias.

9 curtidas

Eu tinha guardado no porquinho e resgatei uma parte para aplicar no resgate planejado. Isso conta? No caso o dinheiro não saiu do nubank.

Não, isso não conta. Seu dinheiro permaneceu na mesma conta.

Exato! O valor e os impostos exibidos são referentes caso seja feito um resgate do valor total naquele momento. O app sempre exibe o valor líquido.

17 curtidas

Então o rendimento real é o bruto R$ 67,31?
O Liquido (R$ 28,07) seria se eu retirasse alguma quantia?

1 curtida

Pensa comigo, se vc tem 67,31 e vc vai e resgata tudo, como eles vão te cobrar o IOF e o IR?

Tem que deixar provisionado, se vc resgatar, já está com o valor correto, se vc não sacar, eles te “devolvem” o imposto cobrado

14 curtidas

Rendimento real é outro conceito, relacionado à inflação.
O líquido é o disponível para resgate imediato deduzidos os impostos.

12 curtidas

É uma loucura mesmo, todo mês essa baixaria de IOF além do IR q já leva boa parte e quando rola o tal “ressarcimento” é um valor ridículo de tão inferior.

Então eu percebi mesmo que o valor ressarcido não era o mesmo que foi descontado. Alguem pode explicar?

Você vai ser ressarcido aos poucos, com o passar dos dias, até zerar o IOF (30 dias) e reduzir o IR.

1 curtida

Exato, e mesmo q vc não faça nenhuma movimentação ele é descontado e o IR só aumenta com o passar dos meses, (ser regressivo é piada)quanto mais rende mais desconta - imposto sobre renda, é aceitar :zipper_mouth_face: :triumph:

Esse ressarcimento não é 100%, então se descontam 40,00 hoje 30,00, amanhã e etc, quando que esse valor é ressarcido? Porque no último mês foi ressarcido só 15,00.

O IR eu até aceito, agora esse iof que não me conformo, dizem que é ressarcido, mas descontam todos os dias um valor alto e depois me devolvem 15,00 reais? E depois dizem que são transparentes e não tem pegadinha… sinceramente não consigo entender a conta não fecha.

Se não houve resgate, nenhum valor foi descontado e efetivamente nada foi ressarcido.
O IOF é regressivo nos 29 primeiros dias, conforme a tabela:

image

Dessa forma, o “ressarcimento” ocorrerá progressivamente, de forma inversa à tabela do IOF.
Não tem nenhum mistério ou pegadinha, basta acompanhar a redução da alíquota diariamente.

7 curtidas

Não entendi pq as contas digitais de outros bancos nao cobram IOF e o nubank cobra…nao faz mto sentido pra mim

1 curtida

IOF é um imposto federal, portanto não existe a possibilidade de não cobrar. Todas as contas, digitais ou não, cobram IOF regressivo sobre o rendimento.

3 curtidas

Iti Itaú e Mercado Pago de fato não cobram IOF. O Iti até usa essa vantagem no marketing.

4 curtidas

Eu não sabia. Pode ser interessante para guardar o dinheiro que vai ser gasto no mês.

3 curtidas

Dizem que é cobrado somente quando há retirada, mas sempre quando faço deposito aparece desconto de iof.