Não rende mais?

Não sei se isso acontece ou aconteceu só comigo. Nunca entendi, busquei ajuda no suporte e acabei concluindo isso.

@Matheus_Almeida2,

Essa informação que você recebeu de que não existe separação de fato diz respeito somente à NuConta e ao Porquinho (Dinheiro Guardado). Quando você passa dinheiro da NuConta para o Porquinho não sai de um depósito e cria outro. E daí, por conta dessa política de tirar do depósito mais antigo, as movimentações acabam afetando o rendimento e você tem esse efeito que você relatou, de 47 dias sem rendimento em razão das movimentações frequentes.

Já com as caixinhas, a história é outra. Existe, de fato, separação. Sempre que você aplica um dinheiro na caixinha ele é retirado de um depósito na conta e feito um novo depósito na caixinha, e ali passará a seguir as regras da caixinha. Assim, as movimentações da conta em nada afetam o rendimento daquilo que estiver na caixinha.

Eu só não sei dizer se há separação de fato entre caixinhas da mesma modalidade (principalmente as caixinhas com fundos), mas certamente há separação entre caixinha e conta.

2 curtidas

Interessante. Vou experimentar utilizar as ‘‘caixinhas’’ então, pra ver se mesmo utilizando o app para pagamentos, elas iriam render. Obrigado

2 curtidas

Faça tranquilo. Nosso amigo @FernandoLacerda ja te respondeu acima, obg Fernando por ajudá-lo!

Depois que estiver usando as caixinhas, diga o que achou @Matheus_Almeida2.

4 curtidas

Acho que tem um problema, eu criei um fundo emergencial pra mim dia 04 de abril e apliquei um valor de 5.000 reais la, durante todo dia eu conseguia ver o rendimento diário e isso me motivou mais ainda, esperei chegar 04 de maio para aplicar mais 100 reais, pois queria fazer esse aporte todo mês, porém o rendimento está bem mais baixo do que antes, agora subindo somente 2 reais ou 3 reais, mas antes era 7 11 reais, gostaria de saber se esse comportamento é normal e se devo continuar aplicando 100 reais todo mês?

Olá, @PedroFilho, seja bem-vindo à nossa Comunidade!

Esse tal “fundo emergencial” está aplicado onde? Está em uma Caixinha do Nubank do tipo “Reserva de Emergência” configurada com o RDB Resgate Imediato? Ou está na conta, outro tipo de caixinha, ou em outra aplicação?

Se você está com o dinheiro em uma caixinha com RDB Resgate Imediato, esta aplicação rende a 100% do CDI e com o CDI a 13,65% o rendimento por dia útil sobre um aporte de aproximadamente R$ 5.000,00 é aproximadamente R$ 2,54.

Se você via rendimentos diários de R$ 7 a R$ 11 sobre este aporte, provavelmente era outro tipo de investimento.

É importante você saber onde está aplicando e se o tipo de investimento que você escolheu é compatível com o seu perfil.

Assumindo que você está colocando o dinheiro em um investimento compatível com o seu perfil, essa prática de fazer um aporte inicial e depois ir alimentando periodicamente normalmente é uma ótima forma de poupar para alcançar os objetivos de médio e longo prazo.

4 curtidas

Oi @FernandoLacerda obrigado o esclarecimento, eu estou usando a caixinha do Nubank reserva de emergência RDB, eu acredito que o juros são compostos, pois inicialmente começou com 2 e pouco de rendimento e foi crescendo a cada dia.

Como falei dia 04 de abril aportei 5000 reais e no início de maio aportei mais 130 reais, ontem dia 16 de maio meu saldo total era de 5.184,68 reais e rendeu 69,86 reais. Claro que esse é o rendimento bruto. Hoje 17 de maio teve um aumento de 2,05 reais no meu lucro bruto. Eu só queria entender de fato como funciona, pois no início a impressão é que rendia mais. Ele recalcula o rendimento no saldo total ou apenas no valor aplicado ignorando o rendimento?

1 curtida

Oi, @PedroFilho.

Sim, os juros são compostos. Aquele valor de R$ 2,54 que eu coloquei é o rendimento (bruto) do primeiro dia útil sobre uma aplicação de 5.000 reais, considerando o rendimento de 13,65% ao ano, correspondente ao CDI hoje. Nessa dinâmica de juros compostos, esse rendimento vai aumentando diariamente à medida que o “bolo” cresce.

Veja se faz sentido:

Depósito de 04 de abril: R$ 5.000
dias úteis até 16 de maio: 27
Montante em 16 de maio: 5.000 * 1,1365(27 / 252) = R$ 5.069,02

Depósito do início de maio: R$ 130 (estou assumindo 02 de maio)
dias úteis até 16 de maio: 10
Montante em 16 de maio: 130 * 1,1365(10 / 252) = R$ 130,66

Soma dos dois depósitos em 16 de maio: 5.069,02 + 130,66 = R$ 5.199,68
Rendimento: 5.199,68 - 5.130 = R$ 69,68

Esse número que você colocou de R$ 5.184,68 me parece ser o valor líquido (descontado o imposto de 22,5% sobre o rendimento de 69,68), sendo que o bruto é o calculado acima (R$ 5.199,68).

Sobre o rendimento de ontem para hoje, esse aumento de 2,05 reais que você mencionou, também me parece ser o valor líquido, já descontado o imposto de 22,5% sobre o rendimento de R$ 2,64, que, este sim, é o rendimento bruto sobre R$ 5.199,68 em um dia útil pelo CDI atual.

Vale reforçar aqui que esse desconto do imposto é uma provisão apenas, só será feito o desconto efetivamente caso seja feito um resgate. Se o depósito permanecer por mais tempo essa alíquota do imposto cai com o tempo até chegar a 15% se permanecer acima de 720 dias.

Espero ter deixado mais claro o funcionamento dessa caixinha em vez de complicar ainda mais. Mas, em resumo, os números que você apresentou estão fazendo sentido sim.

4 curtidas

Oi @FernandoLacerda muito obrigado, tudo faz sentido agora

2 curtidas

Pessoal, uma dúvida eu vi no site que quando coloca novo saldo na caixinha reseta os rendimentos, se fizer mais de uma caixinha ocorre isso na nova e na antiga?
Outra dúvida é se pagar o valor da fatura do cartão por boleto não mexe no rendimento do porquinho?

Olá @maisondasilva bom dia

Não é isso. O rendimento vai continuar, o que acontece é que esse novo aporte passa por cobrança de IOF, mas se você não tirar o dinheiro durante os 30 dias o valor do IOF volta para você.

A cobrança do IOF é separada por aporte que você faz, não se misturando com valores anteriores ou caixinhas diferentes.

No caso do “dinheiro separado” (porquinho), as movimentações na conta afeta o rendimento. Se o pagamento desse boleto for feito usando outra conta não vai afetar.

4 curtidas