Hoje fui notificada que um novo boleto constava em meu cpf. Quando fui olhar o nome do emissor do boleto é o meu próprio nome. Não reconheço esse valor, não fiz esse boleto. Estou com medo de meu nome ir para no serasa. Liguei na Nubank e eles disseram que não tem o que fazer.
Boa tarde, se você não reconhece o boleto em questão é melhor só ignorá-lo, normalmente quando aparece o nome completo é porque emitiu um boleto de depósito na conta, mas como você não emitiu, o melhor é evitar pagar. Não tem como ir pro Serasa por não pagar um boleto que não emitiu.
Neste caso deve ser boleto de depósito, olhe qual é a instituição financeira que gerou esse boleto. E leia os detalhes dele em baixo, geralmente fala que o crédito é para você mesma, tem seu cpf e tal, e talvez fale algo sobre ser um boleto de depósito, se for isso mesmo, fique tranquila que seu nome não vai para o Serasa não, boleto de depósito não é dívida, serve apenas para você mesma depositar dinheiro na sua própria conta, tanto é que ninguém consegue pagar boleto de depósito para outro CPF, somente para o próprio.
Quando o boleto de depósito vence, fica inutilizável e não é uma dívida.
Como não obtive resposta no Nubank, vim aqui solicitar auxílio da comunidade.
Acabei de fazer a conta no Nubank, fazendo os procedimentos de abertura d conta normal.
Para minha surpresa, ao abrir o App, já tinha uma fatura de boleto no valor de R$93,00 da METROPAX, com vencimento na data de hoje mesmo 07/12, o que não faço ideia do quê seja.
O que fazer???
Oi! Seja bem-vindo à comunidade!
Vamos por partes para eu entender melhor, ok?
- Essa fatura é do cartão de crédito?** (O que seria bem estranho, considerando o caso).
- Ou é um boleto identificado pelo sistema com o seu CPF?**
Se for a segunda opção, ou seja, um boleto que não seja do cartão de crédito, aqui vai uma explicação:
Os bancos conseguem identificar boletos emitidos no seu CPF como uma forma de ajudar os clientes.
No entanto, algumas empresas se aproveitam disso e começam a emitir boletos em vários CPFs diferentes, esperando que alguém pague por engano.
Se for um boleto, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com a empresa emissora (neste caso, a METROPAX). Se for uma empresa séria, eles devem informar a origem do boleto. Pode ser que algum dado seu tenha vazado, e alguém esteja tentando se aproveitar para gerar cobranças no seu nome.
Pesquisei sobre a metropax e parece ser empresa que presta serviços funerários.
Chegou a contratar algum serviço?
Metropax Assistência Familiar (Funerária 24h)
Se você utiliza esse serviço e já possui conta em outro banco, então provavelmente é o boleto/fatura de pagamento que está sendo listado pelo DDA (Débito Direto Autorizado).
Sim. É a segunda opção!
Vou verificar diretamente com o emissor do boleto.
Muito obrigado.