Não posso mais usar o AnyDesk

Pode parecer brincadeira, mas suspeito que o Nubank agora começou bloquear contas onde o celular tenha o Anydesk ou alguma configuração de acessibilidade especifica.

Digo isso, porque trabalho com suporte e uso meu celular exclusivamente para trabalho e estudo.

E eventualmente, quando estou em trabalho de campo, preciso liberar acesso ao ,meu notebook para que o pessoal que trabalha na configuração de alguns sistemas façam acesso.

Só que faz um tempo, num projeto onde dispositivos Android acessam um sistema, estávamos com um problema e desconfiamos que o problema era nas politicas de dispositivo que a empresa manda instalar. Quando fazemos essa configuração o dispositivo é automaticamente configurado e a empresa pode acessa-lo remotamente.

As tantas, sugeri entrar com meu celular e liberar acesso através do anydesk para o pessoal do time que faz essas configurações fazer um teste. Foi feito isso, e de fato era algo nas politicas aplicadas ao device. Só não acessei 100% porque eles não iam cadastrar meu android para acesso à VPN, por questões obvias.

Resolvido o problema do cliente, acabei deixando o Anydesk e seu plugin ad1 instalado.

Como uso pouco a conta do Nubank, depois de dias fui acessar e fui bloqueado e falaram que tinha vírus no meu celular.

Imediatamente lembrei dos dois app de acesso remoto que tenho no celular. Anydesk e Teamviewer, mas o teamviewer uso mais para acessar os clientes. Já o any foi usado para acessar o device.

Cara, o pessoal do nubank queria que eu formatasse o celular. Disse que não o faria, que provavelmente o bloqueio se deu por conta do Anydesk e seu plugin, então o atendente concordou em liberar o acesso, Mas eu teria que desinstalar o Anydesk, como na real, não ia mais usa-lo, concordei.

Mas acho um absurdo agora não poder usar o app, porque o app deles não consegue resolver o problema de acessos não autorizados ou ainda malwares que sobrepunham a tela. Basicamente acho que é isso que eles querem evitar, mas a um custo muito caro.

4 curtidas

olá seja bem vindo a comunidade.

também uso o anydesk no celular para acessar os pc’s de uma rede de lojas que trabalho, por aqui está normal por enquanto.

5 curtidas

Olá FernandoMV.

Na verdade o Anydesk usado foi para que fosse feito acesso ao meu Android. Ou seja, do desktop acessa o Android. Para isso é necessário instalar um Plugin do Anydesk, aqui eu uso o Anydesk plugin ad1. Ele vai pedir várias permissões no Android, inclusive na aba de acessibilidade, só assim funciona direito.

Mas devido a possibilidade de um acesso “não autorizado”, acho que o Nubank simplesmente não permite usar esse aplicativo. Eu tinha também o teamviewerquick suport para android, mas faz muito tempo que não usava.

Enfim, vou desinstalar o app do Nubank agora e reinstalar e ver se liberam meu acesso.

1 curtida

Entendi, quando eu acesso do PC para mexer no Android eu não consigo, só consigo ver mas mexer não, pois eu só faço é orientar mesmo.

1 curtida

Olá @fabiobarros excelente relato. Trabalho na área de suporte ti, e utilizo esses programas porém no computador. Já pensei em instalar no celular para poder usar no pc quando o celular estivesse longe. Mas já vi que não vou nem tentar.

2 curtidas

Para mexer tem que instalar o Anydesk Plugin ad1. É ele é meio chatinho, tem que dar permissões e liberar algumas funções de acessibilidade.
Mas é melhor nem tentar, ainda mais se tratando de cliente. Já pensou, você faz um acesso remoto pra fazer algum suporte e depois o cliente recebe informação que tem vírus no celular?
Isso queima.

2 curtidas

Melhor nem tentar mesmo.

1 curtida

Eu uso o Google meet para espelhar a tela do celular no Pc para apresentações e etc, mas acesso remoto como o aparelho receptor não tentei, mas de fato entendo a preocupação do Nubank, pois esse tipo de golpe atingiu um número absurdo.

8 curtidas

Ultimamente temos tido por aqui, muitos relatos de golpes usando apps de acesso remoto, porém acredito que o que vemos aqui, talvez não seja nem 1/3 do problema real. Provavelmente foi por isso que o sistema bloqueou seu dispositivo. Mas concordo que especialmente no seu caso, o custo é considerável, visto que você precisa dos apps de acesso remoto por serem ferramentas de trabalho.

5 curtidas

Mas enfim, liguei no suporte e expliquei. E já falei porque eu achava que tinha bloqueado. O atendente falou que ia liberar, mas eu precisava remover o Anydesk (na verdade acho que só o plugin já resolvia) , porque ele de fato que dá acesso e controle.
Como era algo que usei só desta vez, não fará falta, tenho certeza que se manter o Anydesk client não haverá problemas.

2 curtidas

não sabia que podia ser bloqueado, usando Anydesk

2 curtidas

Os sistemas de proteção bancário parece que rastreiam esse tipo de aplicação do seu dispositivo. Anos atrás aconteceu o mesmo com uma conta minha no BB, ela não estava abrindo, fui ao banco e me informaram que era preciso formatar o aparelho, quando o fiz, tudo voltou ao normal. Talvez tenha entrado em algum site não seguro na época e algum cavalo de tróia tenha se instalado no dispositivo.

1 curtida

Devido a muitos golpes de falsa central de atendimento, o Nubank pode ter mapeado esses apps como potenciais perigos. Mas a pergunta que fica é: será mesmo que o app do nubank pode ter acesso aos nossos apps instalados? :thinking:

4 curtidas

Certamente sim.

2 curtidas

No Android, antigamente todos podiam, porém o Google restringiu o uso dessa funcionalidade para algumas categorias de apps, e entre elas os de financeiro.

4 curtidas